quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SANTOS, A MAIS BELA CIDADE DO ESTADO

A cidade de SANTOS, conhecida mundialmente como sede do time do mesmo nome, na Vila Belmiro (ou Vila Famosa), é também celeiro de grandes talentos da musica. do teatro e dos esportes brasileiros, como Charles Brown Junior, Karametade, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, Alexandre Borges, Paulo Vilhena, Bete Mendes, Lolita Rodrigues, Graziela Moretto, Oscar Magrini, Analú Prestes, Silvia Salgado, Jandira Martini, Sérgio Mamberti, Plínio Marcos, Charles Moeller, Rogério Sampaio, Leandro Guilheiro, Fabio Goulart e muitos outros, mas principalmente é um município portuário localizado no litoral do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga o maior porto da América Latina, o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio. A cidade é sede do poder executivo paulista em todo dia 13 de junho (Capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.

Santos possui uma economia crescente. A cidade é uma das mais ricas do país, com PIB de R$ 19 704,88 bilhões. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando no centro da cidade a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que resultou no atual Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.

Confira o vídeo VIAJANDO, com Caio Fernandes, sobre a cidade de Santos (Parte I)



Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices. O principal cartão postal do município são os 7 km de praias. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio-ambiente da região muitas vezes ligados à universidades ou à instituições biológicas. Em 2009, Santos contava com 417 098 habitantes, segundo estimativas do IBGE.

O PNUD 2000 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na Lista dos municípios brasileiros por IDH, e em terceiro lugar na Lista dos municípios de São Paulo por IDH.] Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.

Confira video VIAJANDO, com Caio Fernandes, sobre a cidade de Santos (Parte II)




Além de toda a sua beleza natural de sete kilometros de praias ajardinadas, limpas e bem cuidadas, conta com um comércio pujante, uma vida cultural vibrante e muitos eventos esportivos, nacionais e internacionais durante todo o ano, proporcionando aos seus moradores e visitantes muitas atividades para entretenimento e lazer. É uma das cinco cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida, comparável a qualquer uma da Europa.

Conta com diversos shoppings para compras (Praiamar, Miramar, Parque Balneário e Pátio Iporanga), teatros (Municipal, Coliseu, Guarani e SESC), dezenas de salas de cinemas, museus, pinacoteca, horto florestal, orquidário, aquário e um preservado e importante Centro Histórico.

Enfim, Santos é uma cidade para visitar e curtir muitas e inesquecíveis atrações, desfrutando além das suas belezas e atrações, um povo lindo, simpático e hospitaleiro.

Se você gostou dessa postagem, visite também:

02/06/10 - Pré Sal e os novos tempos em Santos
16/07/10 - Costa da Mata Atlântica, um paraiso tropical

2 comentários:

  1. Oi Beto, em Setembro foi inaugurado o quinto bonde, um italiano que foi doado por turin, muito legal, mais comprido, bem legal, qdo puder vou postar fotos no meu orkut, abraços Marco Octavio

    ResponderExcluir
  2. Caro Beto ,
    Me chamo Venancio, tenho 55 anos, trabalho no correio de Navegantes SC, sou casado , moro aqui já 20 anos, mas todos os dias namoro minha cidade encantadora e melhor do Brasil , que é SANTOS , pela internet, minha filha nasceu ai, formou-se em Publicidade e Propaganda aqui, no momento trabalha ai em SANTOS, pra mim maior orgulho, sou apaixonado pela minha cidade, um dia volto, se Deus quizer. Abraços

    ResponderExcluir