domingo, 13 de junho de 2010

SABOR DE MABOQUE, LIVRO DE DULCE BRAGA

Recentemente houve uma edição emocionante do quadro "Nunca Esqueci", do programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, na TV Globo, com imagens chocantes da guerra cível em Angola e uma entrevista muito sincera de uma história veridica.

E a história veio de longe, mais precisamente de Angola, um país de língua portuguesa da África.


Tudo começou por causa de um livro chamado "SABOR DE MABOQUE", que chegou à produção do Mais Você e chamou a atenção de um dos produtores que o leu. Ele entrou em contato com a autora, que morava em Campinas, interior de São Paulo, e descobriu a linda história que mais tarde provocaria o encontro das amigas Paula e DULCE BRAGA - a autora.

Procurada pelo programa, Dulce contou ao Mais Você que foi obrigada a fugir de Angola com toda a família por causa da guerra civil. A história dela virou o livro, que a ajudou a fazer as pazes com o passado. "Eu fiquei quase 24 anos sem falar sobre as dificuldades que passei em Angola. Mas hoje temos a nossa vida feliz no Brasil. É o nosso país do sol e da alegria", contou Dulce.

No palco do Mais Você, a autora contou que escrever o livro foi uma das melhores coisas que aconteceram em sua vida. "Foi uma forma de resgatar a Dulce que ficou em Angola", falou à Ana Maria.

O que ela não sabia é que uma antiga amiga dela de Angola, a Paula, a reencontraria no programa. As duas ficaram sem se ver durante uma vida inteira e tiveram a oportunidade de se reaproximar anos atrás, graças ao livro. "Ela se reconheceu em uma das fotos do meu livro e me procurou. Nos falamos pela internet e foi uma emoção. Mas nunca nos vimos pessoalmente", disse.

Quando Ana Maria chamou a amiga, Dulce não conseguiu conter a emoção e foi às lágrimas. Após um longo abraço das duas, Paula contou que tem vontade de voltar ao antigo país. "Gostaria de ir lá pra rever o lugar, ver como as coisas estão", explicou.


O livro SABOR DE MABOQUE, da Pontes Editores, é um relato verídico, quase um diário, das perdas, das dores, do medo, da angústia, da luta pela sobrevivência, do desespero e de todas as demais mazelas que as guerras invariavelmente injetam em todos os seus participantes, ativos ou passivos.

Uma história belíssima que nos prende, do começo ao fim, em uma leitura e uma viagem incrível. Recomendo porque além de tê-lo lido, gostei e me emocionei profundamente de tanto envolvimento e empatia.




Confira a 1ª parte do programa Mais Você, com entrevista de Dulce Braga



Confira a 2ª parte do programa Mais Você



Confira a 3ª parte do programa Mais Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário