quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

HACKERS, O QUE É?

Originalmente, e para certos programadores, HACKERS (singular: hacker) são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

Originário do inglês, o termo hacker é utilizado no português. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Software Distribution) e o GNU/Linux. A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada “Cracker” e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos

Existe uma Ética Hacker. Equivocadamente é usado referindo-se a pessoas relativamente sem habilidade em programação e sem ética, como criminosos que quebram a segurança de sistemas, agindo ilegalmente e fora da ética hacker. O problema é quando os crackers e script kiddies são referidos como hackers pela imprensa, por falta de conhecimento, gerando uma discussão sem fim.

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantêm a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e mantém a cultura de desenvolvimento livre conhecida atualmente. É comum o uso da palavra hacker fora do contexto eletrônico/computacional, sendo utilizada para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas que praticam o hacking em diversas áreas.


Confira video do JORNAL DA RECORD: Como as vítimas tentam se defender do HACKERS



É importante lembrar que existe toda uma cultura por trás desse sentido da palavra hacker. A Cultura hacker define diversos pontos para estilo e atitude e, por mais que pareça estranho, muitas das pessoas que se tornam os chamados programadores extraordionários possuem esse estilo e atitude naturalmente e casual.

O termo hoje também é usado para representar todos os que são bons naquilo que fazem, como os artesãos que usavam como principal ferramenta de trabalho o machado, ou Picasso com sua arte fabulosa, eles foram os primeiros hackers. Atualmente o termo indica um bom especialista em qualquer área. Este termo adquiriu esta definição somente após seu uso na informática, designando especialistas em computação.

Os hackers e crackers são indíviduos da sociedade moderna, e possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática, mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constróem coisas para o bem e os crackers destróem, e quando constróem, fazem somente para fins pessoais.

Confira video do JORNAL DA RECORD: Crimes Cibernéticos



O termo "hacker de computador" apareceu pela primeira vez em meados da década de 1960. O hacker era um programador, uma pessoa que criava códigos de computação. Os hackers eram visionários que conseguiam enxergar novas maneiras de usar os computadores, criando programas que ninguém poderia imaginar. Eles foram os pioneiros da indústria da computação, construindo desde pequenos aplicativos para sistemas operacionais. Nesse sentido, pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e Steve Wozniak eram todos hackers - eles viram o potencial do que os computadores eram capazes de fazer e criaram maneiras de ter acesso a esse potencial.

Uma característica comum entre esses hackers era o grande senso de curiosidades, que às vezes beirava a obsessão. Esses hackers eram orgulhosos não só por sua habilidade de criar novos programas, mas também por aprender como outros programas e sistemas funcionavam. Quando havia bug, uma seção de códigos errados que impediam o bom funcionamento do programa, os hackers criavam e distribuíam pequenas seções de códigos chamados "patches" para solucionar o problema. Alguns conseguiam empregos que alavancavam suas habilidades, sendo pagos pelo que eles adorariam fazer de graça.

Conforme os computadores foram evoluindo, os engenheiros de computação começaram a juntar máquinas individuais em rede, formando um sistema. Logo, o termo "hacker" adquiriu um novo significado: uma pessoa que utilizava computadores para explorar uma rede à qual o hacker não pertencia. Geralmente, os hackers não eram mal-intencionados. Eles só queriam saber como as redes de computadores funcionavam e consideravam qualquer barreira entre eles e esse conhecimento como um desafio.

Na verdade, isso ainda ocorre hoje em dia. Há muitas histórias sobre hackers mal-intencionados sabotando sistemas de computação, infiltrando-se em redes e espalhando vírus pelos computadores, mas, a maioria dos hackers é só curiosa; eles querem saber todas as complexidades do mundo da computação. Alguns usam o conhecimento para ajudar corporações e governos a criar melhores medidas de segurança. Outros usam suas habilidades para ações menos éticas

Confira video da TV TEM (Afiliada da Globo) : Profissão HACKER



A caixa de ferramentas dos hackers

O principal recurso com o qual os hackers contam, além da ingenuidade do usuário, é o código de computador. Há uma grande comunidade de hackers na Internet (em inglês), mas só alguns poucos programam códigos. Muitos hackers buscam e baixam códigos escritos por outras pessoas. Há milhares de programas diferentes que os hackers utilizam para explorar computadores e redes. Esses programas dão aos hackers muito poder sobre os usuários e empresas inocentes, pois se o hacker for habilidoso o bastante para saber como um sistema funciona, ele poderá projetar programas para explorá-lo.

