quarta-feira, 11 de maio de 2011

STF APROVA UNIÃO ESTÁVEL HOMOSSEXUAL

O Resultado unânime dos juízes do SUPREMO TRIBUNAL BRASILEIRO decidiu em julgamento histórico, que casais homossexuais formam uma família com os mesmos direitos e deveres que os casais heterossexuais. O placar inteligente, democrático e unânime foi de 10 x 0.

Não é pouco no Brasil o Estado laico ter vencido. Se dois homens e duas mulheres se amam e constroem uma vida e um patrimônio juntos, por que não ter direitos ? Não fazia sentido.

Com a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo, cumpre-se a premissa principal da Constituição Federal, a de “que todos são iguais perante a lei”. A Igreja e os evangélicos atacam a decisão com o pretexto de que ela vai contra seus princípios. Foi aprovada a união civil de homossexuais e, não o casamento, que é de âmbito religioso. Não se trata de aprovar que pessoas do mesmo sexo possam participar de cerimônias religiosas, e sim de direitos iguais entre as pessoas que vivem juntos.

Confira vídeo do STF com a aprovação unânime da união homossexual em 19/11/11




Não foi apenas uma vitória dos homossexuais.Foi uma afirmação do Estado laico, do espírito democrático e do pensamento progressista. Não é pouco no Brasil, onde ainda se atacam homossexuais em plenas vias movimentadas, como a Avenida Paulista, da maior cidade do País.

Basta lembrar, por exemplo, que na campanha presidencial o aborto foi objeto de uma gincana obscurantista entre os candidatos “esclarecidos”. Ou não esquecer que os gays (de fato ou presumidos) são espancados por gangues nas ruas.

Ao reconhecer como legal a união estável entre pessoas do mesmo sexo, o STF estendeu a esses casais o direito dos heterossexuais: Partilha de Bens e Herança, pensão, declaração conjunta de Imposto de Renda, Plano de Saúde, Direito de visita em hospitais público, adoção de filhos como casal.

Quanto ao CASAMENTO CIVIL não foi legalizado, ainda. Na prática, a maior diferença entre união civil e casamento é cultural e formal, porque a maioria dos direitos é garantida para ambos os tipos de relação.

Mas, além de facultar aos gays o direito de constituir família, o STF vai contra a discriminação e a favor de uma sociedade mais tolerante e inclusiva, capaz de lidar de maneira civilizada com suas diferenças e multiplicidade de vida.


Confira vídeo do JORNAL NACIONAL sobre a decisão do STF sobre a união de pessoas do mesmo sexo



Eram dois os argumentos legais dos adversários da causa gay: 1) a Constituição diz que “é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar”; 2) Para ampliar esse conceito aos gays, seria preciso mudar a Carta, tarefa que caberia ao Congresso corrupto e dominado por grupos demagógicos ou da bancada evangélica ou católica.

Gilmar Mendes respondeu a essas objeções no seu voto: “O fato de a Constituição proteger a união estável entre homem e mulher não significa negar a proteção à união do mesmo sexo. É dever desta corte dar essa proteção se de alguma forma ela não foi concedida pelo órgão competente (O Congresso, que só atende interesses partidários ou próprios).

Mas feliz, de verdade, foi a fórmula do relator do caso, ministro Ayres Britto: “Aqui é o reino da igualdade absoluta, pois não se pode alegar que os heteroafetivos perdem se os homoafetivos ganham”.

Mesmo sem perder nada, foram derrotados aqueles que se sentem ameaçados pela sexualidade alheia (ou antes da própria). Perderam a Igreja, os conservadores em geral, e os homofóbicos em particular. Nem sempre o Brasil nos decepciona. Avançamos . Com a comissão do Congresso, pelas mãos do STF.

Vamos ver se o Congresso envergonhado pelo atraso, pela inoperância, resolve votar agora o projeto que combate a HOMOFOBIA e que tramita há meses, sem qualquer interesse dos safados.

Confira vídeo sobre a opinião da Direita Brasileira sobre a legalização da união civil homossexual




Fontes: Fernando de Barros e Silva, Eliane Castanhède, Luiza Fisher Carneiro, e Felipe Seligman ( do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO)

Abaixo indico alguns filmes que me levaram a refletir sobre o tema e o inacreditável problema que ainda vivem os homossexuais em pleno século XXI por não ter a sua união devidamente legalizada e aceita por todos:

* Desejo Proibido, de Jane Anderson, Marta Coolidge e Anne Herche - EUA/2000
* Baby Love (Comme Les Autres), de Vincent Garenq - FRANÇA/2008
* Direito de Amar, de Tom Ford - EUA/2009
* Uma Família bem Diferente, de Laurie Lynd - EUA/2009
* Patrick 1,5, de Ella Lemhagen - SUÉCIA/2009
* Minhas Mães e Meu Pai, de Lisa Cholodenko e Stuart Blunberg - EUA/2010



Se você gostou dessa postagem, acesse também:

20/01/11 – Transexualismo, você sabe o que é?
08/10/11 – homofobia, até quando?
21/10;11 – A família brasileira e a homossexualidade
19/01;/11 – Silas Malafraia, mais um falso profeta
28;07/11 – Prostituição Masculina
03/06/11 – Parada gay, palanque ou carnaval?

6 comentários:

  1. Há mais de dez anos, dorme nas gavetas empoeiradas e safadas do congresso nacional (minúsculo mesmo), o projeto de lei da então Deputada Marta Suplicy, da "União Estável de Pessoas do Mesmo Sexo".Católicos, Evangélicos e os "bolsonaros" da vida, sempre emperravam a possível votação. Foi necessário o STF tomar as rédeas do assunto e dar ganho de causa a nós, HOMOSSEXUAIS. Parabéns ao STF e à agora Senadora Marta Suplicy. São de pessoas assim que o Brasil precisa! Michel Scheir

    ResponderExcluir
  2. O deputado homofóbico-mor bolsonaro (sempre minúsculo),tentando vingar-se da decisão do STF, usando dinheiro público, ou seja, nosso dinheiro, imprimiu e está distribuindo em escolas e no congresso nacional (bem minúsculo),panfletos e cartilhas contra os Homossexuais. Afirma, entre outras asneiras, que os Homossexuais são pedófilos!E tem gente que vota nesse tipo de ser!!! Michel Scheir

    ResponderExcluir
  3. ascredito que todo mundo tem liberdade de expressao se escolheram viver com uma mulher ou homem do mesmo sexo e pq se amam niguem tem nada a ver . ninguem deve se opor a felicidade alheia .

    ResponderExcluir
  4. O SENHOR VIU A NEFASTA LEGALIZAÇÃO DE RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE NO MUNDO: (JB.6.65) POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO:
    (SL.78.1)- Escutai povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca:(NE.4.19)–Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo:(DT.29.10)–Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4)–Ouvi, pois, ó reis, e entendei tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17) – E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) –Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar; (DN.9.7) – como hoje se vê:
    (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra;(2CO.5.19) – porque importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) - Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (1CO.4.16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores; (1TS.4.4)– e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra: (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons:(LC.6.10)–E, fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

    ResponderExcluir
  5. boa noite professor beto, e um tema sempre polemico, eu sou gay mas não pretendo me casar os gays como eu quando nos relacinamos com um boy já dizemos que estamos casado, o senhor deve me entender, não tenho nada contra acho que toda forma de ser feliz e válida, desde que acha o rspeito de ambas as partes.rogério.

    ResponderExcluir
  6. quero saber como posso casar no cartório civil se a lei de voces não foi liberada ainda?

    ResponderExcluir