quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CENTRO DE SÃO PAULO, MELHOR LUGAR PARA MORAR

Atrair moradores ao CENTRO DE SÃO PAULO, é, hoje, o principal desafio de quem pensa políticas publicas para esse pedaço da cidade. Especialistas insistem que o aumento da segurança e a conservação do patrimônio só virão quando se reverter o decréscimo populacional. Nas ultimas décadas a região perdeu cerca de 400 mil moradores e acabou bastante degradada, mas nos últimos anos a administração pública vem investindo bastante na construção de grandes equipamentos culturais, reformas das praças e ruas, mas seria preciso também focar a questão habitacional, sem destinar toda a área para os ricos ou somente para os pobres, mas mesclando a classe média com gente de menor poder aquisitivo e, além disso, promover políticas de incentivo a requalificação de edifícios antigos, em vez de estimular apenas novas construções, pois a arquitetura do Centro de São Paulo é muita rica e linda.

Uma das características marcantes dos prédios do Centro de São Paulo são a ausência de garagens coletivas e como também as áreas de estacionamento público são tão escassas, a Secretaria dos Transportes já prevê a construção de três edifícios-garagem na região, com 400 vagas de zona azul vertical cada um, porém, é claro que o número fica muito aquém da real necessidade de vagas. O estacionamento público que fica embaixo da Praça Roosevelt está abandonado e desativado e numa região repletas de salas de teatro, bares e restaurante, sendo inadmissível que perdure essa situação.

Confira vídeo da Band – São Paulo Acontece – Centro de São Paulo ainda convive com a degradação





A reforma da Praça Roosevelt, um dos maiores pólos culturais da cidade atualmente, está prevista há quase uma década, porém vem sendo postergada continuamente, com as mais variadas desculpas pela prefeitura. Recentemente saíram notícias que viabilizaram o financiamento e que as obras começariam nos próximos meses, com a duração de dois anos de obras. Vamos torcer que finalmente saia das falsas promessas e se torne realidade essa intervenção, tão necessária para os moradores (como eu) e freqüentadores desse local tão maravilhoso.

Assim como a região da Cracolândia, chamada agora de “Nova Luz”, com projetos tão grandiosos de intervenção, que a tornaria outra área revitalizada, prospera e turística, pois dispõe de importantes equipamentos culturais, como: Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Praça da Luz, entre outros, porém que continua abandonada, com poucos investimentos no momento, além da reforma das calçadas da Av. Duque de Caxias.


Para este pedaço está planejado não apenas a atração de novas moradias, mas também de empresas, numa operação urbana que pretende, a partir do ano que vem, repaginar completamente o local, a partir de uma ferramenta de gestão chamada concessão urbanística, entregando a área a um consorcio que, sob a supervisão da prefeitura, poderá desapropriar o que convier, num plano urbanístico semelhante aos ocorridos nos centros de Londres e Manchester, na Inglaterra, garantindo a presença de serviços, áreas verdes e espaços atraentes para as novas empresas que se mudarem para a “Nova Luz”.

Será um projeto piloto, que poderá estender-se para o resto do Centro, além de outras áreas degradadas da cidade, que precisam de intervenção e os órgãos públicos não dispõe de dinheiro, nem muita vontade.

Outro grande problema do Centro, além do abandono, da segurança e das drogas, é a presença de milhares de moradores de rua, que ocupam as calçadas e praças como se fossem as suas residências, para dormir, lavar e trocar de roupa, além de, em público, fazerem todas as suas necessidades físicas e sexuais, É muito constrangedor tal situação, fora o incomodo que causam com as suas abordagens.

Mas a solução social, dessa quase calamidade pública, tão imensa é a sua população atingida, esbarra na falta de vontade dos órgãos públicos e de algumas entidades não governamentais, que defendem a liberdade de ir e vir desses moradores.

Confira vídeo de Sonia Francine comentando os prédios abandonados no Centro de São Paulo





Esquecendo todos esses problemas, é maravilhoso morar no Centro de São Paulo, pois é uma região extremamente bem servida de transporte, tanto de ônibus como metrô, com bons hospitais, excelente localização e infra-estrutura (a melhor da cidade, certamente), as melhores lojas, bancos e shoppings, magníficos equipamentos culturais, cinemas, teatros, restaurantes, bares e mercados e o que é mais gostoso, 24 horas por dia, pois é uma região que nunca dorme.

A Praça Roosevelt, onde moro, é vibrante à noite, porém durante o dia parece até numa cidade do interior de tão tranqüila e aos domingos ainda há uma feira livre bem em frente, além de toda área da praça para caminhar a pé com meus cães, fazer exercício e tomar sol. Nem sinto a falta da praia de Santos, a minha cidade natal.

E, futuramente, com a desapropriação pela prefeitura de São Paulo da enorme área com uma verdadeira floresta na Rua Augusta com Caio Prado, o chamado “Parque Augusta”, apenas a uma quadra e com excelente visão do meu apartamento. Tem lugar melhor?


Confira vídeo da TV Cultura – Caminhada noturna pelo Centro de São Paulo




Se você gostou dessa postagem, leia também:

27/02/12 - Praça Roosevelt será reinaugurada em agosto de 2012
16/11/10 - Rua Augusta, o point noturno de Sampa
30/05/10 - Praça Roosevelt, pólo paulistano de cultura
26/06/10 - Moradores de rua, um flagelo social
21/05/10 - A arborização em São Paulo

2 comentários:

  1. Olá Beto,
    Adorei seu blog, tenho muita vontade de morar no centro, tenho um pouco de receio, já trabalhei muito tempo no centro, mas para morar ainda tenho algumas dúvidas, ainda mais porque tenho um filho adolescente e teria que reestruturar toda minha agenda,modo de vida para adaptar a mim e minha pequena família em um pequeno apartamento. Tudo indica que isto irá acontecer, comprei um terreno e construí uma casa na periferia e não gostei da experiência, não tenho perfil para morar aqui, pretendo vender e ir para o centro, sou mais downtown, rs.
    Abraços e boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post.Também coloquei algo parecido no meu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir