terça-feira, 18 de maio de 2010

CHEGADA AO BRASIL DA FAMILIA LEMELA

















Este ano completa 121 anos da chegada ao Brasil do meu avô materno, Giovannibatista Lemela, procedente da Itália. Saiu de Cosenza na Calábria (fotos acima) com apenas cinco anos de idade acompanhando os seus pais que vieram “fazer a América”, como diziam os italianos naquela época.

A província de Cosenza é uma das cinco províncias da região da Calábria e sua capital também se chama Cosenza. A antiga Consentia ou Cosentia, foi fundada talvez pelos Pelasgi ou pelos Lucani.Importante centro do Bruzio, foi tomada pelos romanos em 204 a.C. e tornou-se colônia durante o império de Augusto. Alarico morreu nos arredores da cidade (410 d.C) e os Godos o enterraram, segundo a lenda, no leito do rio Busento após terem temporariamente desviado o curso. Durante os séculos IX e XI foi bizantina, sarracena e normanda. Com os Angioini tornou-se um importante centro administrativo da Sila. No século XV participou das revoltas dos Contadini Silanos (1458-59) e dos barões (1485-86) contra os Aragoneses e suportou as duras repressões desse período. Foi diversas vezes destruída pelos terremotos (1638, 1783, 1854 e 1870). Centro de movimentos de insurreição contra os Bourbons no período do ressurgimento (1829, 1837, 1844, 1847, 1848), após o último movimento em 1860 começou a fazer parte do Reino da Itália. Logo após o insucesso da expedição de 1844 dos irmãos Bandiera, estes foram fuzilados na vale de Rovito, nos arredores da cidade.

Depois de tantas guerras civis a Itália entrou em profunda recessão e a única saída de muitos italianos que não encontravam trabalho, foi imigrar para o Brasil. Aqui chegando foram anos muito difíceis para os Lemela que sentiram imensa dificuldade de adaptação, pois chegaram cheios de ilusões, tantas foram as promessas lá na Itália e aqui encontraram um pais muito grande em desenvolvimento, porém com muita diferença social e miséria.

Alguns anos depois, procedentes de Veneza, com uma história muito parecida com a do meu avô, chegaram ao Brasil a família Chioro, da minha avó materna Ema.

Meus avós se conheceram muito jovens e entraram o século XX casados e assim começou a epopéia da família Lemela no Brasil.

Confira vídeo sobre a imigração italiana no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário