quarta-feira, 2 de junho de 2010

PRÉ SAL E NOVOS TEMPOS EM SANTOS







SANTOS é uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil, porém vivia há 3 décadas em estagnação econômica obrigando seus cidadãos a se mudarem para outras cidades em busca de um melhor mercado de trabalho, porém agora, com a descoberta e exploração do pré sal em andamento, as coisas estão mudando aceleradamente, tornando-a uma das cidades com melhores e maiores perspectivas no Brasil dos próximos anos.

E a cidade se preparando para estes novos tempos, já se tornou um verdadeiro canteiro de obras (vide investimentos abaixo).

Agora a cidade deve priorizar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para o futuro, prevendo todas as necessidades que poderão e certamente irão surgir com o crescimento econômico e populacional:

EDUCAÇÃO, visando qualificação especializada para os trabalhadores na extração do petróleo na área do pré sal e também da área portuária, que serão os dois grandes empregadores no futuro.

HABITAÇÃO, já que a cidade não possui mais áreas disponíveis, tornando inevitável que o custo dos imóveis se tornem absurdos, então o município e o estado precisam planejar onde, como e quando (o mais depressa possível) construir novos prédios populares para os moradores da cidade e os novos que chegarão, evitando desse modo a favelização e os cortiços no município.

TRANSITO, planejar um sistema viário prevendo o aumento do fluxo, já que a cidade por localizar-se numa ilha, não possui novas áreas para construção de perimetrais ou novas avenidas.

TRANSPORTE
, acelerar a construção de faixas exclusivas para ônibus e táxis, bem como o previsto veículo leve, que deverá fazer a ligação coletiva das cidades da baixada santista, evitando a locomoção da população em seus carros particulares.

INVESTIMENTOS EM ANDAMENTO NA CIDADE:

- 160 milhões de reais é quanto vai custar o novo cais para navios de cruzeiro do Porto de Santos, planejado para atender os turistas da Copa de 2014
- 529 milhões de reais serão investidos na Avenida Perimetral, que facilita o acesso ao porto nas duas margens
- 346 milhões de reais é quanto o processo de dragagem para aprofundamento do canal de navegação consumirá
- 2,9 bilhões de reais estão sendo aplicados na construção de mais quatro terminais de carga no porto
- 15 milhões de reais é quanto custará a implantação do sistema de radares para o controle da navegação na região portuária
- 15 milhões de reais também foi o preço pago pela Petrobras no terreno de 25 000 metros quadrados onde construirá sua central de operações
- 450 milhões de reais é a verba destinada ao programa Santos Novos Tempos, voltado para a população de baixa renda
- 20 milhões de reais serão destinados às obras do Museu Pelé
- 700 milhões de reais é quanto vai custar a Ponte Santos-Guarujá, ainda em projeto
- 136,6 milhões de reais foi o valor que o programa Alegra Centro, para revitalização de prédios históricos, recebeu nos últimos sete anos

Confira vídeos sobre a revolução do pré sal em Santos

ENTENDA O PRÉ SAL




PRÉ SAL – BACIA DE SANTOS




PRÉ SAL – VIVENDO UMA REVOLUÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário