terça-feira, 16 de novembro de 2010

RUA AUGUSTA, O POINT NOTURNO DE SAMPA

Uma vez me falaram e concordei, que a RUA AUGUSTA é um lugar que insiste, como Ronaldo Fenômeno, em voltar à cena, e sempre como protagonista. A Augusta, rua que já foi o endereço de luxo de São Paulo e o lugar mais quente do Brasil durante a Jovem Guarda, está de novo dando as cartas, as fichas, a bola. Não expulsou seus velhos habituês, prostitutas e travestis que batem ponto ali, mas incorporou um público novo, rico, lindo, jovem, abusado.

Dividida pela Avenida Paulista, a Augusta tem dois lados bem distintos. No sentido Jardins, há um comércio muito forte, lojas de roupas e sapatos (que vão ficando cada vez mais chiques conforme você se aproxima da Rua Oscar Freire), brechós descolados, restaurantes, cinema, livraria e espaços culturais. No sentido Centro, fica o lado mais underground, com baladas, bares e lanchonetes. A região, chamada de "Baixo Augusta", ainda tem muitas casas de prostituição, mas esse é um cenário que parece estar perdendo a vez com a chegada de novas casas noturnas.

Confira vídeo da TV UniABC: Rolé com Luciano Falcão – RUA AUGUSTA (Parte 1)



É uma rua onde se pode passar o dia, tantas são as opções.

O LADO DOS JARDINS:

Para os amantes das artes, não faltam lugares. A começar pelo Cinesesc, que sempre tem uma programação alternativa e bem longe dos blockbusters. Vale a pena experimentar assistir aos filmes do bar que fica dentro da sala de exibição, atrás de um painel de vidro, enquanto se toma um café ou experimenta alguma "comidinha".

O espaço Augôsto Augusta Cultural é uma ótima pedida para os amantes da filosofia, das artes plásticas, do teatro ou da música. Além dos cursos livres, é possível encontrar bons livros e obras de arte nas prateleiras.

Para quem não dispensa a boa comida, vale a pena conhecer a variedade de culinárias internacionais, geralmente com os melhores e mais populares preços de São Paulo. Tem culinária grega, mexicana, indiana, tailandesa, italiana, árabe e, claro, a brasileira, sem falar na imensa praça de alimentação do Center 3.

Quando o assunto é roupa, há muitas lojas no estilo shopping e outras mais descoladas como a Galeria Mundo Mix, um desdobramento do evento underground Mercado Mundo Mix, que inaugurou em dezembro de 2009 e vende diversas marcas. Há lojas de roupas para todo estilo e bolso, é um verdadeiro Shopping Center a céu aberto. É difícil, quase impossível, não se encontrar a sua grife preferida, seja da mais simples e acessível, a mais cara e sofisticada.

E como não pode faltar sempre que se fala na Rua Augusta, é preciso conhecer a Galeria Ouro Fino, localizada no quadrilátero nobre da região, entre a Alameda Lorena e a Rua Oscar Freire. Lá se encontra uma variedade linda e diferente de roupas e acessórios para descolados. Já na esquina da Paulista o Conjunto Nacional, com excelentes salas de cinema, espaços de exposição e uma das maiores livrarias da cidade a Cultura.

Descendo um pouco mais há o teatro Procópio Ferreira, que recebe peças importantes do cenário cultural paulistano e a academia do Ballet Stagium, um dos mais conhecidos de São Paulo. Na Rua Estados Unidos a Augusta muda para Rua Europa, mas ainda há a famosa Galeria dos Pães, panificadora 24 horas que oferece lanches deliciosos e a freqüência é considerada uma das mais descolada e linda da paulicéia.

Confira vídeo da TV UniABC: Rolé com Luciano Falcão – RUA AUGUSTA (Parte 2)



O OUTRO LADO:

Se você for encarar a Augusta no sentido Centro, o ideal é que se faça à noite e que você tenha um perfil mais underground. Afinal, o que se destaca naquele trecho são os bares e baladas.

