terça-feira, 19 de julho de 2011

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS NO BRASIL

Torna-se cada dia mais comum notícias nas TV's e Jornais sobre o modo como o idoso vem sendo tratado nos últimos anos. A violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam desapercebidas. No entanto os familiares devem se atentar a qualquer sinal de agressão.

Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública.Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte.

A questão da negligência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade científica.

Confira vídeo do Jornal da Band sobre violência contra idosos



O descuido e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a moradia e a proteção econômica devida.

Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.

Onde pode ocorrer os maus tratos?

 • Na casa do próprio idoso
 • Na casa do cuidador
 • Na comunidade em que reside
 • Nas instituições de longa permanência
 • Nos hospitais

Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas também há casos de de ações premeditadas de agredir sistematicamente o idoso. Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos:

 • Relação desgastada na família
 • Cansaço excessivo do cuidador
 • incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado

Confira video da PUC-SP sobre violência contra idosos (Parte 1)



Nas instituições de longa permanência, os maus tratos ocorrem quando há uma administração deficiente, com capacitação inadequada do pessoal, supervisão de enfermagem deficiente, número insuficiente de pessoal e ILPI isolada, sem participar da associação de classe. Para o nosso familiar e cuidador que está lendo estas dicas, oferecemos algumas dicas para ajudar a evitar que isto aconteça em sua casa:



 • Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente também é cidadão e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso.
 • Entender que maus tratos existem!
 • Aprender a buscar ajudar para melhorar o cuidado, dividindo-o com outras pessoas.
 • Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso dependente, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, pssa evoluir para uma situação de maus tratos.
 • Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade.
 • Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do município, delegacia ou promotoria.

Confira video da PUC-SP sobre violência contra idosos (Parte 2)



Saiba mais nas fontes consultadas:

http://www.webartigos.com/articles/16013/1/VIOLENCIA-CONTRA-O-IDOSO-UM-MAL-QUE-CRESCE-A-CADA-DIA-NA-SOCIEDADE/pagina1.html#ixzz1SbmtOMjo

http://www.cuidardeidosos.com.br/maus-tratos-contra-idosos/


Se você gostou dessa postagem, acesse também:

05/05/11 - Violência nas escolas do País
13/11/10 - Cinquentões e o mercado de trabalo de hoje
09/09/10 - Mercado de trabalho após os 40 anos
31/08/10 - Idosos, mercado volta a oferecer vagas de trabalho
04/07/10 - O abandono de idosos nos asilos do Brasil
26/06/10 - Moradores de rua, um flagelo social

Um comentário:

  1. Olá, Beto.

    É horrível de se ler, ouvir, saber, ver, falar e comprovar uma situação dessa com pessoas que chamamos de velhos e idosos. São pessoas com idades diferentes da nossa, mais que a nossa no momento,e, por força biológica, têem seu metabolismo diminuído e, consequentemente, às vezes, são mais lentos fisicamente e apresentam algum tipo de necessidade que requerem cuidados.
    Do tema tem-se muito o que falar, descrever, pois que revolta a visão de uma pessoa mais frágil sendo agredida ou toda machucada.
    Cruel é saber que tem filhos que, a título de cuidarem de seus pais, ficam com toda a aposentadoria deles e ainda os privam de qualquer benefício.E, também está se tornando cada vez mais comum, os avós sustentarem os netos que seus filhos e filhas trazem para a casa dos pais,fazendo com que nem seus remédios eles possam comprar.É um total desrespeito!
    Muito poderia escrever sobre este tema, tão comum em nossa sociedade,pois que, muitas vezes, conhecemos casos na família e com amigos, mas este espaço é para um comentário e não uma dissertação.
    Nascemos e, com o passar do tempo, vamos avançando na idade, 20,40, 60, 80, se estivermos saudáveis, trabalhando, somos agraciados mas, em algum momento, necessitaremos de alguém para nos acompanhar em alguma fase de nossas vidas.É bom pensarmos nisso!
    Odete.

    ResponderExcluir