terça-feira, 25 de maio de 2010

TECNOLOGIA: O QUE É BitTORRENT ?


O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito utilizado para a distribuição de vídeos, músicas e softwares. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (a não ser que alguém utilize algum macete para burlar isso). Isso porque a taxa de download é, de forma certa, equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando o usuário está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada pode ser lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais o usuário tiver de um arquivo, mais pode compartilhar, beneficiando um número maior de pessoas.

Razões para usar o BitTorrent

As características mencionadas anteriormente certamente são suficientes para justificar o uso do BitTorrent. No entanto, há outros bons motivos:

- Segurança: o BitTorrent é muito seguro, pois compartilha apenas o arquivo que você estiver baixando ou já baixou. A tecnologia não faz uso de diretórios compartilhados, o que evita, por exemplo, que vírus se instalem nestas pastas e contaminem o computador de outro usuário;

- Multi-plataforma: o BitTorrent é multi-plataforma, ou seja, não é destinado a um único sistema operacional. Você pode utilizá-lo no Windows, no Mac OS e no Linux, por exemplo;

- Código-fonte aberto: pelo menos em parte. Em relação ao protocolo BitTorrent em si, o código-fonte continua aberto, pelo menos por enquanto. Para saber mais sobre o assunto, visite o site do BitTorrent para desenvolvedores;

- Gratuito: você não precisa pagar nada para usá-lo (no entanto, você pode fazer donativos aos mantenedores do serviço);

- Continua de onde parou: você não precisa deixar seu computador ligado até o download terminar. É possível interrompê-lo e posteriormente o BitTorrent continua de onde parou.

Como o BitTorrent funciona:

Para que você possa fazer download (e upload) pelo BitTorrent, é necessário que cada item compartilhado esteja associado a um arquivo denominado torrent, cuja extensão é .torrent (por exemplo, infowester.torrent). Trata-se de um arquivo pequeno e simples, mas que contém as informações necessárias para o compartilhamento, como local onde o arquivo está e a sequência que verifica a integridade deste. Esse arquivo pode estar disponível em um site e, quando acessado, inicia o download do arquivo compartilhado (desde que o BitTorrent esteja instalado no computador do usuário). Isso significa que você precisa achar um torrent do arquivo que você deseja baixar. Para encontrar torrents você pode usar sites voltados a este fim. Há vários na internet, basta digitar a palavra "torrent" em mecanismos de busca para localizá-los.

Quando o usuário inicia um download, o tracker é consultado para que a lista de computadores que possui o arquivo em questão seja informada. Enquanto o download estiver sendo feito, o computador se comunicará periodicamente com o tracker para informar o quanto de download já foi feito e para saber o quanto falta. É importante ao tracker conhecer o quanto já foi baixado para que assim ele possa indicar essa máquina a outro computador que esteja precisando do "pedaço" do arquivo que o primeiro já tem. Desse modo, quanto mais computadores estiverem compartilhando aquele conteúdo, mais rápido será o download, pois haverá mais opções de fontes.
Um fato interessante é que se por alguma razão o tracker parar de funcionar (quando isso ocorre, geralmente é temporário) o swarm continua compartilhando o arquivo que lhe cabe, afinal, cada computador sabe de onde fazer o download. No entanto, nenhuma outra máquina poderá fazer parte desse swarm enquanto não houver tracker que possa direcioná-la.

Onde baixar:

Você pode baixar uma versão do BitTorrent apropriada para seu sistema operacional diretamente do site oficial da tecnologia: www.bittorrent.com. No entanto, como o BitTorrent em si é um protocolo, você pode procurar em sites de downloads ferramentas criadas por terceiros que trabalham com a tecnologia. Há várias opções disponíveis, com diferentes recursos, para as mais diversas plataformas (no Linux, é possível usá-lo até mesmo por linha de comando). Um dos mais conhecidos é o gratuito ABC, disponível em pingpong-abc.sourceforge.net como software livre. O navegador de internet Opera também é uma opção, pois contém um cliente de BitTorrent por padrão.

Finalizando:

Não é exagero chamar o BitTorrent de uma grande invenção. Trata-se de uma tecnologia bastante funcional e transparente. Com a popularização das conexões de banda larga, a possibilidade - e a necessidade - de compartilhar arquivos dos mais diversos tipos se torna realidade para cada vez mais pessoas. Mas, como nada é perfeito, há determinados tipos de arquivos que, por não serem tão populares, acabam sendo de difícil obtenção pelo BitTorrent. Mas há uma compensação: o padrão é excelente para lidar com arquivos grandes, mesmo aqueles que contêm vários gigabytes, característica especialmente útil para agora, quando vídeos em alta definição- e mais pesados, consequentemente - estão cada vez mais populares.

Fonte: www.infowester

Veja vídeo de BitTorrent para iniciantes

Um comentário:

  1. Retribuindo a visita viu!
    Parabéns pelo Blog... Me deu até vergonha de saber que estais lendo o meu hehehe...
    Grande abraço e sorte!

    ResponderExcluir