quarta-feira, 30 de junho de 2010

TEATRO CULTURA ARTÍSTICA TEM PREVISÃO DE REINAUGURAÇÃO EM 2012

O TEATRO CULTURA ARTÍSTICA, no centro de São Paulo, faz parte da história da cidade. Após ser destruído por incêndio, em agosto de 2008, o movimento de atores no local deu lugar ao vai e vem de operários da construção.


As obras de reconstrução do Teatro Cultura Artística, começaram em março deste ano. Após o incêndio que destruiu o teatro no dia 18 de agosto de 2008, a diretoria da Sociedade de Cultura Artística decidiu executar o projeto de reedificação do teatro, com a ajuda de empresários, grandes instituições e pessoas físicas.


Confira vídeo com algumas imagens do incêndio que destruiu parte do teatro Cultura Artística na madrugada de domingo, dia 17 de agosto de 2008 no Centro de São Paulo.





A restauração completa do teatro está orçada em R$ 75 milhões, e deve finalizar até o final de 2012, ano do centenário da Sociedade de Cultura Artística.

O projeto original, datado de 1942, teve a assinatura de Roberto Cerqueira Cesar em parceria com Rino Levi. Oito anos depois, o teatro foi inaugurado, com dez mulheres na fachada, em painel de pastilhas Vidrotil, assinado por Di Cavalcanti.


O teatro, que fica na rua Nestor Pestana, próximo à tradicional Praça Roosevelt, que em breve também entra em processo de restauração e revitalização, tem um mosaico do pintor Di Cavalcanti em sua fachada. A obra é considerada patrimônio histórico.


O novo projeto idealizou apenas uma sala com 1.406 espectadores, diferente do antigo que possuía duas salas, o pequeno auditório com 333 lugares e o grande auditório com 1.156 lugares.


O novo teatro terá cinco pavimentos, com três níveis de balcões e camarotes, e uma platéia mais estreita, reduzida para 788 lugares.

Os últimos pavimentos, acima dos balcões, portarão camarins, administração, e haverá ainda um andar subsolo de estacionamento para atores, funcionários, equipes técnicas, depósitos e casas de máquinas. A decisão de fazer um teatro moderno parte do princípio de que ele terá de ser multifuncional, para orquestra sinfônica – e daí a necessidade de se ter um fosso entre o palco e a platéia, música de câmara, solistas, teatro, balés, óperas e musicais. Para tanto, o estudo de acústica e materiais de revestimento terá de ser minucioso.

O novo conceito do futuro teatro dá mais importância ao momento de socialização, com bares, mesas, lojas de CDs, e múltiplos foyers e toaletes.

Confira vídeo SP TV da Globo: Cobertura jornalística da reconstrução do Teatro Cultura Artística.





“O restauro está aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura, e a Sociedade Cultura Artística também conseguiu captar recursos pela Lei Rouanet.”

Com as obras em execução, que deverão estar prontas no final de 2012, a primeira etapa da obra, que custará R$ 31 milhões, já teve dois terços de seu valor captados.


Ao lado a perspectiva da nova fachado do Teatro Cultura Artística.

Consulte o site do teatro para saber como ajudar:

www.culturaartistica.com.br




Confira vídeo Prefeito de São Paulo acompanha as obras de restauração do Teatro Cultura Artística, além de pedir para os munícipes doações


Um comentário:

  1. Fico feliz ao saber que o magnífico Teatro de Cultura Artística começou a ser restaurado. Foi nele que tive oportunidade de ver grandes espetáculos, e por conseguinte, maravilhosos artistas! Sinto apenas que o Prefeito de S.Paulo, como a maioria de seus pares, use tal evento politicamente. Caso tivesse feito seu dever de vistoriar os edifícios, possivelmente tal tragédia não tivesse ocorrido. Independente disso, torço para que a obra seja um sucesso!
    Abraços
    Michel Scheir

    ResponderExcluir