domingo, 12 de dezembro de 2010

RECOMEÇAR


Há pessoas que nascem com a bunda virada pra lua e conseguem ou atingem todos os seus objetivos, com muita facilidade, sem ter que fazer muitos sacrifícios ou despender muitos esforços. Tudo chega praticamente de mãos beijadas. Não foi o meu caso, felizmente ou infelizmente, não sei.

Perdi o meu pai no final da adolescência e desde então passei a trabalhar para me manter, pagar meus estudos e tudo o que sonhasse ou precisasse. Nada me veio com facilidade e sempre precisei batalhar muito para superar todos os obstáculos (que sempre foram muitos).

E, até hoje, já na maturidade, ainda venho lutando diariamente para sobreviver bem, para continuar crescendo como homem e ser humano.

Já sofri muitas quedas e revezes, mas continuo sempre recomeçando e tentando novos caminhos e, graças a Deus, sem perder o meu animo e a minha esperança de um dia finalmente ser e ter tudo aquilo que sempre sonhei.

Não tenho sonhos ambiciosos de riqueza, mas de conforto e tranqüilidade, que é mais do que suficiente para viver até o final dos meus dias. Porém, tenho certeza que todas as experiências, todos os sucessos e todos os fracassos que venho passando, continuam servindo para o meu desenvolvimento pessoal, além de ter me tornado um homem de caráter, que busca incessantemente o aprimoramento.

Às vezes, nos indagamos: por que recomeçar? E o que é recomeçar? Quantos de nossos dias são vividos com a esperança de que o amanhã será melhor? A vida, na sua rotina dia-noite-dia, é um eterno reinício, um eterno recomeçar.

A cada instante há um recomeço na vida, um recomeço da confiança, de fé, em dias de alegria e realização.

Na repetição de dias e noites, pode-se encontrar a significância do recomeço. Se erramos hoje, por que não buscar o acerto no amanhã? Se ofendemos ontem, por que não pedir desculpas hoje?

Quase sempre, na corrida vida de todos nós, o tempo para reflexão tem sido adiado. Buscamos realizar tarefas e mais tarefas, sem uma estação ocasional para meditar sobre o reinício, sobre um reinício.

O reinício diário, um recomeço diário. O começo do recomeço na manhã. O recomeço da vida no clarear do dia, o recomeço da vida no Sol que se põe.

A simplicidade do existir… nela está a razão para recomeçar.

Esquecer o que se passou há anos, há meses, há dias, há horas, há instantes. Por que e para que lembrar, relembrar o que perturbou a paz, o que infamou a alegria?

Os que de nós não enxergam, na rotina da vida, um recomeço, não vêem as auroras que brilham e brilharão.

Para eles, a vida não é mais que uma contagem de calendário – dias, meses, anos.

Para eles, o pôr-do-sol não revela o principiar da noite que, bela, lenta e calma, oferece o charme das estrelas, a cumplicidade da lua com o encanto do céu, seduz o sono, reconstrói a esperança, suaviza a dor.

A vida não é um acaso. O reinício não é uma circunstância.

Felicidade não é um estado de espírito. Crer não é casual. Viver é recomeçar… todos os dias, pelo alvorecer da nossa compreensão, pela confiança do nosso entardecer, pela infância da brandura que todo ser humano deve ter no coração.

Recomeçar é acreditar que a vida se renova… nos nossos pensamentos e, sobretudo, nas nossas atitudes, no fazer e refazer de nossa conduta. É preciso agir, pois, não se pode, de si para si, pensar que a oportunidade de recomeçar é inexaurível, pois, a cada dia, vidas se iniciam e se findam.

Um dia… um certo dia, talvez já não se possa, nesta vida, recomeçar.

Não deixemos que o tempo passe e, com ele, a ocasião de recomeçar… um dia que podemos encher de felicidade.

Recomeçar… de um ponto… de um lugar. Recomeçar com um gesto, com uma palavra, com um abraço… O sucesso nessa empreitada depende de nós.

Confira vídeo de Paula Toller: Eu tou tentando...



Estar tentando é estar em um processo, é ser humilde para dizer que ainda não chegou ao fim, é ser esperançoso, também porque o fim ainda não chegou.

Estar tentando é estar mobilizado, geralmente com alguém mais que partilha o mesmo ideal, a mesma causa, o mesmo sonho. Estar tentando é estar engajado, é não ter desistido, é estar no processo de encontrar soluções.

Estar tentando é respirar. Toda respiração é uma tentativa de ser manter vivo. Estar tentando é estar vivo. Estar tentando é andar rumo ao desconhecido, ou ao velho conhecido, é ter um foco e não desprezá-lo por nada, é dar valor ao que se sente, ao que se tem (ou quase tem) e ao que se quer, pela perseverança com que se luta. Estar tentando, acima de tudo, é ter uma idéia boa na cabeça, uma crença no possível ou impossível, é não se intimidar com o som de um ‘não’, é não desligar a televisão e achar que tudo já acabou.

Estar tentando é acordar cedo disposto a refazer os métodos, descobrir caminhos, recontar segredos e negociar com o ar que se respira. Estar tentando é escolher com delicadeza um caminho entre muitos, é saber que há sempre caminhos, entre muitos, a ser escolhidos.

Estar tentando é abrir os olhos e fechá-los na hora certa, num gesto de aceitação, mas não de alienação. Estar tentando é trabalhar, é lutar contra nós mesmos, é perguntar sempre o que o amor faria naquele momento. Estar tentando é escrever um blog todos os dias, negando-se a acreditar que novas idéias não mais virão, é estar disposto a mais uma vez respirar e ouvir, é tirar a nuvem dos olhos e tentar ver uma situação angustiante por outro prisma. Estar tentando é fazer as pazes com os dias de luz suave e com nossos sonhos.

Eu tou tentando. E você?

FONTE: TEXTO “ESTAR TENTANDO” - AUTOR: LEO COSTA HTTP://EVOLUIREFLUIR.BLOGSPOT.COM/2005/07/TENTANDO-SER-FELIZ-E-TE-FAZER-FELIZ.HTML

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

12/06/10 - Nick Vujicic, um exemplo de vida e superação
31/07/10 - Maestro João Carlos Martins, um exemplo de vida
10/10/10 - José Luiz Tejon, um exemplo de superação

2 comentários:

  1. Nossa Beto
    Essa Postagem ta linda
    E a musica ta otima tbm adoro KID ABELHA
    Sem muitas palavras !!! Só que ta perfeito a postagem!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Cheguei ao seu blog pesquisando sobre a palavra "recomeçar". Parabéns pelo texto!
    Paz e Bem pra vc!

    ResponderExcluir