sábado, 18 de dezembro de 2010

CYNDI LAUPER, O PATINHO FEIO DO ROCK

Ela foi conhecida no inicio da sua carreira como o PATINHO FEIO DO ROCK, hoje já madura, tem uma das carreiras mais consolidadas e um público apaixonado que a idolatra, pois além de grande cantora, atriz, compositora e instrumentista, possui um caráter incrível, que a tornou também: excelente esposa e mãe, e, ainda, uma das maiores trabalhadoras por causas sociais do Estados Unidos e porque não dizer, do mundo.

CYNDI LAUPER (nascida Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton em Nova Iorque, dia 22 de junho de 1953) é uma cantora estadunidense vencedora do Grammy, compositora, multi-instrumentista e uma atriz vencedora do Emmy. Com o lançamento de seu primeiro álbum solo, She's So Unusual, Lauper se tornou a primeira mulher no mundo a ter cinco canções na Billboard, a parada musical mais importante do mundo. Lauper já lançou 11 álbuns de estúdio e cerca de 40 singles, vendendo cerca de 25 milhões de álbuns no mundo. Recentemente lançou seu 11° álbum de estúdio, chamado Memphis Blues, lançado nos EUA em 22 de junho, vendendo 15.353 cópias na semana do lançamento, estreando na 26ª posição da Billboard 200 e em primeiro lugar no Billboard Blues Albums.

Em 1983 lançou o álbum She's So Unusual, que viria a lhe dar notoriedade em todo o mundo. O álbum vendeu nove milhões de cópias no mundo . O primeiro single, Girls Just Want to Have Fun, atingiu o topo das paradas chegando a se tornar um hino da geração MTV. Contudo, foi com o segundo single, Time After Time, que Cyndi Lauper atingiu o primeiro lugar nos mais diversos países. Logo depois vieram All Through the Night, She Bop e Money Changes Everything, e ela passou a ser conhecida no mundo inteiro, seus clipes eram exibidos com exaustão na MTV, suas músicas no rádio, enquanto seu estilo nada convencional era copiado por adolescentes da época. Todo esse sucesso lhe rendeu o Grammy de 1984, na categoria "melhor cantora revelação".

Confira vídeo de CYNDI LAUPER cantando minha musica favorita “TIME AFTER TIME”



Cyndi participou em 1985 do filme Os Goonies. A trilha sonora do filme traz duas canções dela: "The Goonies 'R' Good Enough" e "What a Thrill". A primeira canção saiu em single e logo se tornou um hit. Nesse mesmo ano, ela foi convidada para participar do projeto USA for Africa, liderado por Michael Jackson, onde vários artistas se reuniram e gravaram a canção We are the World, no contexto de arrecadação de fundos para ajudar as crianças carentes da África.

Com o novo álbum “TRUE COLORS”, mostrou uma outra Cyndi Lauper: uma Cyndi mutante, em evolução, aperfeiçoando tudo o que já fazia bem e somando seu talento nos arranjos e na produção do álbum. Isto acabou provocando, em quem ouviu o trabalho, a sensação de que algo de novo estaria para acontecer com ela: “Quero chegar nas pessoas que batalham todo santo dia, naqueles para quem a maior conquista é conseguir construir alguma coisa, conseguir viver um dia atrás do outro. Por isso escolhi ser suave. Agora, se suavidade é confundida com frescura, o problema não é meu.”

Este álbum foi um aviso sério no que dizia respeito às escolhas e capacidades de Cyndi como cantora. True Colors, o primeiro hit de 1986, chegou ao 1º lugar nos EUA e “Change of Heart” foi #3 na BillBoard. Neste álbum, que chegou ao 1.º lugar na Austrália e #4 nos EUA, ainda tinha “What’s Going On” excelente regravação de Marvin Gaye que chegou ao #12 na Billboard. Apesar dos destaques serem feitos “em cima” não se pôde deixar de sublinhar o soberbo aproveitamento da fusão de “What’s Going On” com Iko Iko, as duas canções que Cyndi “desenterrou”, além da forte presença de outros gênios como Nile rodgers, Billy Joel e Adrian Belew. “A única coisa que me interessa é fazer o que gosto com quem gosto. Não poderia ser criativa se fosse premeditada. Pronto: gosto de fazer o que me dá na cabeça!”. O álbum foi um sucesso moderado de vendas, atingindo seis milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Cyndi saiu em turnê com a True Colors World Tour, e em 1987 lançou o vídeo "Cyndi Lauper in Paris", com um "show" gravado na França. Em 1988 Cyndi estreou no cinema com o filme "Vibes", por ela protagonizado. A música "Hole in My Heart", gravada no mesmo ano e lançada como single, faz parte da trilha sonora do filme. No mesmo ano participou de uma oficina de compositores americanos na União Soviética, juntos lançaram o álbum: “Music Speaks Lounder Than Words” onde ela canta “Cold Sky” feita por ela mesma. “Estou me sentindo como se fizesse parte da marinha mercante.”

