quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DZI CROQUETTES, SAUDADES DE VOCÊS!

Nos anos 70, o performático grupo carioca DZI CROQUETTES desafiou a censura do regime militar com purpurinas e irreverência. Ícones da liberdade de expressão e do movimento gay, seus integrantes fizeram sucesso também na Europa. Fonte de influência para muitos artistas, como Elis Regina, Secos e Molhados, Ney Matogrosso e muitos outros, a inovadora trupe é desconhecida das novas gerações. Assisti a um de seus shows nos anos 70 no Teatro 23 de Maio no Bexiga e sai embasbacado com aquelas imagens inéditas na minha vida provinciana de um jovem do litoral paulista e tudo teve início em 1972, quando amigos cansados da mesmice da cena cultural brasileira decidiram formar um conjunto. O ator Wagner Ribeiro e o coreógrafo americano Lennie Dale dividiam a liderança, mas todos os treze integrantes (Paulette, Cláudio Tovar, Cláudio Gaia e outros) contribuíam na criação dos shows.

Vestidos de mulher ou em escandalosos trajes sumários, eles não eram bem drag queens — não tinham a preocupação de esconder a perna peluda ou a cara barbada. Sob o lema “o amor constrói”, misturavam números de dança ensaiados à exaustão, canções dubladas ou não, muito humor e uma boa dose de crítica social e política feita com escracho e ironia. Fizeram um sucesso extraordinário na época, lotando teatros por longos meses e amealhando multidão de fãs que adotavam seus figurinos e vocabulários. Perseguidos pela ditadura militar, fugiram para a Europa, onde passaram muitas dificuldades, mas ajudados pela pela fã, a estrela Liza Minelli, verdadeira madrinha deles na carreira internacional, estouraram e París e depois em todas as grandes capitais da Europa.

No ano passado estreou no Brasil e no Exterior, com muito sucesso e recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais o filme: DZI CROQUETTES – Direção de Tatiana Issa e Raphael Alvarez (Brasil, 2009). Com depoimentos de Liza Minnelli, Gilberto Gil, Nelson Motta, Miguel Falabella, Ney Matogrosso, Marília Pera, Cláudia Raia, entre outros. O documentário resgata a trajetória dos atores/bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura ao confrontar a ditadura usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com performances de homens com barba cultivada e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.


Confira vídeo do Jornal da Globo – Sergio Mota comentando DZI CROQUETTES




A palavra irreverente já existia nos dicionários, mas atingiu um novo grau de entendimento depois da criação do grupo Dzi Croquettes. A década de 70 foi de rompimento, de mudança, de fugir de padrões e buscar o novo, o desconhecido. A contracultura abriu espaço para questionamentos sobre a realidade, a ruptura ideológica e a transformação social. Nesse contexto um Americano desembarca no Rio de Janeiro: Lennie Dale unia a bossa nova a um swing do Jazz Novaiorquino; o encontro de 13 homens, 13 talentos. Surgia entao o furacão que iria abalar as estruturas sexuais das pessoas, abrir portas, quebrar tabus, mudar a cena teatral Brasileira e Internacional. Surgia então os Dzi Croquettes, O grupo revolucionou os palcos cariocas com seus espetáculos andróginos. Desobedientes e debochados, decidiram desrespeitar a ordem do regime militar com inteligência. Os sapatos de salto alto e as roupas femininas propositalmente exibiam as pernas cabeludas e a barba cultivada pelos homens do grupo. O primeiro show, em 1972, foi um grande sucesso, apesar de ter sido banido pelo Serviço Nacional de Teatro. A comédia de costumes era um deboche ao sistema de ditadura e à realidade brasileira. O grupo também fez muito sucesso na Europa, especialmente na França, onde levou platéias parisienses à loucura.

Esse documentário conseguiu reunir os integrantes do grupo, assim como amigos e admiradores para uma bateria de entrevistas exclusivas sobre o que é ser um Dzi Croquettes, a formação, os textos, a censura, o sucesso até a desintegração do grupo, mas nunca da idéia. O documentário conta com depoimentos de amigos e artistas consagrados no cenário artístico brasileiro e internacional como: Liza Minnelli (grande admiradora e amiga do grupo), o diretor e coreógrafo americano Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Marília Pêra, Ney Matogrosso, Betty Faria, José Possi Neto, Miéle, Aderbal Freire Filho, Jorge Fernando, César Camargo Mariano, Elke Maravilha, Cláudia Raia, Miguel Falabella, Pedro Cardoso, Norma Bengell, entre tantos e ainda os integrantes originais do grupo: Claudio Tovar, Ciro Barcelos, Bayard Tonelli, Rogério de Poly e Benedito Lacerda. Mais de 45 depoimentos colhidos no Rio de Janeiro, Nova York e Paris contam a trajetória desse grupo que influenciou suas carreiras e suas vidas em uma trajetória fascinante recheada de sucessos, fracassos, assassinatos, grandes voltas por cima e a recuperação de uma parte da nossa história que não deveria jamais ser esquecida. A busca por novos valores e novos canais de expressão – marcas registradas do movimento de contracultura – e dos Dzi Croquettes!

Confira vídeo com trailer do premiado documentário DZI CROQUETTES



Documentário. 110 minutos.

Prêmios

• 2010 - LONDON Brazilian Film Festival – Melhor Documentário Voto Popular
• 2010 - DANCE,CAMERA,WEST- Los Angeles/USA– Melhor Documentário pelo Juri Oficial
• 2010 - TORINO Int'l Glbt Film Festival – Melhor Documentário Voto Popular
• 2010 - FRAMELINE 34- San Francisco/USA– Melhor Documentário pelo Juri Oficial
• 2010 - 14th MIAMI Brazilian Film Festival – Melhor Filme Voto Popular
• 2010 - LABRFF 2010 - Los Angeles Brazilian Film Festival – Melhor Documentário Juri Oficial
• 2010 - IN-EDIT Int'l Documentary Film Festival – Melhor Documentário
• 2009 - Festival do Rio (Rio Int'l Film Festival) - Dzi Croquettes- Melhor Documentário Juri Oficial
• 2009 - Festival do Rio (Rio Int'l Film Festival) - Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
• 2009 - 33° Mostra Internacional de São Paulo (33th São Paulo Int'l Film Festival) - Dzi Croquettes- Melhor Documentário Grande Prêmio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores - MRE)
• 2009 - 33° Mostra Internacional de São Paulo (33th São Paulo Int'l Film Festival)- Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
• 2009 - 17° Festival Mix Brasil Internacional (17th Mix Brazil Int'l Film Festival)- Dzi Croquettes- Melhor Documentário Voto Popular
• 2009 - 5° Festcine Goiânia – Melhor Edição

Créditos

• Direção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez
• Produção: TRIA Productions, Canal Brasil
• Edição: Raphael Alvarez
• Roteiro: Tatiana Issa
• Cinematografia: Jorge Galo, Raphael Alvarez, Tatiana Issa
Elenco: Liza Minnelli, Gilberto Gil, Marília Pêra, Ney Matogrosso, Cláudia Raia, Miguel Falabella, Pedro Cardoso, César Camargo Mariano, Betty Faria, Miéle, Elke Maravilha, Norma Bengell, Nelson Motta, e grande elenco. Com os Dzi Croquettes originais: Cláudio Tovar, Bayard Tonelli, Ciro Barcelos, Benedicto Lacerda e Rogério de Poly.
• Narração: Tatiana Issa.


Confira vídeo do FANTÁSTICO – DZI CROQUETES apresentando musical



Se você gostou dessa postagem, visite também:

29/06/10 - Plinio Marcos, um escritor maldido
06/07/10 - Dina Sfat, Saudades de você!
22/09/10 - Gongaguinha, Saudades de você!


Fonte:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário