segunda-feira, 14 de junho de 2010

BRASILEIROS VIVENDO NO EXTERIOR


Será que o próximo Presidente eleito irá se preocupar com um grande número de brasileiros que vivem exilados do nosso País por não ter encontrado aqui condições de trabalho, ou bons salários proporcionando a realização dos sonhos mais primários de todo ser humano, que é casa, comida, conforto e segurança?

Conforme dados do IBGE atualmente há cerca de dois milhões de brasileiros vivendo no exterior. Apesar de este não ser um número exato, já que grande maioria da migração ainda acontece ilegalmente, mesmo assim é muito significativo se lembrarmos que este fenômeno é relativamente recente.

Confira aqui alguns dados fornecidos pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados sobre a localização e o crescimento do número destes brasileiros que estão espalhados pelo mundo:

Até a década de 1980, a saída de brasileiros para viver em outros países era bastante restrita, sendo significativa apenas a migração para o Paraguai, nos anos 1970, em busca de terra e trabalho no campo. A crise econômica da década de 1980 promoveu o incremento da migração de brasileiros para o exterior, fenômeno que continua em pleno curso neste início de século XXI. Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores1, em 1997 havia 1.496.476 brasileiros vivendo no exterior. No ano de 2002, os migrantes já somariam 1.964.498. Trabalhamos, portanto, com a estimativa de dois milhões de brasileiros vivendo fora do território nacional.

Essa população brasileira vivendo no exterior é bastante significativa, superando o número de habitantes de pelo menos seis estados brasileiros, conforme o Censo 2000. Estes estados e suas respectivas populações são: Rondônia (1.379.787 hab.), Acre (557.526 hab.), Roraima (324.397), Amapá (477.032 hab.), Tocantins (1.157.098 hab.), Sergipe (1.784.475 hab.). O número de migrantes nacionais no exterior praticamente iguala-se à população do Distrito Federal (2.051.146 hab.).

O país que tem maior número de brasileiros são os Estados Unidos (cerca de 750 mil pessoas); depois o Paraguai (350 mil); o Japão (250 mil); Portugal (65 mil); Itália (65 mil); Suíça (45 mil); Reino Unido (30 mil). Cerca de outros 500 mil brasileiros estão espalhados pela Europa e por países em todos os continentes.

A Revisão 2004 da projeção da população brasileira feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que a população nacional hoje é de cerca de 182 milhões de habitantes. A população de brasileiros no exterior, de dois milhões de pessoas, já corresponde a mais de 1% dos que aqui vivem.


E esses números não são maiores porque diariamente centenas de brasileiros são barrados e deportados em muitos países da União Européia e dos EUA. É o fim abrupto do sonho de brasileiros que sonharam em prosperar no exterior, gastaram muitas vezes o dinheiro que não possuíam com a compra de passagens e pacotes de viagem, simulando turismo, para depois ver todos os projetos frustrados, na volta para o Brasil.

E atualmente com a crise econômica mundial, que ainda não foi superada completamente por todos os países, outra leva de brasileiros estão sendo obrigados a retornar ao País, por não conseguir mais sobreviver nos países escolhidos para trabalhar e atingidos pela crise e o desemprego.

É muito bom viajar ao Exterior para passear, fazer turismo, estudar e conhecer outras culturas, mas é profundamente lamentável um país tão rico como o Brasil, não oferecer condições de vida decentes para os seus cidadãos, obrigando-os a se exilarem fora do país.

O governo brasileiro precisa estudar meios de impedir a saída de tantos brasileiros infelizes na nossa terra e obrigados a abandonar suas raízes e família, por um sonho que muitas vezes não atingem.

Fonte:


http://www2.camara.gov.br

http://www.eamello.com/inicial.aspx


IMIGRANTES BRASILEIROS EM LONDRES




IMIGRANTES BRASILEIROS NOS EUA





IMIGRANTES BRASILEIROS VOLTANDO PARA CASA


2 comentários:

  1. É lamentável que isso aconteça por falta de opções de melhoria de condições de vida.
    Obviamente não se está considerando aqueles (a exemplo de meu filho) que vivem uma temporada fora do país, com objetivos de aprendizado, novas experiências e aventura simplesmente.

    Tem muitos políticos de olho nesses votos.

    ResponderExcluir
  2. Brasileiros são classificados como ladrõe e prostitutas, porque no fundo são!

    Um americano me disse que eles nao odeiam brasileiros, mas odeiam o que eles fazem, (cartoes de credito falso, roubo, trafico, prostituição), corrupção politica, desvios de verbas e ninguem culpado .... eles nao querem que esta peste bubonica imigra lá.

    Se o governo quisesse ajudar o seu povo, daria incentivo a technologia, dando as chances para os brasileiros criarem seus inventos............

    Todos vao embora deste sistema apodrecido, falso, mentiroso e manipulador em esperança de poderem trabalhar fora, mas os brasileiros nao sabem que o brasil é uma cadeia e brasileiro nao pode trabalhar fora de sua cadeia.

    ResponderExcluir