segunda-feira, 7 de junho de 2010

VOCÊ SEPARA O SEU LIXO PARA COLETA SELETIVA?




Já que estamos na semana do meio ambiente, que tal repensarmos o destino do nosso lixo doméstico?

Se separarmos o lixo orgânico do reciclável em nossa casa, estamos iniciando um processo de reciclagem, desde é claro que haja coleta seletiva na área da nossa residência, que muitas vezes não ocorre. É importante também se morarmos em condomínio, que haja a conscientização de todos os moradores no valor dessa separação, para o bem da comunidade e do planeta.

Reciclando lixo, além da receita financeira que poderá gerar para um número enorme de trabalhadores que sobrevivem com essa atividade, poupará também recursos naturais, que tendem com o tempo a escassear.

É tudo uma questão de educação e conscientização ambiental, que deveria partir do nosso governo, planejando campanhas para estimular a população a separar seletivamente o seu lixo, visando atingir o maior volume possível de reciclagem, bem como, investindo em projetos e usinas de reciclagem. São infinitas as possibilidades. No Brasil, atualmente, apenas a reciclagem de latinhas apresentam um resultado satisfatório, mas poderíamos reciclar também pneus para uso no asfalto, garrafas pet para uso em diversos produtos, vidros, madeiras, papeis e papelões para reaproveitamento e economia de matéria prima.

Não sou biólogo e desconheço todas as alternativas viáveis para a reciclagem de lixo, porém apesar de toda a minha ignorância do assunto, já acompanhei muitas reportagens de projetos bem sucedidos para a reciclagem e todas elas, sem exceção, de muito retorno financeiro, além da geração de empregos e a economia de matéria prima, postergando a inevitável escassez de recursos naturais que com certeza um dia vai chegar, além de não acumular de lixo a natureza, como podemos observar pelo volume assustador de detritos encontrados nos rios, mares e mata do nosso planeta, que levarão décadas ou centenas de anos para se decomporem.

Talvez os nossos notáveis cientistas que estão participando da 1ª Semana do Meio Ambiente na USP (leia em postagem anterior) nos tragam soluções viáveis e consigam o respaldo do governo para suas implantações, pois o tempo está passando e essas providências urgem para o bem da nossa comunidade.


Confira excelente reportagem sobre reciclagem de lixo na Cidade de São Paulo




Se você gostou dessa postagem, não perca:

07/09/10 - O problema do LIXO no Brasil
04/08/10 - LIXO nas praias e no mar

Um comentário:

  1. lantas Tratamento "BASURA_CERO" & "RESIDUOS_CERO"
    Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
    Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos ea produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
    Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

    ResponderExcluir