segunda-feira, 12 de julho de 2010

MADRI EM FESTA COM A VITÓRIA DA ESPANHA NA COPA 2010

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas de MADRI nesta segunda-feira receber a seleção da Espanha, que desembarcou da África do Sul com o primeiro troféu da Copa do Mundo da história do país.

Domingo, quando assisti pela TV toda aquela multidão de espanhóis na Praça de Cibeles, vendo e comemorando a vitória da Espanha contra a Holanda, me lembrei com muita saudade da minha viagem a essa linda e inesquecível cidade européia em 2004.

Minha estada foi em janeiro, era inverno e estava bastante frio, porém não nevou naquele ano e deu para fazer muitos passeios maravilhosos. Fiquei no Hostal Las Fuentes, na Calle Fuentes 10 e recomendo a todos, pois além de ser muito aconchegante e bem localizado, achei razoavelmente barato na época.

Confira vídeo da platéia espanhola na Praça de Cibeles em Madri, jogo Espanha x Holanda, final da Copa 2010



Madri possui verões muito quentes e invernos rigorosos. A cidade é uma das mais alegres da Europa e por isso atrai tantos turistas. Além disso, Madri possui muitos monumentos históricos, com um estilo arquitetônico semelhante ao francês - isso reflete os laços genéticos entre as famílias reais dos dois países.

Costuma-se dizer que Madri é a capital dos pecados! Onde você deve aproveitar e viver como os madrilenos: comer bem, beber, aproveitar os bares e boates e dormir à tarde.... A cidade, definitivamente pára das 14:00 às 17:00 horas para a sesta.
Sente-se num dos cafés da Plaza Mayor, coma um tapa - deliciosos petiscos muito variados, podendo ser de jámon (presunto), tortillas, lulas, camarão....- apreciando a movimentação. Nesta praça você vai encontrar de tudo: tocadores de violão, vendedores de rosas e badulaques, turistas e madrilenos que não param de passar.

Madri tem se desenvolvido muito após o final da ditadura de Franco, morto em 1975. Um movimento de arquitetos, músicos e escritores, que recebeu o nome de La Movida, trouxe novos ares a cidade.

Sua vida noturna é mesmo intensa. Tem boates que abrem as 7 da manhã, para o After-Hours! Apesar disso, os moderninhos clubbers não são comuns nesta cidade. Encontrá-los será mais fácil em Londres e Berlim.

Confira video - Madri em 3D no Google Earth




Madri ou Madrid (como é chamada pelos espanhóis) além da capital é a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.

O clima de Madri pode ser definido como mediterrânico continentalizado com um regime de chuvas estepário. Os invernos são frios com geadas frequentes e neve ocasional. Os verões são cálidos e secos com temperaturas máximas que muitas vezes superam os 35 °C. As precipitações são escassas, mas bem distribuídas em todo o ano. A temperatura média máxima anual é de 19,5 °C e a mínima anual de 9,5 °C. Janeiro é o mês mais frio com temperaturas que oscilam entre 2-10 °C e Julho o mais quente (18-32 °C). A quantidade média de chuva recolhida num ano é de 435 mm.

A população de Madri começou a crescer significativamente desde que a cidade se tornou a capital nacional. Esse grande crescimento demográfico foi mais evidente entre os anos de 1940 a 1970, devido à migração doméstica e imigração internacional. Porém, na década de 1970 o crescimento da população madrilena estagnou; esse fenómeno, que também afectou a cidade de Barcelona, foi causado pelo desenvolvimento de subúrbios satélites no centro da cidade. A 1 de Julho de 2005, a população de Madri estava quantificada em 3.155.359 de habitantes.

Segundo um censo realizado em 2006 a população estrangeira residente em Madri era de 508.141 habitantes, ou seja 13,57% do total da população da cidade. Os distritos com mais imigrantes são o Centro (27,22%), Tetuán (19,58%), Carabanchel (17,34) e Usera (16,29%). Os distritos com menor população imigrante são Moratalaz (7,63%), Fuencarral-El Pardo (8,43%), Retiro (8,75%) e Hortaleza (8,84%). A maioria destas pessoas provém da América Latina, Europa, Ásia e Norte de África.


Confira video - City Tour em Madri





Madri foi em 2006 a quarta cidade europeia mais visitada, e a primeira em Espanha. Nesse ano, acolheu quase sete milhões de turistas. A cidade é rica em arte e história, albergando alguns dos museus mais importantes do mundo. Mas não só de arte vive a capital espanhola: o Palácio Real de Madrid, o Parque do Bom Retiro, a Catedral de Almudena, a Plaza de España e a Puerta del Sol são locais de elevado interesse turístico e histórico que todos os dias são visitados por centenas de pessoas. Outras dessas atracções são:

• Plaza Mayor – Situado no Centro Comercial da Cidade
• Plaza de Colón – Em homenagem ao maior navegador Cristovão Colombo
• Paseo de la Castellana – Uma das principais e mais largas avenidas de Madri
• Gran Via – Uma das principais ruas da cidade
• Las Ventas – A maior praça de touros de Madri
• E muitos outros lugares, museus e parques

Se você gostou dessa postagem, leia mais:

15/05/10 - Brugges, na Bélgica...
26/05/10 - Milão, uma terra de brasileiros
17/06/10 - Você conhece Londres, a terra da rainha ?
23/06/10 - Sampa, a melhor cidade do Brasil
15/10/10 - París, inesquecível


Saiba mais:

Consulado Geral da Espanha em São Paulo
Av. Brasil, 948 – São Paulo – SP
Fone (011) 3085-9914

Nenhum comentário:

Postar um comentário