segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SANTOS COMEMORA 466 ANOS DE FUNDAÇÃO

Se prestei homenagem a cidade que adotei e moro atualmente: SÃO PAULO, também não poderia deixar de homenagear pelo aniversário de 466 anos, a cidade onde nasci, cresci e morei até pouco tempo atrás: SANTOS, a maior cidade do Litoral Paulista, berço de tanta gente ilustre e importante para a história do país.

SANTOS é um município portuário brasileiro localizado no litoral do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga o maior porto da América Latina,o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio.A cidade é sede do poder executivo paulista em todo dia 13 de junho (capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.

Santos possui uma economia crescente. A cidade é a 16ª mais rica do país, com PIB de R$ 24 614 406 080 bilhões. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando no centro da cidade a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que resultou no atual Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.

Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices. O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio-ambiente da região muitas vezes ligados à universidades ou à instituições biológicas. Em 2010, Santos contava com 419 757 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE.

O PNUD 2000 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na Lista dos municípios brasileiros por IDH, e em terceiro lugar na Lista dos municípios de São Paulo por IDH. Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural


Confira vídeo Turismo em SANTOS




BREVE HISTÓRIA DE SANTOS

A ilha de São Vicente era chamada Goaió, que significa "lugar de fornecimento de provisões". Ali os viajantes encontravam índios amistosos, com os quais trocavam mercadorias por alimentos. A parte da ilha onde surgiria Santos ficou conhecida como Enguaguaçu, termo que corresponde a "enseada grande".

Não se conhece o ano exato do princípio da povoação. O certo é que o fundador de Santos, Brás Cubas, chegou de Portugal em 1532, com Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente. Dele recebeu as terras de Jurubatuba e comprou as terras situadas no Enguaguaçu, onde já existia uma pequena igreja sobre o outeiro de Santa Catarina. Vizinho ao outeiro, Brás Cubas construiu sua casa.

Assim, Santos é um dos poucos municípios brasileiros que sabe exatamente seu local de fundação: o outeiro de Santa Catarina, no Centro. Na rocha ainda existente, uma placa indica como início da povoação a época de 1543.

Em 1541, Brás Cubas conseguiu a mudança do porto, que ficava na Ponta da Praia, na atual Ponte dos Práticos, para o outro lado da ilha, o lagamar de Enguaguaçu, hoje Centro da Cidade. Muitos consideram a transferência do porto como a verdadeira fundação de Santos. Outros apontam 1º de novembro de 1543 como a data histórica, quando foi instalado o primeiro hospital da América, a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, por iniciativa de Brás Cubas e que acabou originado o nome da cidade. Oficialmente, a fundação é comemorada como 1546.

Em 1546, Santos foi elevada à categoria de Vila e, em 26 de janeiro de 1839, passou a ser cidade. Desempenhou papel relevante na independência do País, tendo sido berço dos irmãos Andrada - José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco - todos batalhadores pela causa separatista.

Na luta pela abolição da escravatura, abrigou milhares de escravos em quilombos na área continental, fugidos das fazendas de café do planalto paulista. O trabalho foi tão intenso que, três meses antes de a Lei Áurea ser promulgada, já não havia escravos na cidade. Posteriormente, a população participou da campanha pela República, organizando listas de assinaturas, comícios, movimentos.

A princípio constituída por portugueses, espanhóis, indígenas, negros e seus descendentes, no início do século XIX a população recebeu imigrantes europeus, na maioria portugueses, espanhóis, italianos (a família LEMELA chegou na cidade pouco antes dos anos cinquenta), sírios e libaneses, incorporados às atividades do porto cafeeiro e do comércio.

Na segunda metade do século XX, a população cresceu com a chegada de migrantes nordestinos, atraídos pelo mercado de trabalho do parque industrial de Cubatão, município vizinho. O movimento operário ganhou força por meio dos sindicatos dos portuários e dos trabalhadores da construção civil.


Confira video o MELHOR DE SANTOS



SANTOS, NA VISÃO DIVERTIDA DE UM SANTISTA:

Santos é a maior cidade do litoral paulista, porém Santos não fica no Brasil.
O Brasil fica em torno de Santos
. Oficialmente, é a capital da Baixada Santista e acredita ser o centro da civilização desta região, do hemisfério judaico-cristão-ocidental e quiçá, de todo o universo.

É uma cidade que emergiu das profundezas do Oceano Atlântico, cortada por vários rios artificiais, também chamados canias. Santos possui o maior porto da América Latina, e talvez de todo o universo!

Santos é um reino e possui o controle de fato de toda a macro-região da Baixada Santista, cujas cidades se encontram na categoria de colônias de Santos.

Pelé (foto com Robinho) acha que é o rei e os cidadãos acham que ele é só mais um idiota. Santos criou Pelé (na verdade, roubou de Três Corações), Robinho (na verdade, roubou de sua colônia, São Vicente), o Santos Futebol Clube, e a Dengue.

A cada três anos, há uma epidemia devastadora de dengue, que mata muitos dos habitantes de Santos.Isso acontece porque vários santistas da Zona Noroeste tem o péssimo hábito de ter Aedes Egypti como bichinhos de estimação.

É a única cidade que, em 5 minutos de carro na avenida da Praia, você conhece 6 nomes diferentes para a mesma avenida.

Junto com a colônia de São Vicente, forma a única Região Metropolitana do planeta, onde todos os ônibus têm escrito escrito “Circular” no letreiro, facilitando o vai-e-vem dos habitantes, que geralmente erram a condução que iam pegar. A administração local ainda não descobriu o porquê de tanta confusão no transporte.

POLÍTICA

Até poucos anos atrás a Igreja Católica era comandada pelo Papa João Paulo II, para não perder a oportunidade, de poucos anos para cá, Santos é comandada por um tal João Paulo Papa (foto). Mas, de certa forma, não interessa em quem o cidadão santista vota para prefeito, quem manda na cidade é um mafioso-empresário “a la Donald Trump”- empreiteiro português-russo-eslovaco de nome Armênio Mendes, dono de praticamente metade da cidade de Santos.

Também conhecido como Dom Armênio I, é o imperador-proprietário do Reino de Santos.

A outra metade dividi-se entre duas famílias: A família Teixeira ( dona do Bairro do Embaré, da Faculdade Santa Cecília, da TV Santa Cecília, da Rádio Santa Cecília, da Fábrica de Paçoquinha Santa Cecília e do Santos Futebol Clube ) e a Santini ( dona do Sistema A Tribuna, uma espécie de Globo Santista ).

Mas os supracitados potentados não passam de pó-de-traque quando comparados à figura majestática de Dom Armênio I e seu colossal poder econômico, maior que de muitos países.

Boatos confirmam que em breve, Dom Armênio I (foto) irá demolir toda o centro da cidade para fazer um enorme pesque-e-pague, um gigante parque aquático e um mega shopping. Conhecido como o “Lorenzo de Medici da Baixada”, Dom Armênio I costuma demarcar os seus domínios com horrendas esculturas e estátuas, sendo o “Polvo das Torres” a maior xpressão do já famoso senso estético do empreendedor lusitano, seguido da escultura pornográfica localizado no centro do shopping Praiamar: O Grande Polvo demarcando um conjunto de prédios onde o tema central é a Antiga Grécia.

Prova de seu poder na cidade está na construção do hipermercado Extra, quando o próprio conseguiu passar a perna em seu patrício, Abilio Diniz, na venda do terreno.

Sua suntuosa cobertura possui um ramal exclusivo do emissário submarino, que desemboca diretamente na Casa da Moeda.Tal providência fez-se necessária após a CETESB constatar que o rico português defeca dinheiro.


Confira vídeo Esportes na Cidade de SANTOS



PORTO

Santos possui o maior porto da América Latina. São praticamente 14km de extensão(e ai de quem duvidar disso)! Vários navios nacionais, internacionais, estrangeiros e do resto do mundo descarregam muitas muambas e africanos clandestinos na cidade. O Porto de Santos era bastante conhecido pela exportação de café e açúcar, há muito tempo atrás.

Como ninguém mais bebe café, muito menos com açúcar, iniciou-se a exportação de soja e bolovo.

Cubatão, aldeia indígena e colônia de Santos, é a maior fabricante de bolovo do país.
Isso ajuda demais a economia brasileira, já que a China é nossa maior compradora de bolovo. Deus sabe-se lá o que eles fazem com isso, porém supõe-se que o mesmo seja utilizado para alimentar os trabalhadores semi-escravos chineses e para o programa de armas quimicas do Exercito Chinês.

