quinta-feira, 29 de julho de 2010

TOURADAS PROIBIDAS NA CATALUNHA

O parlamento da CATALUNHA proibiu ontem (28/07) as corridas de touros naquela região autônoma no nordeste da Espanha a partir de 1º de Janeiro de 2012.

Com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções, o parlamento catalão aprovou a iniciativa legislativa popular, proposta por 180 000 cidadãos, que pediam a proibição das touradas, considerada uma das marcas culturais de Espanha.

A CATALUNHA (em castelhano Cataluña; em catalão Catalunya) é uma comunidade autonoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a este com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão.

A capital da Catalunha é a cidade de Barcelona. A Catalunha é reconhecida como uma nacionalidade no seu Estatuto de Autonomia, enquanto que o artigo segundo da Constituição Espanhola se refere a nacionalidade, reconhecendo e garantindo o direito à autonomia da mesma.

De acordo com dados estatísticos oficiais, a população da Catalunha em final de 2006, era de 7.134.697 habitantes, constituindo 15,8% do total da população da Espanha. Cerca de 18 % da população é constituída por pessoas de fora da Catalunha.

Os principais setores da economia da Catalunha são o turismo, a indústria (de transformação, têxtil, química, de construções navais) e os serviços. Os principais produtos agrícolas são: batata, azeitona, vinhos, cereais e milho.

Confira video da Jovem Pan sobre proibição de touradas na Catalunha



A Catalunha é o primeiro destino turístico da Espanha. Os principais destinos na Catalunha são: BARCELONA (que ganhou grande projeção internacional após sediar os Jogos Olímpicos de 1992), as praias da Costa Brava e Costa Dourada, estações de esqui nos Pirineus e ainda turismo histórico (em Tarragona, com monumentos romanos classificados Património da Humanidade pela Unesco em 2000), turismo cultural (Figueras pelo Teatro-Museu Dalí, Barcelona pelo Museu Pablo Picasso, Fundação Joan Miró e Antoni Tàpies, além do conjunto de obras do arquiteto Antoní Gaudi.

Do ponto de vista financeiro, a Catalunha possui instituições com grande poder, como a La Caixa, ou o Banco Sabadell. Em termos industriais, a Catalunha é a comunidade que tem maior participação no PIB industrial do território espanhol, com 25%.

O governo da Catalunha é conhecido como Generalitat de Catalunya e consiste de um parlamento, um presidente e um conselho executivo.

Catalunha está dividida administrativamente en quatro províncias:

• Província de Barcelona, cuja capital é Barcelona
• Província de Girona, cuja capital é Gerunda (Gerona em espanhol, Girona em catalão)
• Província de Lérida, cuja capital é Lérida (Lleida em catalão)
• Província de Tarragona, cuja capital é Tarragona.

O catalão é uma língua românica falada por mais de nove milhões e meio de pessoas em todo o mundo, como língua materna ou segunda língua. Tem predominância na Catalunha, ilhas baleares, Valência, Andorra, e cidade de Alghero (ilha da Sardenha, Itália). De acordo com o Estatuto de Autonomia, o catalão é a língua própria da Catalunha, e segundo a Lei de Política Linguística, singulariza-a como povo. O castelhano também é língua oficial deste território, assim como oficial em toda a Espanha. O Aranês, variedade da língua occitana é própria e oficial do Vale de Arão (Vall d' Aran). A Generalitat de Catalunya tem vindo a desenvolver legislação que promove e protege o uso social do catalão, de acordo com o defendido pelo Estatuto de autonomia e pela Constituição Espanhola.

Na arquitetura unica de Barcelona, como manifestação artística, destacam-se obras de Antoni Gaudí, entre muitos outros.

Confira video Espanhol com Ação Animal Anti-Touradas (49 segundos)



A TOURADA é um espetáculo tradicional em Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espetáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica.

A maior praça de touros do mundo é a "Plaza de Toros México" localizada na cidade do México e a maior praça europeia é a "Plaza de Toros de las Ventas", em Madri. Numa tourada, todos os touros têm pelo menos quatro anos de idade. Quando os touros lidados ainda não fizeram os 4 anos diz-se que é uma novilhada.

Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois consideram-na um ato de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.

Finalmente a Catalunha provando estar a frente de tudo na Espanha, aprovou essa lei humanista tão importante, que esperamos sirva de exemplo e estimulo para os outros países que continuam com essa prática horrível de tanto sofrimento para esses pobres animais.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Até que enfim, deram um passo importante para acabar com essa aberração na Espanha. Não gosto desse país exatamente por isso. Isso prova o quanto são ignorantes. Não basta ter beleza, história etc. Por outro lado, não ficamos tão atrás não....e os rodeios absurdos, qdo vão acabar? País mais ou menos, o nosso também. É isso. Su Paes

    ResponderExcluir
  2. Antes tarde do que nunca! Espero que tal lei influencie toda a Espanha e os países que ainda mantém "Touradas".O mesmo deveria acontecer com os países que teimam em caçar Baleias, etc...
    Michel Scheir.

    ResponderExcluir
  3. espanha é um pais ridiculo por causa disso . espero que mude mesmo essa aberração

    ResponderExcluir
  4. a espanha e um pais maravilhosoooo amo barcelona uma linda cidade sou contra as touradas mas e aqui no brasil se mata e gnte mesmo criança pricipalmente nao deixa nada a desejar...

    ResponderExcluir