sábado, 24 de abril de 2010

DICAS PARA O AMADURECIMENTO SAUDÁVEL



O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, portanto a juventude não é eterna e nem a ciência descobriu a fonte da juventude. Porém existem diversos meios para atenuar ou retardar o envelhecimento, nos proporcionando um amadurecimento saudável e com muita qualidade de vida.


Existem centenas de dicas com esse intuito, porém hoje vou relacionar apenas cinco das mais importantes da pirâmide da longevidade, para adquirirmos uma nova postura visando atingir esses objetivos:


Na base da pirâmide da Longevidade está o equilibrio emocional, constituido por pensamentos e atitudes positivas. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também quanto se vive. Pesquisadores americanos comprovaram que pessoas otimistas tem reduzidos pela metade os riscos de morte prematura em comparação com pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Outros fatores importantes para equilibrar a área emocional são o controle do estresse, um bom sono e a harmonia no convivio social e familiar.


Em segundo lugar vem a opção de não fumar e não usar drogas. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que AIDS, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também para os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.


No terceiro degrau estão os exercícios físicos que além de ajudar a manter o peso, melhora a saúde vascular, fortalece os ossos, assistindo na proteção contra o estresse e inúmeras doenças. Pessoas ativas têm maior liberação de serotonina, dopamina e endorfina, o que proporciona uma sensação de bem estar, contribuindo para a redução do estresse e promovendo melhor qualidade de vida.


Logo a seguir, no quarto degrau, está a alimentação saúdavel e equilibrada, que deve ser rica em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açucar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos periodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranquila, mastigando bem os alimentos.


E no topo da pirâmide está o balanceamento dos micros elementos, de fundamental importância para que as células tenham substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças.


Seguindo esses passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato e, finalmente, daquilo que pensamos.



Um comentário: