sábado, 13 de novembro de 2010

CINQUENTÕES E O MERCADO DE TRABALHO DE HOJE



Na década de 90 quando um trabalhador de 50 anos ficava desempregado suas perspectivas de conseguir um novo emprego eram quase nulas, porque não se dava valor à experiência, que muitas empresas consideravam, inclusive, ultrapassada, optando por profissionais recém formados, que custavam bem menos e teoricamente vinham com uma bagagem profissional mais atualizada.

Atualmente, felizmente, essa ótica mudou completamente (ou quase) e os recrutadores de Recursos Humanos já procuram com muito interesse os profissionais de mais de 50 anos e com experiência em qualquer área de trabalho.

Os profissionais acima de 50 anos ocupam 18% do mercado de trabalho e de 2002 a 2006 a procura e recolocação desses trabalhadores cresceu 2,7% e a tendência é que continue a aumentar, devido a sua recente valorização e reconhecimento.


Confira vídeo MGTV - Reportagem sobre mercado de trabalho



Mas se você ficou desempregado com essa idade, há alguns cuidados que ajudarão a sua rápida recolocação.

Faça um currículo moderno e eficaz, dando ênfase aos seus pontos fortes, e procure distribuí-lo nas empresas que gostaria de trabalhar e que tenha conhecidos, que poderão indicá-lo.

Não tenha vergonha por estar desempregado, use a sua REDE DE CONTATOS, informando não estar trabalhando e a sua disponibilidade e experiência.

Distribua cartões, envie mensagens por e-mail, faça inscrição grátis em empresas de recolocação na internet (geralmente oferecem uma semana grátis para conhecer o produto), procure agencias de emprego. Não fique abatido dentro da sua casa esperando uma proposta bater a sua porta.

Avalie a sua qualificação e analise a possibilidade de fazer uma reciclagem, ou até mesmo, uma nova requalificação profissional. Nunca é tarde para mudar ou recomeçar.

Eu, com duas faculdades e uma pós graduação, aos 50 anos resolvi fazer uma nova faculdade no intuito de iniciar uma nova profissão, a de professor, inclusive visando outra aposentadoria, além do INSS, já que não tive chance ou oportunidade de fazer uma previdência privada.

E, além da faculdade de LETRAS, não me canso de procurar cursos on-line, visando o meu aprimoramento profissional, além da imprescindível atualização, porque o mundo não pára e diariamente surgem novas tecnologias e metodologias. Se você ficar parado, não estará estacionado, mas regredindo e ficando cada dia mais ultrapassado e obsoleto.

Confira vídeo Recolocação no Mercado de Trabalho




Mas é evidente que não basta ter mais de 50 anos ou grande experiência em qualquer área, para conseguir rapidamente uma rápida recolocação. É preciso atualização na sua área e requalificação, procurando fazer sempre cursos voltados a novos conhecimentos tecnológicos, operacionais e administrativos.

Conhecimentos de informática são imprescindíveis e não se concebe que alguém não domine, mesmo como simples usuário, essa ferramenta primordial de trabalho na atualidade.

Há disponível no mercado vários e excelentes cursos de atualização profissional, alguns até grátis, alguns on-line, oferecidos por diversas instituições, que valem a pena fazê-los, pois são elaborados dentro das mais modernas técnicas e com conhecimentos necessários e realmente usuais em cada área de trabalho.

O conhecimento de uma ou duas línguas estrangeiras também ajuda bastante. Antigamente era o inglês a língua mais importante e exigida para alguns cargos que requerem domínio dessa comunicação, principalmente para uso da informática, porém, atualmente, o espanhol e o mandarim estão também ocupando um espaço muito importante na recolocação de profissionais que dominam essas línguas no intuito de abastecer a comunicação no comercio exterior com nações latino americanas e a China, principalmente.

Confira vídeo Experiência e Qualificação Profissional - Fatores de Sucesso



Se você gostou dessa postagem, veja também os meus posts abaixo, que completarão com muita qualidade este assunto:

09/09/10 – Mercado de Trabalho após os 40 anos
31/08/10 – Idosos, Mercado volta a oferecer Vagas
23/08/10 – Tecnologia da Informação, há Vagas, falta Qualificados
29/05/10 – Saiba como estudar pela Internet
25/05/10 – No Brasil falta mão de obra qualificada

Nenhum comentário:

Postar um comentário