quinta-feira, 17 de junho de 2010

VOCÊ CONHECE LONDRES, A TERRA DA RAINHA ?

Morei em LONDRES há 14 anos e desde então já voltei lá inúmeras vezes.Sinto-me em casa quando estou nessa cidade, tantas são as minhas recordações e também porque fui muito bem recebido todo o tempo que estive na terra da Rainha, além de não ter me faltado trabalho.



A Cidade de Londres (em inglês: City of London, ou simplesmente City) é uma pequena área dentro da Grande Londres. É o centro financeiro e histórico de Londres.
Com 8,6 mil habitantes, a City é o núcleo da Grande Londres (esta um aglomerado de diversas cidades). Sua área é de apenas 2,6 quilômetros quadrados de área - ou aproximadamente uma milha quadrada, razão pela qual é referida como "The Square Mile".

A City é o principal centro financeiro da Europa. Com uma singular concentração bancos e de peritos internacionais, contando com o suporte legal de sistema regulatório eficiente e com um avançado sistema de comunicações, apoiado em uma sólida infraestrutura de tecnologia da informação, a área oferece uma imensa gama de serviços destinados a profissionais dos negócios, além de estar inserida em uma capital vibrante e dotada de peculiar diversidade cultural - uma das cidades mais interessantes do planeta.



A autoridade governante da Square Mile empenha-se em suprir as necessidades da comunidade internacional de negócios e manter um ambiente no qual as organizações de todo o mundo possam exercer seu papel no financiamento e desenvolvimento do comércio global.

A City, como é mais conhecida entre seus freqüentadores, não vive apenas no mundo financeiro e dos negócios; paralelamente a essa atmosfera floresce a arte representada por diversas galerias, teatros, museus e salas de concerto para agradar a todos os gostos. Há também um amplo leque de atividades esportivas, um centro público de lazer e o mundialmente famoso "Barbican Centre" de Londres, uma babilônia cultural onde cinema, teatro, galeria de arte e espaço para diversas outras manifestações artísticas se fundem em um só local. Para completar essa vocação a City é a terceira maior patrocinadora das artes no Reino Unido e ainda detém e cuida de um grande patrimônio histórico formado por edificações e monumentos.



A história desta milha quadrada é fascinante. A cidade de Londres tem mais de 1000 anos e enquanto cumpre seu papel de autoridade local moderna preserva e respeita seu rico legado histórico. Os antigos escritórios de Lorde Mayor e "sheriffs" fundem-se com a City moderna e as tradições como o show de Lorde Mayor e a libertação da City trazem a história de Londres novamente a vida.

A City possui ainda um vasto número de hotéis das categorias executivas e de luxo, e muitos restaurantes de ótima classificação também emanam de suas ruas e avenidas.

A Cidade de Londres atrai a cada dia por volta de 300 mil trabalhadores oriundos de outras regiões de Londres, além de um grande número de visitantes de negócios e turistas. A maior parte das pessoas que vão à City dependem do transporte público.
A City precisa de um eficiente sistema de transportes que permita aos trabalhadores chegarem e deixarem o trabalho, correios e bons veículos para fazer as entregas essenciais ao dia a dia do centro de negócios.

Sempre promovendo o transporte público, a Cidade de Londres procura manter o tráfego fluente por meio de efetivo planejamento e gerenciamento da rede de vias públicas. Melhorando a segurança a todos os usuários e criando um ambiente adequado aos pedestres e mantendo boa a qualidade do ar, tudo isso reforça a reputação da City como o melhor lugar para se fazerem negócios.



Para os moradores de Londres que têm de ir a City há uma infinidade de tipos de transporte público, entre eles ônibus diametrais, trens, metrô e ônibus locais que fazem o transporte das estações ferroviárias até a City. Um plano para ligar por via férrea a City e o aeroporto está sendo executado e, a partir de 2010, estará em funcionamento ligando os dois pontos em apenas 22 minutos.

A administração do transporte também cria possibilidades para a circulação segura de ciclistas. Como medida para melhorar a qualidade do ar e diminuir o tráfego foi adotada a taxação aos veículos que transitam pelas ruas da City, e este programa trouxe resultados bastante satisfatórios em relação a seus objetivos. Além disso o eficiente sistema de estacionamento rotativo auxilia na popularização do transporte público entre os londrinos.

A circulação de pedestres é primorosa nas ruas da City onde a velocidade máxima dos veículos não pode exceder os 30 km/h, todas as calçadas bem como as entradas dos edifícios contam com rebaixamento para deficientes.

Preocupados com o futuro obscuro que poderá haver resultando da constante degradação do meio ambiente, recentemente a cidade de Londres tem se comprometido na pesquisa de questões como o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, o que inclui estudos para controle da altura dos novos prédios e um fórum para a discussão de questões ambientais (globais e locais) e de sustentabilidade responsável de suas finanças, o que significa preservar o meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes




Trabalhar no Reino Unido não é tão difícil. Os brasileiros com dupla nacionalidade (uma delas de algum país da Comunidade Européia) podem trabalhar full time – período integral, sem problemas. Brasileiros com visto de estudante podem trabalhar part-time (meio período).

O tipo de trabalho vai depender do nível de inglês de cada um. Mas o importante é que podem ser encontradas opções para todos. Existem várias agências de empregos em Londres, direcionadas a diferentes especialidades, como por exemplo contabilidade, restaurantes, hotéis, etc.

É importante lembrar que todas as pessoas que trabalham no Reino Unido pagam impostos, e que estes podem ser parcialmente restituídos no momento em que o estrangeiro estiver indo embora do país. Existem também inúmeras agências que prestam auxílio para o reembolso da taxa.



Eu trabalhei durante todo o ano de 1996 legalmente, porque tenho passaporte italiano, então sou um trabalhador do MERCADO COMUM EUROPEU. Mas reconheço que quem não possui esse documento, é obrigado a trabalhar como imigrante ilegal, sujeitando-se a baixos salários e a serviços que os ingleses não gostam de fazê-lo, transferindo essa mão de obra para imigrantes ilegais, que são infinitamente mais baratos.

Fonte: Wikipédia

Confira vídeo com tour pela cidade de Londres


3 comentários:

  1. Beto
    Desculpe-me por só hoje aparecer por aqui, mas tenho tido dias muito corridos. Obrigada pelo post, que ficou realmente uma obra de arte!
    Voltarei para visitar seu cantinho mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Londres é uma cidade inesquecível, tanto no inverno como no verão. Linda, linda.

    ResponderExcluir
  3. Olá sim gostei e muito, tou matando saudades desse país do cual estive um mes a passar férias no verão nos mesmos sitios destas fotos... pra ser sincera não é um país onde eu me esteja a ver um dia ficar, tenho os meus irmãos aí que gostão muito disso... O mal desse país é que não há sol e eu que sou apaixonada por sol mais issó é o de menos! Perfiro a minha ilha da Madeira que tem imenso sol, hehe.
    Beijinhoss.

    ResponderExcluir