Também são exportadas pamonha, oriundas de Piracicaba, Queijo Minas de Porto Alegre, Queijadinhas de São Vicente e CD´s virgens, da Santa Efigênia. Alguns já vem até com a última versão do Windows, crackeado.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Santos, por ser excluida do continente, criou sua propria moeda, o Mango (tanto para singular como para plural). Mas como Santos não tinha porra nenhuma nada pra fazer com aquele dinheiro senão limpar a bunda (não devido ao excesso de dinheiro, e sim porquê o dinheiro só era aceito lá), o Mango acabou por ser deixado de lado e o Real dominou geral. Atualmente os moradores chamam qualquer tipo de de dinheiro de Mango, ex: “2 Mango (Real); 2 Dólar-Mango (Dólar); 2 Euro-Mango (Euro); etc.

90% do PIB de Santos corresponde à conta corrente de Armênio. Os 10 % restantes correspondem às gorjetas pagas por ele a garçons, motoristas e carregadores de malas. O dinheiro das gorjetas circula pelo comércio e é responsável pelo andamento da economia santista.

MEIO AMBIENTE

Santos também é conhecida por ter o maior jardim à beira-mar do mundo, reconhecido pelo próprio Guinness Book. Não que alguém fora de Santos se importe, claro, até porque até hoje não descobriram quais cidades têm o segundo, o terceiro e o quarto maiores…

Em meados da década de 1980 houve uma proliferação de ratos no jardim. O saudoso prefeito (da época, claro imbecil) Imperador Justus teve a brilhante-fantastica-icomensurável-gloriosa-mediúnica e sintomática idéia de fazer a chamada “Operação Tom & Jerry” em ação: Tratava-se de jogar gatos vadios na orla da praia, pois gatos perseguem ratos. No entanto, os gatos se proliferaram (e cagavam na areia, proliferando o bicho-geográfico), e a prefeitura, para retirar os gatos da praia, resolveu jogar cachorros vadios na orla da praia.

Cogita-se atualmente jogar ursos e leões para exterminar os cachorros.


Confira vídeo de comemoração aniversário da cidade de SANTOS – quando comemorou 462 anos



TURISMO

Nos feriados e na temporada, Santos é invadida por turistas imundíssimos de São Paulo, do interior e até mesmo do Afeganistão. Esses turistas injetam dinheiro na economia da cidade (eles são assaltados pelos maloqueiros santistas), mas em contrapartida, sujam as praias, as ruas, as pessoas e compram todos os biquinis disponíveis.

Dos turistas oriundos de São Paulo e da Grande ABC (e do resto do alfabeto), podemos destacar que os piores são os moradores de Osasco, Cotia e Vila Brazilandia, da região Norte de Sampa. Essas pessoas costumam trocar as fraldas dos filhos em plena praia, trocar absorvente, trazem farofa, frango, canja em garrafa térmica, sanduiche de patê de atum no papel alumínio e todinho na garrafa de 600ml de coca-cola para o almoço e acham que a água do mar é um enorme banheiro e motel público cicarellesco.

A praia santista é um enorme palco de atividade física. Destaca-se a prática do Futebol de botão de areia, andar de bicicleta ou correr atrás da sua na Psiclovia (também conhecida pelo elegante nome de Baianos e Furiosos) ou jogar Tamboréu.

Por falar em Tamboréu, é um esporte criado em Santos – consiste em 2 ou 4 velhinhos rebaterem uma bolinha de tênis vagabunda com> um pandeiro de madeira revestido com couro de gato vadio. As regras são iguais ao Tênis, só que diferente. Ganha-se o jogo o idoso que não tiver um enfarto em quadra.

Quem gostar de apreciar as belezas marinhas, pode conferir a Laje de Santos também conhecida como Pedra da Feiticeira, é uma enorme pedra sem graça cheia de cocô de passarinho a mais ou menos 40 quilômetros do litoral santista.

Há rumores de serem vistos raros espécimes marinhos no local, como lambaris, polvos, sardinhas, o golfinho Flipper, moradores de São Vicente e hippies malditos que vão para lá fumar maconha ou tomar chá de champignon e cantar músicas do Legião Urbana.
Uma paisagem interessante de Santos é a Ilha Porchat – que, na verdade, fica em São Vicente, mas os santistas adoram mostrar pros parentes que vêm de fora como se fosse de Santos, mesmo.