Cyndi tornou-se bem mais do que um personagem único na atmosfera pop, que surge aparentemente do nada para arrebatar a capa da Rolling Stones: “Cyndi virou celebridade”. Apesar da excelente venda dos álbuns anteriores e de sua intensa presença em todos os playlists de praticamente todos os formatos de FM e na MTV – uma conquista triunfal para qualquer artista que se pretenda popular – Cyndi havia se tornado uma prisioneira de sua própria fama. Celebridade era a última coisa que ela pretendia ser...

Em 1990 Cyndi chega a anunciar que ia abandonar a carreira dizendo que mandavam nela e a impediam de compor. Com o apoio de fãs e amigos ela muda de idéia. Dedica-se mais ao Rock e muda completamente o visual. Neste ano ela participa do famoso show de Roger Waters, The Wall Live in Berlin, cantando Another Brick In The Wall. Cyndi entra nas gravações de seu segundo filme, "Fora de Controle", no qual Cyndi foi bastante elogiada por sua atuação, o filme não chegou a ser campeão de bilheteria, mas foi bem executado nos cinemas, e muito locado. As gravações terminaram em 1991, sendo o filme lançado no mesmo ano.

Confira video de CYNDI LAUPER cantando “ Girls Just Want To Have Fun” - Live HD




Durante as filmagens do seu segundo longa "Fora de Controle" protagonizando a dançarina que se vestia de sereia chamada Cyd Morse ela conheceu o ator David Thornton. Cyndi dava carona para todos do estúdio e descobriu que David não tinha carro. Então começou a chamá-lo para ir com ela também. Cyndi o chamava de assassino por causa do papel dele no filme. Em uma dessas caronas, David começou a passar a mão na perna de Cyndi. Ela olhava para ele e ele olhava para frente como se nada acontecesse. Quando chegaram no prédio onde David morava ele deu um beijo em Cyndi e subiu. Ele vestiu o pijama, escovou os dentes, passou o fio dental (ele é bem certinho) e o telefone tocou. Era Cyndi perguntando: "Você me beijou?" e ele disse: "Sim". Houve uma longa pausa até que Cyndi disse: "Então desça aqui e termine o que começou!". Ela subiu e ficou com David. Assim começou o namoro. Meses depois David pediu Cyndi em casamento e ela aceitou. O casamento foi no dia 24 de novembro. Cyndi impressionou a todos, pois a rainha da extravagância vestiu um vestido de noiva tradicional branco e o cabelo loiro, pouca maquiagem, enfim, estava normal. Seu vestido tinha sido lavado a seco e encolheu. Ela não podia levantar os braços. Já o pastor Little Richard estava uma aberração com um terno todo colorido e ainda por cima arrancou risos dos convidados , pois tropeçou e falou "merda". A cerimônia foi simples na casa de Cyndi em Nova York. Ainda teve a participação da cantora e amiga de Cyndi, Patti Labelle que cantou na cerimônia a canção "Come What May" e no futuro viria a ser a madrinha do filho de Cyndi e David. Além disso,Cyndi participou do projeto Peace Choir e gravou junto com vários artistas a música Give Peace a Chance.

A cantora vem lançando com sucesso diversos albuns, todos com grande repercussão e shows inesquecíveis, desde o inicio da carreira, mas em 2007, Cyndi Lauper começa a compor seu 10º álbum, mas com alguns detalhes a resolver, decide lançá-lo no início de 2008. Em junho ela abre a 1ª anual “True Colors Tour 2007”, que trata de uma turnê em prol dos direitos humanos. “Eu acredito que todas as pessoas têm o direito de viver suas vidas com dignidade, oportunidade e segurança. Não importando sexo ou orientação sexual” declarou a cantora. A turnê passou por 15 cidades americanas e contou com a participação de Gossip, Dresden Dolls, Debbie Harry do Blondie e Andy Bell do Erasure.

Assim, alternando a sua carreira de sucesso e o seu trabalho benemérito por causas sociais, pela luta a favor dos direitos humanos e das minorias contra o preconceito, vem angariando um público apaixonado, cada vez maior, que se renova a cada ano. Constantemente é lembrada para o Nobel da Paz e tem o presidente Barack Obama como um cabo eleitoral apaixonado.

EM 2010:

Em 22 de junho de 2010 Cyndi lançou Memphis Blues, álbum de regravações de clássicos do blues nomeado ao Grammy Awards de 2010 na categoria Best Blues Album Of The Year, que conta com a participação de Charlie Musselwhite, Allen Toussaint, B.B. King, Jonny Lang, Ann Peebles e o saxofonista brasileiro Léo Gandelman. Memphis Blues debutou na Billboard Blues Album Chart na posição #1, e estreou na Billboard Top 200 Albums Chart na posição #26. Para divulgação do album, foi lançado como single a faixa número 1 do álbum, chamada 'Just Your Fool".

Memphis Blues ficou 14 semanas em 1° lugar no Billboard Blues Album e até agora já vendeu 70 mil cópias apenas nos Estados Unidos e mais de 350 mil no resto do mundo.

Confira vídeo de CYNDI LAUPER cantando seu grande sucesso “TRUE COLORS” que dá nome a sua fundação




A cantora e compositora Cyndi Lauper anunciou recentemente que sua fundação True Colors, que trabalha pela igualdade para membros da comunidade LGBT, vai abrir uma residência para acolher jovens desabrigados após serem expulsos de casa ou obrigados a fugir, por pertencerem a esse grupo social.

A residência True Colors, que será inaugurada no verão americano, terá sede no bairro do Harlem e deve abrigar jovens entre 18 e 24 anos. A casa vai ser a primeira permanente voltada para o público LGBT, em Nova York.

Fonte: WIKIPÉDIA

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

24/06/10 – MICHAEL JACKSON, um ano da sua morte
08/07/10 – CAZUZA E EZEQUIEL NEVES, o elo invisível.
15/08/10 – MADONNA 5.2
08/12/10 – JOHN LENNON, 30 anos da sua morte

16 comentários:

  1. Ela é o que chamamos de lenda da música, uma verdadeira cantora. Além de não precisar se vender ou vulgarizar sua imagem, ela é um exemplo de pessoa.

    ResponderExcluir
  2. oi! beto não concordo a cyndi tem 28 anos de carreira e o cd true collor´s vendeu 12,000, milhões de cópias, e mais cyndi já superou a marca de 70 milhões de cd´s e 10 milhões de singles, se você tirou essa materia do wikipédia está tudo errado. alias o que não falta e site com erros sobre a cyndi, até o proprio site dela está dando mancada, patinho feio do rock foi um apelido dado pelo cantor prince mais de forma carinhosa, assim como ele chamava taylor dayne de didi! rogério de oliveira! stay,2003.

    ResponderExcluir
  3. ola! o cd a night to remember vendeu,9 mlhões de cópias no mundo, o single de maior vendagem da cyndi foi girls just want to have fun. com 40000,00 milhões de cópias. em 1992 o single the wourld stone vendeu 250,00 duzentas e cinquenta mil cópias, o cd hat full of stars. vendeu 4,5 quatro milhões e meio, e a coletanea de 1994 que ela convidou vários drag queen vendeu 7 milhões de cópias no mundo!rogério de oliveira!come oh home.1994

    ResponderExcluir
  4. vamos continuar com as vendagens em 1997. cyndi lança o álbum sister of avalon que vendeu 1,5 e cyndi fez uma música chamada ballad cleo & joe que fala da vida de um drag queen, em 1998 cyndi lança um cd de natal merri crhisthima a nice life só no japão e vende 10000,00 de cópias só no japão em 1999 cyndi grava o single disco inferno a música faz grande sucesso e cyndi vai concorrer aõ grammy. time after time,1983

    ResponderExcluir
  5. boa tarde! vamos aõ anos 2000. cyndi iria lançar o cd shine mais a gravadora faliu e outra coisa que atrapalhou foi os atentados do 11 de setembro, cyndi lança em 2002 o ep shine e vendeu, 400,00 mil cópias em 2003 cyndi volta para a sua antiga gravadora e lança at last, o cd vendeu 4,5 e também no mesmo ano e lançado o essencial de cyndi lauper que vendeu,600,00 mil cópias em 2004 sai no japão o cd shine completo ele vendeu,500,00 mil cópias em 2005, sai o acustico e cyndi vende,600,00 mil cópias em 2008 cyndi lança o cd dance bring ya to the brink que vendeu, 30000,00 agora em 2010 ela lança um cd de blues memphis blues que vendeu até agora, 600,00 mil cópias no mundo! rogério de oliveira! into the night life 2008

    ResponderExcluir
  6. ola! saiu uma revista a minuano com entrevista traduções e um pôster da cyndi lauper corram para as bancas pra comprar está otima! rogério de oliveira! hey now, 1994

    ResponderExcluir
  7. ola! galera vai rolar o play day. e um dia dedicado a cyndi lauper, para participar tem que está cadastradono site da last fm. mais informações no site cyndi lauper now. rogério de oliveira! os goonies,1985

    ResponderExcluir
  8. ola! beto e galera o site thegreatcyndilauper.blogspot.com está sorteando um show e um cd inscrição até o dia 30 de abril. e só entrar no site para saber mais, e outra o cd memphis blues já vendeu 2milhões de cópias no mundo! e o site cyndi lauper now. também está promovendo o play day. mas informações no site, rogério de oliveira! stay,2003.

    ResponderExcluir
  9. boa noite prêmios de cyndi na música, concorreu 14 vezes aõ grammy, ganhou 1 como revelação em 1983. desbancando nada mais nada menos que madonna e a grande tina turner. ganhou 2 emmy awards,2 américa music award,7 américa video awards, e 18 mtv music awards.rogério de oliveira! sister of avalon,1997.

    ResponderExcluir
  10. a cyndi vai se apresentar na espanha, pela primeira vez eram dois shwos e agora serão quatro. e também já estão confirmado irlanda, e noruega. o memphis blues já vendeu 20000,00 milhões de cópias no mundo!

    ResponderExcluir
  11. cyndi poderá gravar uma música com lady gaga. para o eu novo álbum born the way. hoje cyndi foi homenageada pelo que fez e faz na música e também pelo lado social, ela merece! rogério sister of avalon,1997

    ResponderExcluir
  12. ola! boa noite a todos este mês cyndi complta 58 anos, no dia 22 de junho.e mais um gol laço de cyndi e lady gaga elas e outros artistas estão juntas promovendo vendas de camisa para arrecadar dinheiro para o japão. mas um gesto lindo de cyndi como sempre solidaria!rogério,rochair chair,2008.

    ResponderExcluir
  13. cyndi o furacão da europa, ela está arrasando fez seu primeiro show na islândia, arrasou na inglaterra com sua turnê,fez dois shows na noruega e depois dois shows na suiça, arrasou na frança iluminando paris, e depis foi a luxemburgo, mas foi na itália que depois de 24 anos ela voltou arrasando em roma e milão. votem na música da cyndi girls just want t have fun no site da billboard eles estão elegendo a música que marcou 80. e cyndi claro não poderia ficar de fora!rogério.i drove all night,1989. valeu beto!

    ResponderExcluir
  14. ola! beto olha ai o resultado da rurnê memphis blues, cyndi fez shows em 107 paises incluindoo brasil, já arrecadou mais de 45milões de dólares foi vista por 1,5 de pessoas e o maior públicofoi no show do canadá para 200 mil pessoas quebrouo record que era do show no chile em 1989. pela a night to remember tour! viva a imperatriz do pop. rogério,shaterred dreams,2010.

    ResponderExcluir
  15. ola! beto venho trazer-lhe novidades da cyndi,olha cyndi não ganhou só um grammy não, ela ganhou o de revelção e pacote de encarte (arte gráfica) eu acho que e a capa, e mais o cd memphis blues já vendeu 2,5 no mundo, e a outra surpresa e que o novo dvd de cyndi sairá dia 25 de outubro, nos eua e também no brasil! agora e esperar e conferir o belissimo dvd da cyndi!rogério, i don´t want to cry feat léo gandelman,2010.

    ResponderExcluir
  16. boa noite! professor beto o dvd da cyndi foi lançao agora dia 7 de novembro.

    ResponderExcluir