domingo, 13 de junho de 2010

ÔNIX, MEU CÃO LABRADOR



Quando morei em Londres, uma das coisas que mais me encantava era contemplar alguns cães labradores caminhando soltos pelos maravilhosos parques da cidade. Aqueles cachorros enormes, livres, lindos e dóceis acompanhando os seus donos que passeavam. Aquela imagem permaneceu na minha memória quando voltei ao Brasil e alguns anos depois, numa feira de filhotes, não resistindo a um impulso acabei comprando o meu labradorzinho negro, na ocasião com apenas dois meses de idade.



Dei-lhe o nome de ÔNIX e se houve alguma decisão que tenha tomado na minha vida, sem jamais me arrepender, foi a de tê-lo adquirido, pois é o maior companheiro do mundo.

Um amigo inseparável que jamais me deu qualquer decepção ou aborrecimento, sempre se mostrando dedicado, leal e sincero, dotado de um amor incondicional.

Há alguns anos quando andávamos na rua, na praia ou nos jardins de Santos, me perguntavam quem estava levando quem para passear, pois ele me arrastava. Hoje já caminha lentamente, com o peso da idade, está idoso, porém continua tão brincalhão quanto quando era apenas um filhote, pois é uma das características de um cão dessa raça.

Recentemente, ao assistir o filme “Marley e Eu”, que conta a vida de um cão labrador nos Estados Unidos, tive que sair uns dez minutos antes do fim da história, porque prevendo a sua morte, lembrei-me de Ônix que também está envelhecendo e que assim sendo um dia inevitavelmente vou perder-lo - meu amigo inseparável e verdadeiro. Não suportando essa idéia, fui obrigado a abandonar a sala de projeção para não acompanhar o sofrimento de Marley e associá-lo a Ônix.

Não sei se é apenas porque nos acompanhamos há tantos anos, mas a nossa sintonia é tão grande, que mesmo não havendo dialogo verbal entre os dois, nos comunicamos pelo pensamento, pois basta um olhar entre um e outro, que identificamos imediatamente a intenção e o desejo de cada um.

Já possui inúmeros cães no decorrer da minha vida, porém recomendo a todo mundo que deseja ter um animal de estimação, que seja um dessa raça, pois são inteligentes, brincalhões, ativos, dóceis (ideais para casa com crianças) e fáceis para adestramento, além dos melhores para cães de guia.

Abaixo as suas características físicas, comportamento e temperamento.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:

- O labrador é um cão cujo peso varia de 35 a 43 quilos.
- A altura do labrador fica entre 55 e 58 cm na cernelha*.
- As cores mais comuns são: amarelo, marrom chocolate e preto.
- Possuem dupla camada de pêlos: uma externa que é dura e comprida e, abaixo desta, uma pelagem fina e macia.
- As orelhas são em formato triangular, de tamanho médio e caídas.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

- O labrador é muito brincalhão e ativo.
- São fiéis e muito obedientes.
- Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar.
- Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça.
- São facilmente adestrados e treinados para funções específicas.
- Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família.
- Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família.
- Possuem muita e energia, logo necessitam de muita atividade física.

Confira três vídeos com uma entrevista a um criador da raça labrador

PRIMEIRA PARTE



SEGUNDA PARTE



TERCEIRA PARTE



Se você gostou dessa postagem, leia também:

30/07/10 - Os animais no campo espiritual

4 comentários:

  1. Beto, parabéns por essa matéria. Indico par vc o livro Marley e eu. Muito tempo depois q li o livro, assisti o filme e comparando com o livro achei sofrível. Se puder ler o livro notará uma diferença entre um e outro. Aproveito a oportunidade para lhe pedir que entre na minha página do ORKUT e veja as fotos que coloquei ...vc vai adorar. Beijos. Su Paes

    ResponderExcluir
  2. lindo..lindo..lindo.. sou suspeita pq amo essa raça e digo ainda que antes de morrer quero ser mae de um labrador, que só falta esse pra ficar 100% minha vida, o filme é lindo, mais eu recomendo o livro que é mais intenso, e conta muito mais historias desse cao maravilhoso, no livro vc ri e chora ao mesmo tempo, gostei mais do livro por isso recomendo....sobre o onix ele é um menino lindo, simpatico e amoroso, nao o vejo como cão pq das vezes q eu ia la na minha mae e pegava ele pra passear ele sempre me olhava com um olhar doce, meigo e eu via nele uma criança e nao um cao, adorei o artigo sobre ele, viva os animais!!!! bj vivi

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita em comentar, tenho um de 3 anos e meio, preto também, um verdadeiro amigão, sempre me acompanhando por todos os cantos da casa. Li o Livro, realmente é mais intenso que o filme, faz rir e chorar ao mesmo tempo. O labrador é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Beto querido, posso imaginar o seu sofrimento, eu ja passei duas vezes por isso, pensei ate que ia morrer de tanta dor! Como voce, eu tambem tinha uma sintonia incrivel com as minhas "meninas" e foi muito duro ve-las sofrendo, a primeira com cancer e a segunda com algum problema muito serio no figado, que nem o veterinario, que ia ve-la todos os dias e lhe aplicava injeçoes, conseguiu descobrir o que ela teve! Nunca tive filhos, mas a dor de perder um nao deve ser diferente da de perder um Ser que nos da tanto, sem pedir nada em troca! Estou rezando muito por voces, viu? Amo voBce!

    ResponderExcluir