sexta-feira, 3 de setembro de 2010

UM MUNDO SAUDAVEL SOBRE DUAS RODAS

Cada vez mais pessoas acreditam que as modificações de profundo alcance, que estão ocorrendo, na maior parte das áreas da vida, eventualmente irão nos levar a um ‘outro mundo’ – um mundo cujos traços, por enquanto, mal podemos entrever.



A era que está por terminar caracterizou-se pela eficiência, velocidade, conforto, prestígio social e mobilidade ilimitada – características para as quais o automóvel é um símbolo.


A era que está por vir será – é a nossa esperança – caracterizada por: viver em harmonia com a natureza; tecnologia suave; economias plenamente sustentáveis; um sentimento voltado às necessidades mais profundas do ser humano, como a capacidade de obter satisfação das coisas que estão ao nosso alcance.

Um símbolo para isso poderia ser... a bicicleta.

Na Holanda, um dos países mais desenvolvidos do Mundo e com excelente qualidade de vida, o uso da bicicleta é incentivado pelo governo e assim, metade da população anda de bicicletas.

Confira vídeo do Jornal da Record, na Holanda metade da população usa bicicletas




Vantagens da Bicicleta sobre o Automóvel


• Produz pouquíssimo ruído, e não emite gases (ou seja: poluição atmosférica e sonora iguais a zero);

• A velocidade de deslocamento está adaptada às capacidades de percepção, reação e assimilação humanas, as quais levaram centenas de milhares de anos para se desenvolver (o carro oportuniza o deslocamento a velocidade muito acima da capacidade humana de processar dados e tomar decisões com razoável segurança);


• De lambuja, a bicicleta oportuniza a atividade física necessária para a saúde e o bem-estar geral da pessoa (pedalar regularmente reduz a suscetibilidade a males relacionados com o estilo de vida moderno, tais como hipertensão, obesidade, e outros);

• Andar de bicicleta meia hora por dia aumenta o metabolismo em oito calorias ao minuto, consumindo onze quilos de gordura por ano;

• A tecnologia empregada é visível e de fácil compreensão;

• É facilmente reparável, quase sempre pelo próprio usuário;

• Sua fabricação consome pouca energia e matéria-prima;

• Com a bicicleta pode-se percorrer 1000 km, usando a quantidade de energia correspondente a um litro de gasolina;

• Deslocando-se a 15 km/h, um ciclista gasta uma quantidade de energia menor do que aquela que é gasta por um carro apenas para manter os faróis ligados;

• Na bicicleta, o “motor” tem sua força, eficiência e durabilidade aumentadas, quanto mais ele é usado;

• Uma infra-estrutura simples e barata é suficiente;

• É possível, em grande parte, reciclar;

• Há pouca exigência de espaço físico;

• A consciência é influenciada positivamente, através da vivência direta do meio ambiente (por exemplo: percepção de odores, temperatura e mudanças de umidade, ao atravessar um trecho de mata);

• Fomento à capacidade de se conectar socialmente, através do contato visual e auditivo permanente com os demais participantes do tráfego;

• Deslocamento de porta a porta;

• Também utilizável por crianças e idosos;

• Frustração e estresse podem ser transformados em propulsão útil - ao invés de se depositarem prejudicialmente nas artérias.

Confira vídeo JCONLINE - A revolução das bicicletas no Mundo



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28/04/10 - Turismo em Amsterdã
10/09/10 - Holanda, o País que serve de exemplo para o mundo


Fonte
: extraído de “Liegeräder – Hinweise zu Konstruktion und Bau” –traduzido por Artur Elias Carneito: Site: http://werner.stiffel.bei.t-online.de

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