quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MERCADO DE TRABALHO APÓS OS 40 ANOS

A árdua tarefa de conseguir emprego após os 40 anos poderá ser mais tênue diante da retomada econômica. Especialistas em Recursos Humanos apontam que as empresas miram profissionais experientes, devido à falta de mão de obra qualificada. Contudo, o embate com a força jovem à disposição das indústrias segue, principalmente na área operacional.


A HORA E A VEZ DOS PROFISSIONAIS EXPERIENTES NAS EMPRESAS

Gente para trabalhar no Brasil, nunca faltou, o mercado de trabalho nem consegue absorver todos que anualmente entram nele, o grande problema é a qualificação, falta gente qualificada no Brasil.

Com a expansão da economia para todos os lados, como estamos tendo no Brasil hoje em dia, as empresas estão precisando cada vez mais de profissionais experientes e qualificados para poder liderar e dar suporte para suas equipes.

É um fenômeno interessante: como a experiência está sendo mais valorizada, os bons profissionais estão parando de trabalhar cada vez mais tarde e estamos vendo cada vez mais pessoas de 40, 50 anos dividindo as salas de espera da entrevista de emprego com os mais jovens de 20.

Confira vídeo Como retornar ao Mercado de trabalho após os 40 anos



Nunca é tarde para se mudar de empresa, mudar de ares ou até mesmo começar uma nova carreira. Experiência profissional, no entanto, sozinha não é capaz de garantir o sucesso em uma entrevista de emprego, de nada adianta ter toda uma qualificação se você não conseguir se vender corretamente, não passar a impressão correta.

Obviamente ainda existe muita discriminação por parte de algumas empresas, que nem chegam a chamar pessoas de 40 ou 50 anos para as suas entrevistas de emprego, mas os profissionais mais experientes podem comemorar, nunca o índice de desemprego foi tão baixo para esta faixa etária.

Para se ter uma idéia deste fenômeno, segundo o IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos é 3,5x maior que entre os profissionais de mais de 24 anos.

Para ajudar quem está na casa dos 40 ou 50 anos e quer voltar a trabalhar ou então mudar de empresa, o Guia da Carreira (veja o link no final deste post), preparou algumas dicas simples para a entrevista de emprego:

DICAS PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO DE PROFISSIONAIS EXPERIENTES

Destaque Sempre a Experiência Profissional na sua Entrevista de Emprego

A principal vantagem dos profissionais de 40 ou 50 anos sobre os mais jovens com certeza é a experiência. Na hora da entrevista de emprego quando você for falar dos cargos que já ocupou em outras empresas, aproveite sempre para falar sobre a sua trajetória e suas realizações, destaque o quanto você já colaborou para outras empresas e o quanto pode trazer para esta nova companhia.

Um profissional experiente e que vai agregar valor pode ser tudo que a empresa está buscando naquela rodada de entrevistas de emprego.

Indique Comprometimento e Atualização em Relação a sua Profissão

Muitas vezes um profissional mais velho pode passar a impressão de falta de atualização e dinamismo a primeira vista. Combata este estereótipo na sua entrevista de emprego destacando sempre cursos e atualizações que você tenha feito. Destaque que você tem se atualizado com freqüência.

Caso você não tenha se atualizado com frequência, adote esta postura, mesmo que não seja possível realizar cursos, procure sempre ler e pesquisar sobre a sua profissão. Mostre-se comprometido e atualizado com o universo da sua profissão.

Demonstre Disposição para Aprender Coisas Novas

Ninguém é sábio o bastante a ponto de não precisar aprender coisas novas. Durante a entrevista de emprego, deixe esta postura bem clara: você é sim um profissional experiente vai ensinar muito a equipe, mas também está sempre disposto a aprender com os mais jovens. Isso mesmo!! Demonstre confiança, mas demonstre também humildade e que você está disposto a colaborar. Mais jovens e mais velhos podem formar excelentes equipes, onde cada um colabora com o que tem de melhor.

Confira vídeo do Jornal da Gazeta – Empresas aumentam contratações às pessoas com mais de 50 anos




Copa e Olimpíadas vão demandar mão de obra

A perspectiva é de que muitos profissionais com idade superior a 40 anos e aposentados deverão voltar ao mercado, principalmente os engenheiros.

Levantamento realizado pelo portal de empregos Curriculum.com.br no ano passado mostra que os seniores têm mais oportunidades na indústria, varejo, bancos e empresas de auditoria e gestão.

Segundo o site, no ano passado, mais de 167 mil candidatos com esse perfil tiveram seu currículo visualizado pelas empresas, sendo que 183 mil estavam empregados.

Se você gostou dessa postagem, leia também:

25/05/10 - No Brasil falta mão de obra qualificada
31/08/10 - Idosos, mercado volta a oferecer vagas
23/08/10 - Tecnologia da Informação, há vagas, falta qualificados


Fonte:
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/entrevista-emprego-apos-40-anos/

Um comentário:

  1. Caro Beto Lemela,

    Acabo de botar no ar o meu 1º. BLOG : http://jobless-clamour.blogspot.com/ - que tem uma proposta bem específica...

    Cheguei à sua página, fazendo pesquisa sobre o tema e propósito que quero desenvolver, mas voltarei a ela porque há muito mais prá conhecer.

    Preciso dar start às providências de divulgação do quero, noticiar, discutir... - Apreciaria contar com v. seja comentando, como articulista ( se assim desejar ), seja atuando como multiplicador.

    Go ahead!

    cmeira

    ResponderExcluir