Os hackers mal-intencionados utilizam programas para:

Obter senhas: há diversas maneiras de obter senhas de outras pessoas, desde adivinhações a simples algoritmos que geram combinações de letras, números e símbolos. O método de obter senhas por erros e acertos é chamado brute force attack, o que significa que o hacker tenta gerar todas as combinações possíveis para obter o acesso. Outra maneira de obter senhas é utilizar um "dictionary attack", programa que insere palavras comuns em campos de senha.
Infectar computadores ou sistemas com um vírus: os vírus de computador são programas projetados para que se dupliquem e causem problemas desde destruir um computador até apagar todo o conteúdo do hard drive de um sistema. O hacker pode instalar um vírus infiltrando-se em um sistema, mas é muito mais comum que eles criem vírus simples e os mandem a possíveis vítimas por e-mail, mensagens instantâneas, páginas na internet com conteúdo que pode ser baixado ou redes peer-to-peer (p2p).
Registrar teclas pressionadas no teclado: alguns programas permitem aos hackers rever cada tecla pressionada por um usuário de computador. Assim que for instalado no computador da vítima, o programa, chamado keylogger, registra cada tecla pressionada, dando ao hacker tudo o que ele necessita para se infiltrar em um sistema ou até roubar identidades.
Obter acesso de modo clandestino: assim como a obtenção de senhas, alguns hackers criam programas que buscam caminhos desprotegidos em sistemas e computadores de rede. Na época em que a internet surgiu, muitos sistemas de computação tinham segurança limitada, tornando possível para um hacker encontrar um caminho para entrar no sistema sem nome de usuário ou senha. Os hackers também conseguem obter acesso de modo clandestino infectando um computador ou sistema com um "Trojan horse".
Criar computadores-zumbi: o computador-zumbi, ou "bot", é um computador que pode ser utilizado pelo hacker para enviar spam ou fazer ataques a sistemas ou redes de computadores (DDoS). Após uma vítima executar um código aparentemente inocente, abre-se uma conexão entre esse computador e o sistema do hacker. O hacker consegue, secretamente, controlar o computador da vítima, utilizando-o para cometer crimes ou espalhar spam.
Fazer espionagem em e-mails: os hackers criaram um código que permite a eles interceptar e ler mensagens de e-mail, o que seria equivalente na internet a um interceptor de conversas telefônicas. Hoje em dia, a maioria dos programas de e-mail utiliza criptografia tão complexa, que mesmo que um hacker intercepte a mensagem, não será capaz de lê-la.

Fontes: Wikipédia
http://informatica.hsw.uol.com.br/hacker.htm


Se você gostou dessa postagem, acesse também:

05/11/10 – Rede Social, o que é?
19/10/10 – Sionismo, você sabe o que é?
21/09/10 – A Escravidão não acabou
23/08/10 – Tecnologia da Informação, há vagas e falta qualificados

3 comentários:

  1. Hi Betâo! You meant "HACKERS", what ARE they?

    ResponderExcluir
  2. Também concordo que muitos hackers são movidos pela curiosidade mas, o certo é que, a liberdade de um termina quando começa a do outro.Nada justifica invadir a privacidade do computador de alguém, em nome do que quer que seja.Seja por curiosidade, para aprender, para treinar, como desafio, para demonstrar que o sistema é vulnerável ou para roubar senhas, todos são iguais.A diferença é que um rouba outro não. Dá um medo enorme dessas mentes diabólicas.Fico indignada!.Odete

    ResponderExcluir