sexta-feira, 9 de julho de 2010

COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL

Em 2014 todos os olhares do mundo estarão voltados para o BRASIL que será a sede da COPA DO MUNDO daquele ano. Como preparar-se para esse evento ? Qual será o legado que a Copa vai deixar para o Brasil no final da competição ?

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros:

Desemprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Confira vídeo com clipe oficial da Copa 2014 no Brasil





Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas.

O ar, principalmente nas grandes cidades, está recebendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.

Saúde

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.


Confira vídeo W1tv Sport - As 12 cidades sedes e os estádios para copa do mundo Brasil em 2014. Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Belém, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.



Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

Confira vídeo com Matéria de Tino Marcos exibida no Jornal Nacional da Rede Globo na semana de 02/06 a 05/06 sobre as cidades sede da Copa do Mundo Brasil 2014, mostrando como as cidades escolhidas estão se preparando para este Mega-Evento esportivo em nosso país.(Parte 1)




Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Desmatamento

No Brasil, ao contrário do cenário mundial, o desmatamento ocupa o primeiro lugar no ranking de emissão de CO2, concentrando 75% das emissões nacionais. Apesar de a Amazônia exercer um papel fundamental na regulação do clima local e regional, este bioma está ameaçado em função das mudanças climáticas. As previsões para o Brasil não são nada animadoras: substituição das florestas pelas savanas no leste da Amazônia, a vegetação das zonas semi-áridas seria substituída pela vegetação típica de zonas áridas, perdas de biodiversidade devido à extinção de espécies em numerosas áreas da América Latina tropical.

Confira vídeo com Matéria de Tino Marcos exibida no Jornal Nacional da Rede Globo sobre as cidades sede da Copa do Mundo Brasil 2014, mostrando como as cidades escolhidas estão se preparando para este Mega-Evento esportivo em nosso país.(Partes 2 e 3)




Com todos esses problemas, além da insolúvel corrupção endêmica que no Brasil desvia cerca de 20% dos nossos investimentos públicos, o dinheiro que será gasto com as obras necessárias para a COPA DO MUNDO 2014 é prioritário neste momento, ou poderia ser voltados para resolver parte dos citados problemas crônicos do país?

Com toda a certeza os investimentos que serão aplicadanos com a Copa no Brasil não resolveriam todos os nossos problemas, muito menos uma parte deles, pois exigem além de dinheiro, vontade política dos nossos governantes, coisa que sabemos não existir no país, exceto quando há outros interesses envolvidos.

Que uma parte (grande ou pequena) do investimento público com as obras necessárias para a realização da Copa será desviado, não há a menor dúvida, como já ocorreu com as obras do Panamericano que houve no Rio alguns anos atrás, mas se formos pensar nisso, não poderia haver obra alguma no Brasil, porque com a nossa corrupção pública, inevitavelmente isso sempre acontece.


Confira vídeo comMatéria de Tino Marcos exibida no Jornal Nacional da Rede Globo sobre as cidades sede da Copa do Mundo Brasil 2014, mostrando como as cidades escolhidas estão se preparando para este Mega-Evento esportivo em nosso país.(Parte 4)



Assim como aconteceu com a África do Sul, o nosso país será amplamente divulgado no exterior, com todas as TVs do mundo mostrando as nossas belezas naturais, nossas cidades, nossa cultura, nosso folclore, nossa economia, tornando assim o Brasil mais conhecido, desenvolvendo o nosso pobre TURISMO ao trazer mais turistas estrangeiros durante e depois da Copa do Mundo, além de despertar interesse financeiro e economico de grandes investidores, que antes de tal evento não tiveram as suas atenções despertadas sobre o nosso país.

Fora isso, todas as obras realizadas para a Copa, ficarão como um legado para os brasileiros, melhorando a infra-estrutura de muitas regiões, o transporte, a comunicação e a diminuição da criminalidade, entre outras coisas.

E, o brasileiro não tem jeito, adora o futebol e com a Copa no nosso país, além do desenvolvimento do esporte, possibilitará a um público que nunca teve acesso a um evento futebolístico desse porte, poder comparecer aos estádios para assistir aos jogos, o que até então, nos eventos anteriores, só ocorria privilegiando um pequeno número de afortunados que dispunham de recursos para viajar ao exterior.

Um comentário:

  1. Pela falta de estrutura física e moral do nosso país, continuo achando que tanto a Copa de 2014 como as Olimpíadas de 2016 só servirão para abarrotar os cofres dos grandes corruptos que sugam nossa nação. Como sou voto vencido, só me resta lamentar!
    Abraços,
    Michel Scheir.

    ResponderExcluir