O Vegas Club é um dos mais antigos da região e tem uma programação que vai de rock a eletrônico. O Studio SP saiu da Vila Madalena para se instalar na Augusta em 2005. Funciona como casa de shows, galeria de arte urbana e bar. As paredes são decoradas com stickers e cartazes e a programação vai da chamada nova música brasileira à eletrônica. O Z Carniceria é a opção para quem gosta do diferente. O lugar onde está instalado o bar foi um matadouro e açougue na década de 1950, cujo nome era Z. Na decoração ficaram os ganchos usados para pendurar as carnes, as balanças e os trilhos que levavam as peças de carne para a câmara frigorífica. Os comes e bebes são regados por rádios online que contam um pouco da história do rock.

Com suas discos (em paulistanês, baladas), casas de shows e botecos de esquina, a Augusta e algumas transversais e paralelas tornaram-se uma gigante do entretenimento. É difícil um mês que não se inaugure uma nova balada, e há dezenas, para toda tribo e gosto. A noite quase não se pode caminhar com tanto público em filas para entrar nas casas noturnas, batendo papo nas calçadas ou apenas passeando.

Para os que não estão atrás de badalação, a Rua Augusta sentido Centro tem como opção o Espaço Unibanco de Cinema. São cinco salas com programação diária para vários gostos, principalmente filmes de arte e de diretores reconhecidos pela crítica. No interior há também uma livraria com títulos de arte, em especial aqueles relacionados aos filmes em cartaz, e um café para bater papo e esperar a sessão começar. Para depois do cinema há boas opções bem próximas da sala como o Kebab Salonu, especializado em kebabs, lanches árabes feitos no pão folha; o Frevo, filial da lanchonete Frevinho, que tem 50 anos de história na Rua Oscar Freire; ou O Pedaço da Pizza, para terminar o dia de um jeito bem paulistano e, finalmente, um dos locais mais descolados da paulicéia, o Athenas, que oferece uma comida excelente, com ótimo preço e um público lindo.

Confira vídeo da TV Uni ABC: Rolé com Luciano Falcão – RUA AUGUSTA (Parte 3)



A Rua Augusta que já teve bons tempos, depois entrou numa decadência profunda, apesar da excelente localização, inclusive, com duas ruas famosas paralelas, de um lado a Rua Frei Caneca, com o primeiro Shopping gay da América Latina e onde quase todos os moradores são GLS. Na outra paralela, a Rua Bela Cintra, com luxuosos flats, prédios de apartamentos e restaurantes sofisticados. A prefeitura investiu muito pouco na sua revitalização, apenas trocou todo o calçamento do Centro aos Jardins, deixou subterrânea toda a fiação e plantou mais árvores nas calçadas. Agora pretende para breve inaugurar o PARQUE AUGUSTA que vai deixar á área mais linda e arborizada, numa área que está sendo desapropriada e, já no final, a PRAÇA ROOSEVELT , que está sendo totalmente readequada e urbanizada. Considerada um dos maiores points culturais de São Paulo, com seus inúmeros teatros, casas de shows e barzinhos, além de um público descolado e exigente, finalizando o passeio pela Rua Augusta, que a partir deste trecho muda de nome para Rua Martins Fontes.

Partiu praticamente da iniciativa privada os investimentos da volta aos poucos da Rua Augusta a protagonista dos melhores pontos de São Paulo. No lado dos Jardins reformando seus prédios, trazendo marcas famosas e sofisticando o seu comércio. E do lado do Centro, onde já havia salas famosas de cinema e teatro, inaugurando dezenas de casas noturnas, que a transformaram na principal rua de baladas da cidade.

Pelo que se vê e pelo que se espera, muito em breve, além de ter recuperado o brilho dos anos 70, vai ultrapassar todas as expectativas, tornando-se o MELHOR LUGAR DE SÃO PAULO para compras e o seu entretenimento de lazer, cultura e gastronomia.


Confira vídeo da BAND sobre a Rua Augusta 24 horas e as suas baladas



Se você gostou dessa postagem, visite também:

26/08/10 – Centro de São Paulo, o melhor lugar para morar
26/06/10 – Moradores de Rua, um flagelo social
30/05/10 – Praça Roosevelt, Pólo Paulistano de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário