sábado, 5 de junho de 2010

BUENOS AIRES, INESQUECÍVEL





Já fez mais de dez anos que não volto à BUENOS AIRES, uma das cidades mais inesquecíveis da minha vida, porém nos anos 80 e 90, quando eu ainda não havia ido à Europa, a capital portenha era um dos meus mais freqüentes destinos turísticos. Inclusive, fora o Brasil, talvez a Argentina seja o país que mais conheci as suas cidades. Ainda não conheci a Patagônia e estou reservando com muito carinho entre os meus planos essa viagem, um dia, espero que não muito longe.

Porém, recomendo a quem não conheça que visite o mais breve possível BUENOS AIRES, porque é um destino que sempre agrada aos brasileiros. Há quem diga que é uma cidade com estilo europeu e espírito latino. Por outro lado, há quem diga o contrário, que é uma capital latina com espírito europeu. Debates e brincadeiras a parte, o que não se discute é que estamos diante de uma capital atraente, com um povo intenso, tão apaixonado por futebol como os brasileiros, que une a tristeza do tango à movimentada noite de Pallermo Hollywood. Ou a elegância da arquitetura francesa e espanhola com as cores e a informalidade do distrito de La Boca.

BUENOS AIRES é sinônimo de bons vinhos e de ótima carne, de boemia e de diversão noturna, que segue até de manhã, de andar a pé, de jantar tarde, de sentar na grama dos parques, de árvores de jacarandá, de vida cultural intensa, do tradicional e da vanguarda. É a terra de Evita, de Carlos Gardel e Jorge Luis Borges....

Veja alguns pontos obrigatórios se for conhecer BUENOS AIRES. E conheça também as novidades locais, que constituem mais um motivo para voltar sempre:

ABASTO - È a parte mais “tangueira” da capital portenha, Situada no bairro de Balvanera, corta tradicionais avenidas como Corrientes, Tucumán e Córdoba em direção à Praça Monseñor de Andrea.

GALERIAS PACIFICO - Elegante centro comercial no centro da tradicional calle (rua) Florida. Vale a pena parar para apreciar o edifício histórico que conta com mais de 100 estabelecimentos de gripe (a Oscar Freire dos portenhos).

LA BOCA E CAMINITO – Portuário, berço de imigrantes, La Boca é o bairro mais célebre da capital portenha, sede do estádio do Boca Juniors. Com casas pintadas em cores brilhantes, é um museu a céu aberto, com muito tango, estátuas vivas e onde os artesãos mostram suas criações.

MONSERRAT E 9 DE JULIO – É o ponto histórico da cidade, sua zona mais antiga e concentra, além de edifícios públicos, a sede dos poderes nacional e portenho, além da Praça de Mayo, onde estão a Casa Rosada e a Catedral.

PALERMO CHICO – Rico em verde e museus, é um dos pontos mais elegantes de Buenos Aires. Aproveite para curtir o Bairro Parque, com seus abundantes espaços verdes (é o Parque Ibirapuera dos portenhos e um dos locais que mais freqüentava quando visitava essa cidade).

RECOLETA – Bairro com cafés, espaços culturais e centro de compras em volta do cemitério de Recoleta (onde está os corpos da elite argentina e de Eva Perón).

SAN TELMO – Onde há uma feira enorme, com mais de 300 barracas e também com a chance de vivenciar shows típicos de ruas e várias manifestações da cultura argentina.

PUERTO MADERO – Com apenas 15 anos de história (não tive oportunidade de conhecer esse local, mas recomendo) é o bairro mais jovem da comunidade, ponto de agitação fervilhante.

E teria mais uma dezena de pontos interessantes para recomendar, porém vou deixar por conta do gosto de cada um, que pode ser diferente do meu. BUENOS AIRES é no momento um dos destinos mais baratos para viajar, até mais que ao nosso nordeste, por causa do cambio favorável aos brasileiros. E há diversas companhias que estão parcelando os pacotes ou as passagens em 10 vezes sem acréscimo. Acho que é uma oportunidade única, já que não sabemos o que pode acontecer amanhã.


Confira vídeo com algumas imagens da capital portenha


2 comentários:

  1. Oi Beto, procurei filmes com o nome "Quarta Dimensão" e achei apenas um interessante, chamado "Contos da Quarta Dimensão", apresentado pelo mordomo do Rocky Horror Picture Show, não sei se conhece. Parece interessante, vou ver se consigo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei o vídeo
    estive lá em 2010 abril amei. pena que foi muito pouco. 5 dias apenas saia do hotel bem de manha e voltava bem de noite - o dia inteiro na rua. mas não ví tudo. preciso voltar. esse vídeo reascendeu a paixão por Buenos Aires. ô cidade charmosa !

    valeu
    Gilbailoni@gmail.com

    ResponderExcluir