terça-feira, 12 de outubro de 2010

MARIO LANZA, SAUDADES DE VOCÊ!

Infelizmente, devo confessar que sou leigo e ignorante em matéria de musica erudita, apesar de adora-la (não em todos os momentos, claro), mas tenho um amigo maestro chamado Michel Cipes Scheir, que além de profundo conhecedor, também é excelente compositor, apesar de não ter ainda todo o seu talento reconhecido, porém, sempre foi fonte de imensos conhecimentos e informações sobre o tema.

Meu avô materno , Giovanibatista Lemela, além de italiano, amava óperas e tinha quase todos os LPs de 48 rotação da época, assim, cresci ouvindo óperas, aprendendo a curti-las e hoje até lamento que não seja muito difundida no Brasil, com grandes temporadas como na Europa. Para colaborar, minha mãe era fã apaixonada do tenor norte-americano MARIO LANZA (foto acima), que atuou em diversos filmes nas décadas de 40 e 50 cantando óperas famosas, então, mesmo ele tendo morrido quando eu era muito pequeno, cheguei a assistir todos os seus filmes na TV e em festivais de cinema na minha cidade, em Santos.

Confira vídeo com Mario Lanza cantando “Granada




Como eu gostava de óperas, passei a curtir também os musicais, tanto no cinema, como no teatro e então, através do grande maestro Leonard Bernstein que compôs para West Side Story , depois de adulto, comecei a ouvir com mais interesse, frequentar espetáculos de orquestras e alguns concertos, apurando o meu ouvido com a verdadeira e eterna musica clássica e passando a conhecer e escutar também grandes compositores como: Vivaldi (1678-1741) e Bach (1685-1750), do Barroco que são os meus prediletos, Haydn (1737-1806), Mozart (1756-1791), Beethoven (1770-1827), Schubert (1797-1828), do Classicismo, Strauss (1804-1849), Chopin (1810-1849), Wagner (1813-1883), Lizt (1811-1886), Verdi (1813-1901), Saint-Saens (1835-1921), Carlos Gomes (1836-1896), Tchaikovsky (1840-1893), Puccini (1858-1924), Debussy (1862-1918), dos Românticos, Ravel (1875-1937), Carl Orff (1895-1982) e Villa-Lobos (1887-1959) dos Modernos. A grande maioria destes comprei coletâneas em LPs e depois Cds, mas sem dúvida, se não fosse o MARIO LANZA e seus filmes na minha iniciação musical, talvez atualmente eu fosse muito mais ignorante do que já sou, lamentavelmente, assim, a ele, o meu reconhecimento e saudades.


MARIO LANZA, nasceu na Filadélfia (E.U.A.), dia 31 de janeiro de 1921 e faleceu em Roma (Itália), dia 7 de outubro de 1959. Foi um tenor norte-americano de ascendência italiana.

Fez grande sucesso na década de 1940 e 50, principalmente por suas participações no cinema. Interpretou Enrico Caruso no cinema e fez apenas sete filmes, mas ganhou notoriedade mundial.

Foi considerado o mais famoso tenor dos EUA, mas durante toda a carreira enfrentou problemas com o excesso de peso, o consumo de álcool e de barbitúricos. Influenciou vários cantores, tanto clássicos como populares, e o próprio Elvis Presley declarou em uma entrevista na década de 1970 que foi um dos seus maiores fãs.

Confira vídeo com Mario Lanza cantando “Nessun Dorma



Filmografia:

That Midnight Kiss - 1949
• The Toast of New Orleans - 1950
• O Grande Caruso - 1951
• Because You're Mine - 1952
• The Student Prince - 1954
• Serenade - 1956
• Seven Hills of Rome - 1958
• For the First Time - 1959


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

3 comentários:

  1. Caro Beto, fiquei lisonjeado por ter sido citado na mesma matéria do grande Mario Lanza. Se não era muito conhecido, após tal inclusão, passei a sê-lo. Infelizmente em nosso país, à música erudita não se dá o devido valor. Enquanto as temporadas líricas do Metropolitan de New York são formadas por, mais ou menos vinte títulos, S.Paulo, a maior e mais rica cidade brasileira, raramente apresenta algum espetáculo. Em 2007 tive a oportunidade de apresentar uma das minhas dezenas de óperas no Theatro Municipal de S.Paulo. Em 2008, outra das minhas composições líricas foi apresentada em Palmas-TO... e assim por diante...É um árduo trabalho. Porém, não consigo parar de compor. Mario Lanza,certamente, teve mais sorte e talento do que eu. Mas, tenho certeza, temos algo em comum: O amor pela música! Mais uma vez, agradeço pela citação,
    grande abraço,
    Michel Scheir.

    ResponderExcluir
  2. Há nuitos anos atrás, creio na década de 70, a TV Cultura apresentava óperas e eu as assistia sempre.Creio que já não está mais na programação.Já assisti filme com Mario Lanza mas não conhecia sua biografia.É sempre relevante essas informações para o público amante desse gênero musical.É triste constatar que no nosso país não se tenha a cultura dos grandes espetáculos musicais, das óperas e musicas clássicas, e mesmo as instrumentais.Obrigada.Dete.

    ResponderExcluir
  3. amigo vc poderia me informar qual filme que mario lanza canta a musica granada obrigado

    ResponderExcluir