segunda-feira, 21 de junho de 2010

POR QUE DIDIER DROGBA É O "CARA"?


Existem hoje jogadores melhores que DROGBA, já com 32 anos, mas é difícil o futebol atual ter alguém tão interessante fora do campo quanto ele. Em tempos de pregação religiosa nos gramados, atletas apolíticos, escândalos sexuais e muita opulência, o jogador do Chelsea esbanja tolerância religiosa, envolve-se em questões políticas, tem uma vida pessoal “normal” e faz caridade com o SEU PRÓPRIO DINHEIRO, não só emprestando seu prestígio pessoal, como os nossos jogadores.

No ano passado acertou contrato com a PEPSI de cerca de US$ 4,5 milhões e o dinheiro foi todo para a construção de um hospital em Abidjã, a principal cidade de Costa do Marfim. A obra deve ficar pronta o ano que vem e é prioridade do atacante.

Ele ainda é embaixador da ONU, dando prioridade à divulgação de campanhas contra a AIDS, que avassala o Continente Africano e ainda faz ações contra o RACISMO.

Teve papel importante na pacificação do seu País, após guerra civil que devastou o pais africano.

É casado há quase dez anos com mulher nascida no Mali, que conheceu em París. Com Allá, muçulmana, tem quatro filhos e nunca se soube de infidelidade ou qualquer tipo de escândalo.

Didier Yves Drogba Tébily, mais conhecido como DIDIER DROGBA, nasceu em Abidjan (Costa do Marfim) em 11 de março de 1978, é um futebolista marfinense que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Chelsea.

Drogba é considerado um dos melhores atacantes e jogadores em atividade no mundo. É também a estrela maior do futebol de seu país natal, a Costa do Marfim.

O talento de Drogba para o futebol, começou a revelar-se ainda muito cedo. Ao dar conta da "pérola" que tinha na família, o seu tio Michael Goba, que jogava no futebol francês, conveceu os pais do jovem Drogba para que tentasse a sorte na França.

Inicialmente jogador de lateral-direita, foi convecido por seu tio a jogar no ataque entretanto, sem oportunidades, o garoto resolveu voltar à Costa do Marfim.

Mas o destino encarregou-se de dar outra chance a ele, quando a sua família, devido às dificuldades econômicas do país, teve de emigrar definitivamente para França, em 1989.




Nas categorias de base do Levallois, Drogba foi formando o seu estilo e o seu corpo, até que em meados de 1998, o Le Mans, da segunda divisão, decidiu contratá-lo. Duas temporadas e meia depois bastariam para dar o salto para o mais alto nível do futebol, com a camisa do Guingamp da primeira divisão, onde marcou 20 gols em uma temporada.

Um contributo que não passou despercebido no sul da França, onde o Olympique de Marselha, um dos principais clubes do país, aceitou pagar cerca de cinco milhões de euros por seu passe. A raça e a potência de Drogba valeram-lhe em poucos jogos a admiração dos torcedores marselheses e o marfinense foi o vice-artilheiro da Ligue 1, além de ser eleito o melhor jogador do Campeonato Francês e de ter levado a sua equipe à final da Copa da UEFA, que perderia para o Valencia de Rafael Benitez.

Em seguida, José Mourinho, recém-chegado ao Chelsea, logo ordenou sua contratação. Embora uma série de lesões o impedisse de dar sempre o seu melhor pela equipe, "Drogs", em sua primeira temporada, teve uma grande participação na reconquista do Premier League, cinquenta anos após o último título da equipe no torneio. O time também chegou às semifinais da UEFA Champions League.

Logo tornou-se um dos ídolos e jogadores-símbolo dos Blues, a ponto de sua insatisfação com Luiz Felipe Scolari, que insistia em deixá-lo fora do time titular (embora o marfinense estivesse voltando de lesão) e que não permitiu sua negociação em janeiro de 2009 ter sido um dos motivos que determinaram a saída prematura do técnico brasileiro, no mês seguinte.

No auge de sua forma, foi fundamental para a Costa do Marfim na classificação para as Copas de 2006 e, mais recentemente, 2010, que será realizada no seu continente natal.




Já célebre, comandou a Costa do Marfim rumo à classificação da primeira Copa do Mundo de sua seleção, a de 2006, conseguindo a vaga com um ponto de diferença sobre Camarões (que não eram eliminados da disputa desde 1985), de Samuel Eto'o, tendo eliminado também o Egito, do ex-companheiro de Olympique Marseille, Mido.

Já nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo 2010, a Costa do Marfim obteve sua classificação com mais facilidade e antecedência, já que as outras seleções de sua chave eram muito inferiores. Foi uma das primeiras seleções a se classificar para o torneio, que será realizado na África do Sul.

Após uma forte dividida com o brasileiro naturalizado japonês Marcus Túlio Tanaka, em um amistoso contra o a seleção japonesa, em 4 de junho de 2010, Drogba sofreu uma fratura no cotovelo direito. O jornal francês "L'Equipe" previamente anunciou que ele não poderá jogar a Copa do Mundo de 2010. Porém, passou por uma cirurgia, que foi classificada como "fantátisca", e teve uma rápida recuperação., tanto que jogou otntem contra a seleção brasileira, porém, infelizmente, não foi seu o gol de honra da seleção de Costa do Marfim contra o Brasil.

Fonte: WIKIPÉDIA

Veja vídeo com melhores momento de DROGBA


8 comentários:

  1. drogba vc é tudo de bom lindo gosto muito do seu trabalho .parabéns ,beijos de sua nova admiradora brasileira.

    ResponderExcluir
  2. drogba sou seu fá aqui os pessol mim coloca este apelido por que para mim vc e o melhor do mundo. thau.

    ResponderExcluir
  3. tu é o melhor cara sempre fui teu fã e sempre serei

    ResponderExcluir
  4. AI AI ... QUE OLHAR!!...ADORROOOO O DROGBAR!!.........CHIQUÉZzzimooo!!

    ResponderExcluir
  5. o melhor do mundo

    ResponderExcluir
  6. Tive a oportunidade de conhecer ele de pertinho e ele é muito mais muito gato falei com ele dei um beijo nele, nossa ele é muito bom (nos dois sentidos-joga muito e lindooo)
    Didier Drogba TE ADMIRO E TE ACHO MUITO GOSTOSOOOO

    ResponderExcluir
  7. eu Queba sanha sou da guine-bissau sou fan numero 1 aqui na guine - bissau vc e o melhor do mundo 2012 tenho prazer de de ver vc

    ResponderExcluir
  8. na minha vida tu es tudo na minha vida sou dj.drogba.qba

    ResponderExcluir