terça-feira, 26 de julho de 2011

AMY WINEHOUSE E O SEU PREMATURO ADEUS

AMY WINEHOUSE nasceu em Londres no dia 14 de Setembro de 1983 e lamentavelmente nos deixa com apenas 27 anos, mesma idade que morreram outros ícones da música como Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones (ex-Rolling Stones) e Janis Joplin, todos por overdose de drogas, também.

Com seu inquestionável talento de letrista, além de uma maravilhosa voz que nos lembra uma negra, deixou no mundo todo uma multidão de admiradores inconformados com a perda tão prematura do ídolo.

Sua “causa mortis” ainda não foi confirmada, pois a autopsia na cantora, encontrada morta no sábado em sua casa, não foi capaz de determinar como ela morreu, e novos exames toxicológicos estão sendo realizados, com resultados esperados para dentro de duas a quatro semanas, segundo a polícia, mas tudo indica que realmente foi algum tipo de "overdose das malditas drogas”.

Winehouse tinha problemas com álcool e drogas e sua morte está sendo tratada por enquanto como "inexplicada" pela polícia, porém todos que conviveram com ela afirmam que foi uma “morte anunciada” e que há muito tempo já esperavam por esse trágico desfecho.

Confira vídeo de Amy e seu grande sucesso “Rehab"



BIOGRAFIA:

AMY JADE WINEHOUSE nasceu em Londres, dia 14 de setembro de 1983 - faleceu na sua cidade natal em 23 de julho de 2011. Foi uma das mais promissoras cantora e compositora britânica da ultima década. Ingressou na carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single com o nome de: "Stronger Than Me". A canção alcançou a 71ª posição na UK Singles Chart. O single foi produzido para promover seu primeiro álbum de estúdio, Frank lançado em 20 de outubro de 2003. Seu segundo single, "Take the Box" foi lançado em 12 de janeiro de 2004 e alcançou boas posições nas tabelas musicais; assim como "In My Bed", terceiro single da cantora. Meses depois lançou seu quarto single, intitulado: "You Sent Me Flying" ficando em 60º lugar na UK Singles Chart. Para assim terminar seus trabalhos com o álbum Frank, Winehouse lançou mais dois singles: "Pumps" e "Help Yourself" ambos debutaram a 65ª posição na UK Singles Chart.

Após idas e vindas na carreira, Amy lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado: Back to Black. O álbum foi lançado em 6 de outubro de 2006 e ficou em 2º lugar na Billboard 200 e em 1º na UK Albums Chart. Ainda em países como Brasil e França o álbum foi concedido pela ABPD e SNEP com certificação de diamante respectivamente, por mais de 1.000.000 milhão de cópias vendidas nos dois países juntos. Além de várias outras certificações como: ouro e platina. Além de ser a mais conhecida da cantora, a canção ficou em 9º lugar na Billboard Hot 100 e em 1º na Los 40 da Espanha. Também ganhou certificação de platina por mais de 120.000 mil cópias vendidas. Após o estrondoso sucesso de "Rehab", Winehouse voltou com mais um hit, lançando como single: "You Know I'm No Good" alcançando a 87ª na Hot 100. Após lançar diversos singles para o álbum como: "Back to Black" e "Tears Dry on Their Own", Amy se casou com Blake Fielder-Civil em Miami na Flórida no ano de 2007, quando lançou seu primeiro DVD, gravado durante um show em Londres, I Told You I Was Trouble: Live in London.

No ano seguinte enfrentou sérios problemas com a saúde e a polícia. Foi vista num vídeo no site do jornal britânico The Sun usando crack em janeiro de 2008. Três dias depois foi internada numa clínica onde ficou vigiada vinte e quatro horas por dia. Também em 2008 foi presa duas vezes por agressão e dirigir bêbada. E em 2009 se separou de Blake iniciando um romance com o diretor Reg Traviss. Em 2010, Winehouse voltou ao tratamento e se afastou temporariamente da música. Após aproximadamente onze meses depois, em 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres na Inglaterra.

Confira vídeo de Amy cantando Back to Black em Amsterdam (ao vivo)



O QUE SÃO ESSAS MALDITAS DROGAS:

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos.

A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Confira vídeo Amy cantando You know I´m no Good (ao vivo)



DROGAS NATURAIS:

Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.

Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.

DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.


DROGAS SINTÉTICAS:

Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.

Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

Confira vídeo de Amy cantando Love is a losing game



DROGAS SEMI-SINTÉTICAS:

Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.

Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

25/06/11 - Michael Jackson, dois anos da sua morte
13/06/11 - Elis Regina, saudades de você!
10/01/11 - Renato Russo, saudades de você!
14/12/10 - Fabio Assunção e o seu drama com as drogas
08/07/10 - Cazuza e Ezequiel Neves, o elo invisível

Um comentário:

  1. Oi, Beto

    Foi com grande tristeza que soube da morte desta artista tão talentosa.Quase não acreditei quando li a notícia.Há pouco tempo, esteve por aqui, fazendo shows. A exemplo de outros artistas, também talentosos, sucumbiu aos poderes dessas substâncias que só trazem a destruição, morte, para quem as usa, seja como fuga de uma situação, ou para que fim for.
    Gostei do texto sobre seu trabalho e também a referência às drogas, dando o conceito de cada uma delas.
    É lastimável ver, com tantos exemplos, que a droga continua infiltrada no meio social nos mais inesperados ambientes.
    Infelizmente esse mercado também é regido pela Lei da Oferta e Procura.Se existe para vender, existe quem cumpre.O que mais está para acontecer em relação a essa problemática?

    Abraços.
    Odete

    ResponderExcluir