sábado, 15 de maio de 2010

BRUGGES, NA BÉLGICA, UM PASSEIO IMPERDÍVEL




Embora pequena, a Bélgica é dividida em duas partes, Valônia (metade sul, de influência e língua francesas) e Flandres (metade norte, com cultura e língua flamenga, semelhantes à holandesa). Brugges, conhecida também como Veneza do Norte, está situada em Flandres, e sua proximidade de outras capitais Européias tornam esta viagem de volta à idade média um passeio irresistível e imperdível.

Estive lá apenas uma vez em 1996 e fiquei apaixonado com a beleza dessa cidade, que me proporcionou conhecer um pouco da Europa Medieval, pois é impressionante como está conservada, dando-nos a sensação de estarmos há séculos atrás ao passearmos por suas ruas e olhando os seus prédios e arquiteturas.

Brugges é uma cidade com 2000 anos de idade, que foi fundada pelas legiões romanas e que permaneceu em seu poder por 300 anos. Mais tarde veio o domínio de tribos alemãs e escandinavas.

Foram séculos de dominações de outros povos, guerras, tratados, revoltas, movimentos nacionalistas, revoluções, conflitos religiosos, culturais e lingüísticos até o surgimento da Bélgica.

E Brugges sempre esteve lá, no centro de tudo. Com séculos de história e arquitetura medieval em grande parte preservada. São diversos os pontos turísticos, mas eu particularmente recomendo: O prédio da Prefeitura, o Palácio da Liberdade, Groeninge Museum, a torre medieval, o mercado, os canais e a praça central de Brugges, entre outros. Os restaurantes e os hotéis também são ótimos e o povo é hospitaleiro e simpático.

Não deixe de fazer essa viagem e não tenha pressa porque Brugges apesar de ser uma cidade pequena, possui tesouros em cada esquina, prontos para serem descobertos por turistas a procura de um lugar muito especial. E Brugges é toda especial.


Confira os dois vídeos que se complementam mostrando essa cidade linda







Um comentário:

  1. Quando estamos com os pés nesta linda cidade, não há foto, video ou o que quer que seja que possa descrevê-la, pois é preciso sentí-la. Tane

    ResponderExcluir