quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SETE BILHÕES DE PESSOAS NA TERRA EM 2011

A população mundial superará a barreira dos 7 bilhões de pessoas em 2011, sendo a África o continente que mais cresce, segundo estudo bianual publicado pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined) neste mês de agosto.

Segundo o relatório, a população mundial levou 12 anos para chegar aos 7 bilhões, depois de superar os 6 bilhões em 1999.

De acordo com as projeções do Ined, a Terra terá 8 bilhões de pessoas em 2025.
Este ano, o crescimento se estabilizará durante um século, situando-se entre 9 e 10 bilhões de pessoas, segundo o Ined - que faz seus estudos em paralelo aos da ONU, o Banco Mundial e outros institutos nacionais.

Em 2011, o crescimento demográfico mundial cairá 1,1% em 2011, visto que contrasta com o aumento de 2% alcançados há 50 anos, segundo o estudo.

A desaceleração do crescimento responde à diminuição da taxa de fecundidade mundial, que caiu a uma média de 2,5 anos por mulher contra cinco filhos em 1950.

Confira vídeo: POPULAÇÃO MUNDIAL CHEGA A 7 BILHÕES EM 2011 da revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL que vai discutir os desafios do crescimento da população mundial, que está prestes a atingir esta elevada marca de habitantes. A série de grandes reportagens começou na edição de janeiro. Neste vídeo, veja detalhes da reportagem de capa de revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL de janeiro.



O Ined destaca as enormes diferenças entre alguns países, como por exemplo no Níger (sete filhos por mulher) frente a Taiwan (com taxa de 0,9).

A África é o continente onde o crescimento demográfico continuará em clara ascenção, principalmente na zona subsaariana, assim como uma parte da Península Arábica e as regiões que vão do Afeganistão ao norte da Índia.

A população africana poderia quadruplicar em um século, segundo o Ined, passando de 800 milhões de pessoas no ano 2000 para 3,6 bilhões em 2100, apesar da alta mortalidade causada pela Aids.

"Em menos de um século, uma em cada três pessoas viverá na África, contra uma em cada sete hoje em dia", explicou à AFP o investigador Gilles Pison, autor do estudo.

Confira vídeo da BBC: Quantas pessoas podem viver na Terra? (Parte ¼) Em um programa especial, o naturalista Sir David Attenborough investiga se o mundo ruma a uma crise populacional. Em sua longeva carreira, ele observou a população humana mais que dobrar, de 2.5 bilhão em 1950 para quase 7 bilhões. David reflete sobre os efeitos profundos desse rápido crescimento, para o homem e para o meio ambiente. Embora a maior parte do crescimento projetado da população provenha do mundo em desenvolvimento, é o estilo de vida de muitos países do ocidente que mais impacta o planeta. Alguns peritos sustentam que os consumidores da Grã-Bretanha usam duas vezes e meia a parcela que teriam direito sobre os recursos. David afirma que não é apenas obrigação do homem se comprometer a ter famílias pequenas, mas de mudar sua forma de vida pelo bem da humanidade e do planeta.




Atualmente, os países mais populosos do mundo são China (1,33 bilhão), Índia (1,17 bilhão), Estados Unidos (306,8 milhões), Indonésia (243,3 milhões), Brasil (191,5 milhões), Paquistão (180,8 milhões) e Nigéria (162,3 milhões).

Estes países representam mais da metade da população mundial.

Em menos de 10 anos, a Índia se tornará o país com mais habitantes da Terra, com um crescimento anual de 28 milhões de pessoas, superando a China, que aumenta anualmente 16,3 milhões de pessoas.

Segundo o estudo, a classificação dos países mais populosos mudará pouco em 2050: a Índia terá 1,69 bilhão de habitantes, à frente da China 1,31 bilhão, a Nigéria 433 milhões, os Estados Unidos, 423 milhões.

O Paquistão se situará na quinta posição, seguido da Indonésia, enquanto Bangladesh alcançará o sétimo lugar, desbancando o Brasil.

A União Europeia tem atualmente 502,2 milhões de habitantes, mas registrará um leve crescimento até 2050, quando o Ined prevê que alcance os 513 milhões.

A população da Espanha, com 46,2 milhões de pessoas, praticamente não crescerá até a metade do século XXI, quando chegar aos 49 milhões.

Confira vídeo da BBC – Quantas pessoas podem viver na Terra? (Parte 2/4)



A América Latina sofrerá um crescimento importante até 2050, passando de 596 milhões de habitantes a 746 milhões de pessoas.

Em 40 anos, o México será o país que terá o maior crescimento - à frente do Brasil -, passando de 114,8 milhões de pessoas para 144 milhões. Será seguido de Argentina (de 40,5 para 58 milhões), Venezuela (de 29,3 a 42 milhões), Guatemala (de 14,7 a 27 milhões) e Bolívia (de 10,1 a 17 milhões).

Por outro lado, o Japão é o país do mundo com maior número de pessoas idosas - 23% da população têm 65 anos ou mais -, à frente da Alemanha (21%).

O país asiático também é aquele com maior expectativa de vida, 83 anos, enquanto a média mundial é de 70 anos.

A expectativa de vida na União Europeia é de 80 anos, enquanto Afeganistão e Zimbábue têm as mais baixas, com 44 e 46 anos, respectivamente.

Confira vídeo da BBC – Quantas pessoas podem viver na Terra? (Parte 3/4)



O CRESCIMENTO ACELERADO DA POPULAÇÃO SEGUINDO A DOUTRINA ESPIRÍTA:

Já no século XIX uma das "novidades" trazidas à luz do conhecimento através de "O Livro dos Espíritos", publicado por Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita. Trata-se de um livro de perguntas e respostas, perguntas formuladas por Kardec e respondidas psicograficamente pelos espíritos encarregados de trazer à luz os novos conhecimentos.

No seu Livro nos foi esclarecido que os espíritos podem ser classificados em diferentes escalas de evolução, e vivem e reencarnam em mundos (planetas) coerentes com a sua escala evolutiva.

O planeta terra encontra-se neste momento na terceira escala (degrau) evolutiva, conhecida como "mundos de expiação e provas", onde o mal ainda prevalece na maioria das ações e pensamentos dos seres inteligentes que nele vivem. Mas isto está mudando, e muito rapidamente! Cada vez mais pessoas tomam consciência das consequências de suas ações em relação à vida futura (como espírito, bem entendido!). E passam a praticar ações focadas no bem, independentemente da fé que professem.

Pois bem! Esta mudança de atitudes eleva a chamada "psicosfera" do planeta como um todo. Por tudo isso, a terra está prestes a ser "promovida", de planeta de expiação e provas a planeta de regeneração. Vai subir um degrau na escala da evolução. A partir daí, aqui só encarnarão espíritos que tiverem um real compromisso com as práticas visando o bem geral.

E o que acontecerão com aqueles que insistirem nas ações egoístas, mesquinhas, gananciosas, que visam somente seu próprio bem estar sem ligar a mínima para as consequências para os seus irmãos ("próximos", como chamava Jesus)? Ou seja, os que ainda insistem na prática do mal? Ora, vão permanecer no mesmo degrau, certo? serão "convidados" a mudar de endereço, tá certo? Não vai haver condições para eles permanecerem aqui no planeta terra!

Confira vídeo da BBC – Quantas pessoas podem viver na Terra? (Parte 4/4)




Por esta razão o planeta Terra teve a sua população aumentada drasticamente neste ultimo século, pois trata-se da ultima chance dos espíritos em evolução conseguirem atingir neste planeta o seu desenvolvimento, podendo permanecer aqui depois que a Terra, finalmente, passar a ser apenas de “regeneração”. Os espíritos que não conseguirem atingir o desenvolvimento necessário serão atraídos magneticamente para o planeta mais próximo que estiver sintonizado com as suas vibrações magnéticas. A verdade é que não sabemos em qual constelação ele se encontra, e provavelmente nunca saberemos no nosso nível de conhecimento, porém o que nos foi esclarecido é que a população que lá reside está vivendo a pré-história, para fazer uma comparação com a evolução do planeta Terra. Os espíritos que para lá migrarão, terão entre outras coisas a missão de promover mais rapidamente o progresso para os que lá já estão.

Na verdade, ainda estamos muito longe de compreender bem esta questão. Existe na internet uma quantidade enorme de sites com debates sobre o assunto, com outras tantas teorias advindas de pessoas com as mais diversas linhas de pensamento e todas devem ser pesquisadas no intuito aumentarmos o nosso precário conhecimento, além de nos incentivarmos a melhorar cada vez mais para atingirmos a nossa evolução e quem sabe permanecer na Terra promovida em nossas próximas encarnações.

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

15/05/11 - Tráfico humano de pessoas, como funciona
14/01/11 - Enchentes de janeiro no mundo
03/11/10 - Aquecimento Global, entenda as causas
21/09/10 - A escravidão não acabou
21/08/10 - Mudanças Climáticas, uma nova realidade (Parte II)
17/07/10 - Mudanças Climáticas, uma nova realidade (Parte I)

Um comentário:

  1. Olá Beto!
    Muito interessante este seu artigo sobre a população mundial.
    Independente dos caminhos à que o planeta deve passar, carmicamente, à luz de Kardec, os governos deveriam investir na conscientização do povo, no tocante a um planejamento familiar. Instruir o povo, é o melhor caminho para esse despertar, o que favoreceria o planeta em vários sentidos, inclusive na parte ecológica, com menos usos ou usos racionais dos recursos naturais. Mas, esbarramos na vontade política e em outras esferas que se alimentam dessa situação.É inexpressivo o número de pessoas ou órgãos, que lutam para modificar essa estatística. Será que nos resta tão somente esperar pela evolução espiritual do planeta para mudar os rumos da população?
    Abraços.
    Odete.

    ResponderExcluir