terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COMO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO

O ensino brasileiro não vem oferecendo a formação e a qualificação necessária aos jovens, que são considerados inexperientes e despreparados para entrar no Mercado de Trabalho, resultado de uma educação de má qualidade oferecida no País, infelizmente.

Quando a economia brasileira reaqueceu, as empresas e o governo se preocuparam com as novas tecnologias e os equipamentos, se esquecendo que as máquinas necessitam de homens (e mulheres) para a sua operação. Assim, atualmente, há muitas vagas e falta de candidatos qualificados para ocupá-las.

Ter um bom currículo com formação adequada e experiência ainda é um forte requisito para se garantir uma vaga de emprego. Contudo, atualmente, é bastante importante ter uma boa rede de contatos a fim de que a vaga seja encontrada e adquirida com a indicação de um amigo ou conhecido. Essa rede, conhecida como network, é fundamental já que em muitas profissões há mais vagas do que procura. Diante dessa realidade, mesmo se tendo uma formação adequada, sem uma indicação fica difícil conseguir um bom emprego.

Entretanto nem só uma boa formação educacional é garantia de aquisição de vaga, é preciso ter um perfil profissional que garanta para a empresa um algo a mais. Esse perfil de candidato deve ser de liderança, de garantia de rentabilidade e de maiores resultados para a empresa. Qualificação adequada é importante, dependendo da vaga que se pretende conquistar. Também não resolve ter qualificação para uma área e buscar um emprego em outra. A empresa busca a qualificação adequada ao cargo que será preenchido. Dominar a língua inglesa é primordial em alguns empregos. Em outros, esse conhecimento aumenta as chances da conquista da vaga.

Os concursos públicos são ótimas oportunidades de emprego. Alguns exigem formação específica. São indicados para pessoas que buscam estabilidade profissional. Empregos temporários também são possibilidades de qualificação profissional, experiência para o currículo e possibilidade, ainda que remota, de efetivação. É igualmente vantajoso, pois os benefícios são os mesmos que os dos empregos comuns com a diferença de ser por tempo pré-determinado. Os estágios, sejam eles remunerados ou não, também são excelentes possibilidades de abertura de caminhos para bons empregos posteriormente ou para efetivação após o cumprimento do contrato

Confira vídeo do São Paulo Acontece: Jovens tem dificuldade de entrar no Mercado de Trabalho



Antes de iniciar todos os seus esforços no intuito de entrar numa faculdade, pense se não vale à pena fazer um curso de nível técnico profissionalizante, pois no Brasil há falta de técnicos e sobrando universitários.

Qual é a vantagem de ter feito técnico antes de fazer a faculdade?

Experiência. Você ganha muita experiência. Acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade e não tem essa experiência de trabalho mesmo, de vivência, de rotina, e isso a gente consegue ter com o técnico”..

A falta de técnicos é tão acentuada que muitas empresas estão fazendo parcerias com escolas profissionalizantes. Uma recente pesquisa, da Confederação Nacional das Indústrias, mostra que 61% das empresas pesquisadas estão capacitando seus próprios técnicos.

O caminho mais indicado é dar um passo de cada vez. Fazer um curso técnico, conseguir um bom emprego e depois investir em cursos de especialização, incluindo o curso superior mais adequado.

Confira vídeo exibido no FANTÁSTICO: Como entrar no Mercado de Trabalho sem nível superior




Outra boa opção, no intuito de antecipar a sua formação, em curso mais rápido e barato são os tecnológicos, que oferecem muitas opções e vêm atraindo mais interessados a cada ano.

E, apesar de não conceder bacharelado, é um curso de nível superior, com formação específica e voltada para as grandes necessidades de mão de obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro. E é muito recomendado para quem já exerce determinada função e deseja se especializar ou aprimorar os seus conhecimentos na área.

O número de cursos superiores de tecnologia cresceu 96,67% entre 2004 e 2006, passando de 1.804 para 3.548 em todo o país, segundo dados do Ministério da Educação. Só no Estado de São Paulo, de 1998 a 2004, a quantidade de alunos ingressantes nas graduações tecnológicas aumentou 395%, de acordo com o Censo Nacional da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A formação está em sintonia com o mercado de trabalho, mas as empresas valorizam esses cursos e recebem os profissionais que acabam de se formar? Não há uma pesquisa nacional que responda sobre a empregabilidade dos tecnólogos, mas alguns números indicam que a aceitação tem sido grande nos últimos anos

Houve uma ampliação do leque de alunos que procuram os cursos superiores de tecnologia. O perfil clássico de quem cursava o tecnólogo era o de pessoas que já estavam no mercado, mas pensavam em fazer um curso superior porque não haviam concluído a faculdade ou mesmo nunca haviam tido a oportunidade de começar uma graduação. Eram alunos, geralmente na faixa dos 25, 30 anos, que desejavam adquirir mais conhecimento e ter a chance de progressão na carreira.

Alunos com esse perfil continuam a procurar os cursos superiores de tecnologia. Mas agora eles têm a companhia de muitos outros grupos. O mercado de curso superior de tecnologia, pela existência de novas profissões, se expandiu. Em vez de ser curso de curta duração para adulto, o tecnólogo virou opção para novas profissões. E, com isso, o público se diversificou. Temos desde o jovem que saiu do ensino médio e quer seguir uma carreira que nem tem uma graduação tradicional como opção até o médico que faz o curso de gastronomia por hobby.


Confira vídeo exibido no FANTASTICO: Curso Tecnológico é bem aceito no Mercado de Trabalho



A graduação em TECNÓLOGO é mais especifica e voltada para as necessidades da área de formação, em um curso mais rápido e objetivo. Para quem não pode cursar uma faculdade, é uma excelente opção de graduação, que vem oferecendo grande aceitação do mercado de trabalho, pois desde que o Governo reconheceu esses cursos em 1997, é cada vez maior o número de candidatos admitidos com essa formação tecnológica.

A UNIMONTE, da cidade de Santos, oferece essa graduação desde o inicio do reconhecimento dos cursos pelo MEC e seus alunos formandos vem obtendo muitas e excelentes vagas no Mercado de Trabalho, alguns com excelente remuneração, inclusive.

E, depois, há ainda a possibilidade de uma pós, com uma especialização mais específica, valorizando o currículo profissional do candidato.

Confira vídeo do SP Record: 90% dos Tecnólogos conseguem emprego



Se você gostou dessa postagem, acesse também:

14/12/10 – Medicina na Argentina, sem vestibular
13/11/10 – Cinqüentões e o Mercado de Trabalho de hoje
09/09/10 – Mercado de Trabalho após os 40 anos
31/08/10 – Idosos, mercado volta a oferecer vagas
23/08/10 – Tecnologia de Informação, há vagas, falta qualificados
29/05/10 – Saiba como estudar pela Internet
25/05/10 – No Brasil falta mão de obra qualificada

Um comentário:

  1. No final desse último vídeo, os jornalistas deram uma enorme bola fora, chamando de técnico os cursos SUPERIORES de tecnologia. É incrível como a ignorância ainda persiste até em pessoas que exibem um alto grau de instrução.

    ResponderExcluir