domingo, 9 de outubro de 2011

SAL EM EXCESSO FAZ MAL A SAÚDE

Não tenho o costume de usar muito sal na comida que consumo, talvez porque o meu avô já idoso e adoentado tenha morado conosco durante a minha infância e adolescência, obrigando assim a minha mãe a utilizar sempre pouquíssimo sal no tempero dos nossos alimentos. Levei esse saudável hábito para o resto da minha vida.

Recentemente, ao servir um prato de sopa para uma velha amiga em casa, perguntei se ela gostaria de mais uma pitada de sal na comida e qual não foi a minha surpresa ao perceber que ela jogou no alimento a quantidade de sal que eu não uso nem para salgar toda a panela. Fiquei em estado de choque com o uso inadequado do sal por parte de uma professora de biologia, que teoricamente deveria ser esclarecida o suficiente para saber o quanto esse excesso faz mal a saúde.

SAL EM EXCESSO PODE RESULTAR EM HIPERTENSÃO, ENTRE OUTROS MALES:

Imagine suas artérias e seus delicados e ramificados vasos capilares tornando-se mais estreitos e rígidos - uma consequência dos sedentarismo, do estresse, do excesso de peso e da alimentação rica em gorduras e açúcar.

Por dentro, sem ser visto nem sentido, seu sangue move-se como um rio que se espreme em um desfiladeiro pedregoso, batendo com tanto vigor contra as paredes das artérias, podendo danificá-las ou enfraquecê-las.

Tal pressão pode romper os vasos do cérebro (causando um AVC) ou do abdome (aneurisma abdominal).

Ela pode, também, provocar a dilatação e o enfraquecimento do coração. Não é a toa que a hipertensão é uma das culpadas diretas pela aterosclerose nas artérias coronárias, estágio anterior ao ataque cardíaco.

Para todos os cardiologistas a pressão alta é vista como o mais importante de todos os fatores de risco cardiovascular e, por não apresentar sintomas na fase inicial, pode ser considerada como uma "assassina silenciosa".

Os critérios médicos definem a hipertensão quando o paciente apresenta pressão arterial acima dos 140 por 90 mmHg. "Na verdade, qualquer resultado acima de 120 por 80 mmHg ou 12x8, como é popularmente conhecida a medida, já requer mais cuidados", alerta o especialista.

Confira vídeo do Jornal da Record: O brasileiro consome mais que o triplo de sal do que o recomendado por dia e o excesso do consumo ajuda a causar problemas cardíacos, cerebrais e também insuficiência renal, doenças que são responsáveis por 300 mil mortes por ano no país. A campanha nacional visa prevenir a hipertensão com a diminuição da ingestão de sal, tanto o usado para temperar comida, quanto o encontrado em produtos prontos.



CENÁRIO PREOCUPANTE NO BRASIL

No Brasil, um estudo conduzido em 2008, com médicos de todas as regiões, investigou 2.810 pessoas em tratamento da hipertensão arterial, buscando avaliar o controle da doença.

O trabalho Controlar Brasil, liderado por Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), contou com a participação de mais de 300 médicos.
Na análise total, independentemente da condição a que se enquadravam os pacientes, 53,3% deles apresentava-se com pressão arterial maior que 140 x 90 mm Hg, bem acima do valor tolerado. Para pacientes de alto risco, o controle da doença não passa dos 35%.

Conclui-se, portanto, que mais de 45% deles não estavam com a pressão adequadamente controlada. O estudo dividiu os indivíduos avaliados em quatro grupos pré-definidos de risco crescente.

O controle da pressão arterial segundo em cada grupo foi, respectivamente: Grupo A = 61,7%; Grupo B = 42,5%; Grupo C = 41,8% e Grupo D = 32,4 %. Os índices mostram um cenário ainda mais grave, pois os pacientes de maior risco e que, portanto, necessitam de controle mais intenso eram exatamente os que menos apresentavam a pressão arterial controlada.

SINTOMAS SILENCIOSOS

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira acima de 40 anos sofre de hipertensão.

Índice que representa em torno de 17 milhões de portadores da doença. Por isso, é necessário aferir a pressão frequentemente, já que não detectar ou não tratar a pressão alta aumenta muito o risco de morte.

Os cardiologistas explicam que, geralmente, a hipertensão arterial é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes, e é justamente isso que a torna perigosa e nociva. Com efeito, muitas pessoas ignoram que sofrem de hipertensão.

Em muitos casos, o aumento da pressão arterial não se enquadra nos critérios de crise hipertensiva e não necessita de internação.

Outras vezes, entretanto, pode ser necessário atendimento imediato e hospitalização.
"As elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café", esclarece o especialista.

DETERMINAÇÃO

Pessoas com histórico familiar, doenças cardiovasculares, fumantes, obesos e com colesterol alto estão entre os principais grupos de risco da doença. É importante cuidar da qualidade de vida, pois fatores como estresse e má alimentação (principalmente, o excesso de sal) contribuem muito para o aumento da pressão arterial ou desencadeamento de uma crise hipertensiva. É necessário buscar atendimento médico imediatamente para avaliação do quadro e diagnóstico.

Alguma boas dicas sobre como diminuir o consumo de sal. São elas: retirar o saleiro da mesa, controlar o uso do sal no cozimento, preferir sempre alimentos frescos, evitar os temperos, sopas prontas, embutidos, conservas salgadas, salgadinhos e queijos gordos. "Não esqueça também de sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com pouco sódio", completando.

