quarta-feira, 28 de abril de 2010

VIOLÊNCIA NA BAIXADA SANTISTA



Os prefeitos da Baixada Santista não digeriram bem o comunicado enviado pelo Consulado dos Estados Unidos aos cidadãos norte-americanos, orientando para que eles evitem viajar para Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, por conta da onda de violência na região na última semana.

Em reunião no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na manhã desta terça-feira, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), afirmou que o Condesb enviará um ofício ao Consulado dos Estados Unidos, na Capital, manifestando o descontentamento e pedindo retratação. "Casos de violência existem aqui como em outros países, inclusive nos Estados Unidos”, avalia a prefeita.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos diz que esse comunicado do Consulado “não se justifica”. E acrescenta: “A vida na cidade transcorre dentro da normalidade para moradores e visitantes. Um exemplo significativo da redução da criminalidade em Santos é a taxa de homicídio doloso, apurada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Nos últimos cinco anos, caiu quase pela metade: em 2004 era de 10,32 por grupo de 100 mil habitantes, e em 2009 foi de 5,86”.

Esse comunicado do Consulado dos Estados Unidos, divulgado por e-mail na última sexta-feira, para os turistas cadastrados no órgão, surpreendeu também as delegacias da Baixada Santista.

”O alerta é prematuro e não há risco em relação aos turistas”, afirmou o delegado Seccional de Santos, Roni da Silva Oliveira, por telefone, em entrevista a Globo News.

Segundo o delegado, não existe justificativa para esse alerta. “Os números comprovam que de 2001 até 2009, em toda a região, os homicídios diminuíram um terço. Por exemplo, em Guarujá, passou de 157 para 53. Essa média de redução acompanha toda a região”.

Onda de violência

Na última semana, 17 pessoas foram assassinadas na Baixada Santista (seis em Guarujá, cinco em São Vicente, cinco em Santos em uma em Praia Grande) e houve 14 atentados a tiros.

Sobre os assassinatos, o delegado explica que “foram crimes direcionados em algumas regiões, com objetivo de disputa de ponto de tráfico de drogas ou, até mesmo, vingança em razão de homicídios ocorridos”. No entanto, segundo ele, "isso não quer dizer que quem morreu seja traficante ou marginal”.

De acordo ainda com o delegado da Seccional, há fortes indícios de que os crimes tenham sido cometidos pelo mesmo grupo, em razão da proximidade do local e o modo como foram executados. Geralmente, dois homens encapuzados de motocicleta paravam em algum local e efetuavam disparos, atingindo as pessoas que ali se encontravam.

Desde a semana passada, a Policia Militar reforçou o monitoramento no Litoral Paulista. Um total de 300 homens faz o patrulhamento em pontos estratégicos de Guarujá e São Vicente. Além disso, de dois a três pelotões da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) vieram da Capital.

Secretaria garante segurança na região
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo garante que a segurança nos municípios do Litoral Paulista “está sob controle” e menciona o reforço do policiamento com tropas especializadas, desde o último dia 19. “Qualquer cidadão que deseje pode visitar normalmente as cidades do Litoral Paulista”, finaliza.

(fonte: Jornal A Tribuna digital)






Nenhum comentário:

Postar um comentário