Outra maravilha são os Bondes no centro da cidade, aonde o visitante tem uma linha ridícula para circular com o bonde, aonde somente vai ver: Casas históricas destruídas, casas históricas que viraram estacionamento, casas históricas que viraram cortiços, casas históricas que não estão mais lá e viraram prédios públicos, mendigos, guardadores de carros, prostitutas, o pastel do japonês na rua XV de novembro (aonde a moça que vai fazendo a narrativa dentro do bonde puxa o saco pra garantir um pástel de graça) e o bonito prédio da bolsa do café aonde o relógio (torre) esta quebrado fazem anos e o segundo andar esta caindo aos pedaços e ninguém arruma aquela bagaça.

Santos conta também com o Aquário Municipal, segundo ponto turístico mais visitado do estado. Nele você poderá ver incríveis espécies como, crianças melequentas, bebês chorões, pessoas com virose, e placas com informações sobre os peixes que você pagou R$ 5,00 para ver (os peixes em si ninguém jamais viu, ou sequer sabem se realmente existem, pois os aquários são bloqueados pelas cabeças das crianças melequentas).
Tudo isso em um ambiente fechado com climatização natural (bafo humano) para seu maior conforto (e também para você sair rápido de lá, dando lugar para novos trouxas turistas.

O Orquidário Municipal (foto) é um dos recantos mais tranqüilos de Santos composto por árvores centenárias de mais de cem anos da época de Dom Pedro I, sua proximidade com o emissário submarino faz com que as as plantas sejam adubadas diariamente através das partículas de gases gerados pela central de processamento de dejetos da região, tornando o local agradável como Rio Tietê. O local também é composto por várias espécies de trepadeiras, que normalmente afloram a noite principalmente dentro dos veículos que frequentam as ruas do local.

Outro ponto turístico famoso de Santos, criado por escultores portugueses que vieram para cá disfarçados de construtores de prédios, são os famosos Prédios Tortos da Praia. Os escultores portugueses quiseram superar os italianos pela famosa Torre Inclinada de Piza construindo não apenas uma torre, mas várias e espalhadas por toda a Orla da praia de forma que um dia ela chegará em seu sublime objetivo e novo recorde de Santos: o maior efeito dominó do mundo!


Confira video do SP TV DA RECORD sobre os bondes em SANTOS



CICLOVIA

Santos possui uma linda e grande ciclovia por toda extensão da praia e pela cidade.
Todos os dias milhares de velhinhos e pedestres são atropelados nessa ciclovia, tendo o maior índice de mortalidade ficando apenas atrás da dengue. Na ciclovia diariamente ocorre a famosa travessia Santos – São Vicente, mais popularmente conhecida como corrida dos pedreiros.

A corrida é muito bem organizada e duas categorias são disputadas: O pedreiro a chegar mais rápido em São Viselva e o pedreiro a carregar mais tralhas em uma bicicleta apenas ( pessoas contam nessa segunda categoria).

Andar na ciclovia na hora da travessia é comparado a ser mandado à guerra do Iraque ou visitar a Zona Noroeste à noite devido ao grande risco de morte ou desmembramento.
Uma outra grande atração da ciclovia são os famosos Funkeiros que passam em suas bicicletas ( roubadas, logicamente) cantando músicas de grande lirismo como o “Funk do Marapé” ou “Perdeu irmão, foi tomado” essa última sendo muito cantada pelo fato deles realmente tomarem sua bicicleta na ciclovia em si.

Autor do texto satírico: CAIO, de Santos (veja o texto completo em: http://blig.ig.com.br/tudotodoseoutros/2009/03/10/ode-a-santos/

Fonte: WIKIPÉDIA

Se você gostou dessa postagem, visite também:

02/06/10 - Pré Sal e os novos tempos em Santos
16/07/10 - Costa da Mata Atlântica, um paraiso tropical
30/09/10 - Santos, a mais bela cidade do estado

Um comentário:

  1. Beto, muito bom o texto sobre a homenagem à cidade de Santos.Inclusive, por causa do texto satírico.Dei muitas boas gargalhadas!Concordo com o autor, que soube retratar o cotidiano dos santistas de uma forma descontraída!
    Um beijão.
    Odete

    ResponderExcluir