Para o tratamento da hipertensão é necessário muito esforço e determinação dos pacientes. Apesar de não ter cura, com um controle e seguindo as orientações médicas é possível ter uma boa qualidade de vida. Segundo diversos cardiologistas, é fundamental seguir alguns cuidados.

"O hipertenso deve diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, combater o sobrepeso, incluir atividade física em sua rotina, não fumar, controlar o estresse, e principalmente, verificar a pressão arterial regularmente", ressaltam.

O INIMIGO É O SAL

Um primeiro passo antes do uso de medicação é reduzir a quantidade de sal na comida, pois o sal retém água no corpo, mas somente algumas pessoas com hipertensão são extremamente sensíveis a ele, portanto esse procedimento não corrige totalmente o problema.

O sal pode ser "enxotado" das paredes das artérias - e assim do organismo - com dieta de restrição de sal por muito tempo (alguns anos) ou com o uso regular de diuréticos.

Betabloqueadores são associados geralmente aos diuréticos por diminuírem a frequência e a intensidade das contrações cardíacas. Ambas as ações bombeiam menos fluídos por minuto nos vasos.

É muito provável que no decorrer dos anos, a maioria das pessoas com mais de 60 anos recebam a indicação de tomarem, como rotina, uma medicação para pressão - como inibidores ECA ou betabloqueadores, a fim de prevenir danos decorrentes da pressão alta.

CORREM RISCOS:

* Aqueles que abusam do álcool
* Os fumantes
* Os portadores de diabetes
* Quem não mantém uma alimentação saudável
* Quem tem caso de hipertensão na família
* Os gordinhos
* Quem utiliza muito sal na alimentação

PRINCIPAIS SINTOMAS DE UMA CRISE HIPERTENSIVA:

* Sensação de mal-estar ou falta de ar
* Intensa dor de cabeça ou nuca
* Ansiedade ou agitação
* Tontura
* Visão "borrada"
* Dor no peito

Confira vídeo do Jornal Minha Vida TV: O excesso de sódio, concentrado no sal de cozinha, pode causar hipertensão e reter líquidos no corpo. Assista ao vídeo e veja qual é a quantidade recomendada de sal para a saúde. Reportagem de Adriane Zimerer, na web TV Minha Vida.



SAIBA COMO EVITAR A RETENÇÃO DE LIQUIDOS CAUSADA PELO SAL EM EXCESSO, PRINCIPALMENTE:

Barriga estufada, rosto cheinho, seios aumentados, pés inchados. Todos esses são sintomas da retenção de líquido, um problema que afeta muitas mulheres pelo menos uma vez por mês, antes da menstruação. Mas a verdade é que as causas da retenção de líquido vão além da TPM.

É preciso investigar do que se trata antes de se assustar com os dois ou três quilos que podem aparecer num período de poucos dias. Má alimentação, sal em excesso, insuficiência renal, falta de exercícios físicos e até o uso de antinflamatórios e da pílula anticoncepcional podem provocar este desconforto.

Para evitar a retenção de líquido, há uma série de coisas que podem ser feitas. "Prestar atenção na alimentação é fundamental. Se você come poucas hortaliças e frutas, acrescente esses alimentos no seu cardápio. Eles facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção", afirmam os cardiologistas. "Corte ou diminua a ingestão de líquidos durante as refeições, vai ajudar na digestão e evitar a retenção de líquidos".

RETENÇÃO É COMUM NA TPM

A TPM é um período delicado em que a retenção insiste em aparecer. As mudanças nos hormônios, no metabolismo e no apetite são fatores propícios para o inchaço. "Para diminuir o desconforto, é importante beber muita água para limpar o organismo. Pense numa média de oito copos por dia", dizem os médicos. "Exercício aeróbico também é fundamental porque faz com que você acelere o metabolismo e elimine mais urina. O período pré-menstrual acaba sendo mais guloso. Come-se mais gordura e doces, que aumentam a produção de toxinas. Tente se controlar", completam. Chás que ajudam na digestão e têm efeito diurético são eficientes contra a retenção de líquido. Além disso, a drenagem linfática é muito eficaz.


Confira vídeo do Jornal Minha Vida TV: O corpo inchado e aumento de peso pode ser sinal de retenção de água no organismo. Assista ao vídeo e veja como prevenir. Confira na reportagem de Adriane Zimerer para a TV Minha Vida.



COMO EVITAR O INCHAÇO:

* Beba muita água, pelo menos oito copos por dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas
* Invista em hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pêra e abacaxi. As folhas facilitam a digestão. Rica em potássio, a água de coco é boa opção. Aipo, berinjela, alho e fibras também são alimentos funcionais que ajudam a prevenir a retenção
* Faça exercícios regularmente
* Diminua o sal nas refeições
* Aposte na drenagem linfática
* Tome chás diuréticos, como os de hortelã e cavalinha
* Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce
* Cuidado com as carnes com muito sal, como bacalhau, carne-seca e embutidos.

Fontes : http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/444043/?noticia=SAL+EM+EXCESSO+PODE+RESULTAR+EM+HIPERTENSAO

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

28/04/11 – A obesidade torna-se preocupante no Brasil
15/11/10 – Transtorno bipolar do humor, o que é?
17/09/10 – A importância dos lactobacilos na alimentação diária
28/06/10 – Acabe com o seu sedentarismo – ande ou corra!
01/06/10 – Transtorno do pânico
25/05/10 – Depressão ou tristeza, como saber?

Nenhum comentário:

Postar um comentário