domingo, 10 de outubro de 2010

JOSÉ LUIZ TEJON, UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Foi em 1972 que conheci o santista JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO, quando fazíamos teatro amador na cidade de Santos e éramos do mesmo grupo que na época vivia o seu apogeu, apresentando grandes espetáculos, competindo e vencendo em diversos festivais de todo o Brasil. Ele era o compositor do grupo e compunha lindas canções para as nossas peças, sendo que me lembro de algumas até hoje. Ele havia sofrido um acidente na infância e tinha o seu rosto desfigurado pelas queimaduras, no entanto, tinha uma postura tão natural, que ninguém do grupo o enxergava como alguém diferente ou anormal. Eu mesmo, jamais tive a curiosidade de saber como havia ficado com aquelas queimaduras porque rapidamente se tornaram invisíveis ao encará-lo, já que o seu encanto interior transcendia e assim, só acabei tomei conhecimento da história quando ele se tornou famoso e li o seu livro “O vôo do Cisne”.


Em 1973, sai do grupo e nossas vidas tomaram rumos diferentes, perdemos o contato totalmente e só em 2002, depois que vi e comprei numa livraria seu primeiro livro, pois o reconheci, comecei a acompanhar a sua trajetória de sucesso e superação, tendo se tornado um profissional reconhecido na sua área, grande escritor e considerado um dos maiores palestrantes do Brasil na atualidade. É sempre com grande alegria e emoção que vejo as suas entrevistas na TV em alguns programas de destaque.


Confira vídeo de apresentação do palestrante e escritor JOSÉ LUIZ TEJON



Sua história:

JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO, nasceu na cidade de Santos em 1952, foi adotado no seu primeiro ano de vida por imigrantes europeus e aos quatro anos foi vitima do acidente que o desfigurou, quando sua mãe derretia um resto da cera em uma lata, para aproveitamento. A lata pegou fogo... uma chama alta... Para não queimar a casa, ela arremessou a lata para o quintal... Nesse momento ele vinha correndo em direção à cozinha. Então, houve o choque do seu rosto com o líquido fervente da cera derretida com gasolina... Quem salvou sua vida foi uma vizinha, uma professora de violão, que viu o acidente do quintal dela, pulou o muro com uma manta molhada e conseguiu extinguir o fogo. Sua mãe adotiva, desesperada, se queimava nos braços e não conseguia apagar o fogo.

Depois da tragédia, fez uma centena de cirurgias plásticas durante 12 anos, passando a viver “semi-internado” na Santa Casa de Santos, onde, inclusive, iniciou seus estudos na escola que o hospital mantinha para atender crianças “excepcionais”.

Criado com muito amor pelos seus pais adotivos, jamais foi protegido como alguém diferente ou vitima e essa postura o ajudou a enfrentar e superar os desafios surgidos no seu crescimento, adolescência e juventude. Tendo vivido todas as fases dessa época com grande coragem e resignação.

Aos 17 anos cansou-se de tantas e penosas cirurgias e resolveu enfrentar a sua vida com a cara que tinha. Logo se tornou compositor, vencendo muitos festivais na época, inclusive o premio Governador do Estado, com “A Balada de Manhattan”, no grupo de teatro que participamos.

Confira vídeo da TV Record, Programa Hoje em Dia, entrevistando JOSÉ LUIZ TEJON




Atualmente é Professor de pós-graduação da ESPM e FGV/SP. Jornalista, publicitário, escritor . Diretor geral da OESP Mídia, empresa do Grupo O Estado de S Paulo. Presidente do conselho da Associação Brasileira de Listas (ABL). É fundador e membro do conselho efetivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e conselheiro do Pensa (FEA/USP). Mestre em educação, arte e cultura pela Universidade Mackenzie. Tem especializações em negócios e liderança na Harvard Business School, Universidade Pace, MIT (EUA) e no INSEAD (França). Articulista do Jornal da Tarde e é autor de quatro livros de marketing e vendas, além de “O Vôo do Cisne”, “O Beijo na Realidade” e “Realidade e Liderança para Fazer Acontecer” (Editora Gente).

Sua primeira esposa foi uma companheira do nosso grupo de teatro, também muito querida e chamada Cristina, com quem teve três filhos. Depois se separaram e hoje é casado novamente e teve mais um filho. Ao todo tem três filhas mulheres e apenas um homem.

Seu grande amigo de infância, também santista e famoso escritor de livros e palestrante, ROBERTO SHINYASHIKI, o convenceu a trilhar o mesmo caminho e hoje, a despeito da sua aparência, tornou-se um dos melhores do Brasil, eleito pelo 9º Prêmio Top of Mind de Profissionais de Recursos Humanos. Aquele garoto que não tinha coragem para sair na rua, que tinha vergonha de falar com as pessoas, que jamais fazia perguntas em público para não ser visto e, hoje, olha para uma multidão de milhares de pessoas e faz palestras é, de fato, uma tremenda superação.

Com todas essas atividades de sucesso, ainda consegue participar da Banda Dinossauro Rock Band, que se apresenta uma vez por mês no "Dinossauros Rock Bar", um Pub de Rock, na Rua dos Pinheiros, 518 em São Paulo.

Faz também comentários na Rede Transamérica de Rádio, com Irineu Toledo, no Transnotícias – segundas, quartas e sextas, em torno das 7h da manhã. E na Rádio Mundial de São Paulo, às terças-feiras, 10h da manhã, ao lado do Roberto Shinyashiki.

Enfim, é um sujeito maravilhoso, como existem poucos no mundo. Tenho muito orgulho de tê-lo conhecido e sido seu amigo no passado. Hoje acompanho a sua trajetória de sucesso com muito carinho, torcendo que o seu exemplo sirva para todos aqueles que não conseguem encarar seus problemas da mesma forma.

Confira vídeo da TV Gazeta – Programa de Ronnie Von com o escritor JOSÉ LUIZ TEJON, maestro João Carlos Martins e outros convidados



Se você gostou dessa postagem, visite também:

12/06/10 - Nick Vujicic, um exemplo de superação
31/07/10 - João Carlos Martins, uma lição de superação


Fontes: http://www.velhosamigos.com.br/Foco/tejon.html

http://recantodasletras.uol.com.br/contos/2305930

Um comentário:

  1. Em relação aos convidados do Programa Ronnie Von, gostaria de lembrar que o Sr. João Carlos Martins,apesar de músico esforçado, teve sua vida sempre ligada ao do Sr.Paulo Maluf,chegando a ser até tesoureiro do partido do mesmo. Apesar de suas superações, gostaria que o escândalo "Pau Brasil" (Lembram-se?) fosse explicado, pois, até o momento é uma incógnita.Temos que endeusar pessoas que realmente mereçam. E, em minha opinião, a vida pregressa deve ser levada em conta.
    Abraços,
    Michel Scheir

    ResponderExcluir