quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NEY MATOGROSSO COMPLETA 70 ANOS

Um dos maiores interprete da música popular brasileiro completa 70 anos nesta semana, com uma vitalidade de dar inveja a qualquer ser humano. Trata-se de NEY MATOGROSSO que é sem qualquer dúvida da minha parte o cantor que mais assisti shows na vida, inclusive quando ele era o vocalista do inesquecível SECOS E MOLHADOS.

Aos 17 anos ele saiu da casa, se jogou e não demorou muito para ganhar o mundo com suas cores, seu requebrado, sua arte e ousadia. NEY MATOGROSSO nasceu em Bela Vista dia 1º de agosto de 1941, no interior do Mato Grosso do Sul, mas não ficou lá por muito tempo. Seu pai era militar e frequentemente era transferido para outra cidade. Inventivo desde sempre, quando criancinha já cantava, pintava e interpretava. A arte era dom nascido, não se tinha o que questionar. Mas para fugir do autoritarismo do pai, alistou-se na Aeronáutica e foi-se de mala e cuia.

Pouco mais tarde começou a cantar em um quarteto vocal e participou de um festival universitário, depois do que enveredou para a carreira artística, querendo ser ator de teatro. Com esse objetivo foi para o Rio de Janeiro em 1966, onde virou hippie e passou a viver da venda de peças de artesanato. Trabalhou como iluminador na Sala Cecília Meireles. Fez a iluminação de vários grandes shows, como por exemplo, Paratodos, de Chico Buarque.

Não demorou muito para encontrar o seu lugar nos palcos. Em meados dos anos 70, conheceu João Ricardo através de uma amiga. Este precisava de um cantor com a voz aguda e, de todos, encontrou o melhor. Um ano e meio depois, o ‘Secos e Molhados’ já era um fenômeno nacional. Tudo bem que durou pouco. O segundo álbum tinha acabado de sair quando a banda se separou. Mas Ney já era inteiro, sozinho.

Confira vídeo de Secos e Molhados no Fantástico cantando “Sangue Latino + O vira



Com o fim do grupo em 1974, seguiu uma carreira individual de sucesso, gravando então o LP Tercer mundo, pela Continental, mesma gravadora do LP Água do céu-pássaro, lançado no ano seguinte. Por essa época, fez shows no Rio de Janeiro e em São Paulo e trabalhou com Astor Piazzola em Milão, Itália, gravando um compacto duplo com ele e seu grupo. Ainda pela Continental lançou os dois LPs posteriores: Bandido (1976) e Pecado (1977). Pela WEA, lançou o LP Feitiço, em 1978.

No ano seguinte, com o show Seu tipo, pretendeu mudar a imagem andrógina e espalhafatosa, mas a tentativa não deu certo. Gravou o LP Seu tipo, WEA. Lançou em 1980 o LP Sujeito estranho, WEA. No ano seguinte, o disco Ney Matogrosso, Ariola, incluiu América do Sul (Paulo Machado) e Coubanakan (Moisés Simon, Sauvat e Champfleury) e ganhou um Disco de Ouro.

Em 1982 fez sucesso com o show Matogrosso, no Canecão, Rio de Janeiro, com destaque para Deixar você (Gilberto Gil) e Tanto amar (Chico Buarque). Gravou Matogrosso, Ariola.

Em 1983, já tendo lançado 8 LPs individuais, e recebido quatro prêmios, sendo dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro, fez sua primeira turnê européia, que teve como ponto de partida o Festival de Jazz de Montreux (Suíça). Também nesse ano comemorou 10 anos de carreira, com o LP Pois é, Ariola.

Confira vídeo de Ney Matogrosso no Fantástico cantando “América do Sul"




Em 1984, numa iniciativa pioneira, alugou a lona do Circo Tihany e fez o espetáculo Destino de aventureiro, que ficou 5 meses em cartaz no Rio de Janeiro e depois correu o Brasil. Gravou pela Barclay o LP homônimo, que também recebeu Disco de Ouro e de Platina. Depois de dois anos sem gravar, voltou em 1986 com o LP Bugre.

Em 1990 lançou o disco A flor da pele, com Rafael Rabelo (Som Livre). A biografia Ney Matogrosso — um cara meio estranho, da jornalista Denise Pires Vaz, foi lançada em 1992-1993. Dirigiu o Prêmio Sharp de 1993, feito em homenagem a Ângela Maria e Caubi Peixoto. Em 1994 lançou As aparências enganam, com o grupo Aquarela Carioca (Polygram).

Em 1995 fez turnê pelo Brasil cantando o repertório de Ângela Maria, gravado no disco Estava escrito (Polygram). Gravou em 1996 Um brasileiro, disco dedicado a obra de Chico Buarque (Polygram). Em 1997 lançou pela Polygram o CD O cair da tarde, tributo a Villa-Lobos e Tom Jobim. Apresentou-se em shows de lançamento do CD com o pianista Leandro Braga e o grupo Uakti.

Nesta segunda (1º), ele fez 70 anos com uma saúde de dar inveja, que não é dádiva, é zelo. E nos seus 40 anos de carreira, conseguiu o inimaginável: defendeu como ninguém o seu direito de existir, de ser livre, de se expressar, de ser quem é; diferente, único, ousado e sensual. Usou sua nudez como arma, como uma agressão, por puro desacato às autoridades. E requebrando as cadeiras mostrou que é homem com H, muito mais macho do que muito machoman por aí.

Ney, sem fazer apologia ao Homossexualismo, nunca escondeu a sua identidade sexual, inclusive tornando público o seu romance com Cazuza, no início dos anos 80, quando ao lançar a música "pro dia nascer feliz" tornou o compositor e namorado, na época vocalista do 'Barão Vermelho', um grande sucesso nacional.


Confira video de Ney Matogrosso no Fantástico cantando ‘Homem com H"




Depois dos ‘Secos e Molhados’, Ney lançou um disco por ano. Sempre se transformando e mostrando todas as facetas do artista completo que é, fazendo dos seus shows um espetáculo à parte, que transcendem a música. Até seu pai, durão que era, chegou a confessar ser seu fã número dois, só porque a mãe era a número um. A perfeição é meta. Ele sabe que não se alcança, mas não vai abrir mão de buscar. E faz questão de nos lembrar de que na vida tudo passa. Estamos sempre em trânsito e não tem nada melhor do que ser uma metamorfose ambulante.

Aos 70 anos, Ney é vida e ainda tem o impulso de fazer. Só neste ano, lançou o disco ‘Beijo Bandido Ao Vivo’, dirigiu a peça teatral ‘Dentro da Noite’, atuou no longa metragem ‘Luz Nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha’, de Helena Ignez e Ícaro Martins e foi objeto do documentário ‘Olho Nu’, de Joel Pizzini. Não é saudosista, vive o agora, o hoje. Não se sente velho e tem certeza de que nessa vida tudo é possível. E enquanto tiver energia, força, saúde e vontade, vai continuar fazendo mais e mais. E nós, só podemos agradecer!

E para comemorar e brindar os seus 70 anos, nada melhor do que ouvir, ver e sentir um pouquinho do tudo que o Ney nos deu. Aproveite os vídeos desta postagem!


Confira vídeo de Ney Matogrosso cantando “Rosa de Hiroshima"



Leia mais: http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/09/ney-matogrosso.html#ixzz1TuBI4nRj

Site oficial: http://www.uol.com.br/neymatogrosso/hotsite/faixas_vivo.htm

Se você gostou dessa postagem, veja também:

26/07/11 - Amy Winehouse e o seu prematuro adeus
30/06/11 - Barbra Streisand, a grande estrela
25/06/11 - Michael Jackson, dois anos da sua morte
13/06/11 - Elis Regina, saudades de você!
20/03/11 - Tim Maia, saudades de você!
10/01/11 - Renato Russo, saudades de você!
08/12/10 - John Lennon, 30 anos da sua morte
22/09/10 - Gonzaguinha, saudades de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário