quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TEOLOGIA ESPIRITA EM CURITIBA

A partir de 2011, o Espiritismo deixa de ser um estudo exclusivo de centros espíritas espalhados pelo território nacional e passa a ser ensinado em faculdades. O Paraná sai na frente e anuncia para 2011 o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil, com direito a diploma, beca e tudo o que é de direito em graduação universitária.

O Brasil é conhecido como o país do Espiritismo com cerca de 2 milhões e 300 mil adeptos. Embora a doutrina tenha surgido na França há cerca de um século e meio, através do educador e pesquisador francês Alan Kardec, foi no Brasil que a crença e experiências tiveram ampla disseminação.


A doutrina da Ciência Espírita tem como base a crença em um Deus Único, criador de todo o Universo e a multiplicidade de mundos habitados. Para os espíritas, a alma é imortal e está em eterna evolução por meio de sucessivas encarnações.

O curso terá foco na análise da doutrina em seu caráter religioso, filosófico e científico. A existência da alma e sua sobrevivência ao transe da morte, bem como fenômenos da mediunidade representam um universo ainda a ser estudado nas rodas acadêmicas.

A graduação de bacharelado em "Teologia Espírita do Brasil" será ministrada na "Faculdade Dr. Leocádio José Correia", em Curitiba, que se alia à Universidade de São Paulo, no curso superior de medicina: "Medicina e Espiritualidade".

Todavia, independente do curso de teologia espírita, muitos bons Centros espalhados pelo país possuem Cursos de Desenvolvimento Mediúnico, que variam de 3 a 4 anos de duração.

Em São Paulo, alguns dos cursos mais conhecidos são ministrados pela FEESP - Federação Espírita de São Paulo – Rua Maria Paula, 140 (fone 011-3115-5544) e pelo CRE – Centro de Renovação Espiritual, na Rua Augusta, 2945 Sobreloja (fone 011-3081-6426).

Confira vídeo Desenvolvimento da Mediunidade (parte 1)



CURSO DE MÉDIUNS:

Em geral, a mediunidade é exercida mecanicamente, sem objetivo definido, pelo simples fato de existir. Mas isso é um erro. O médium deve saber por que é médium, quais faculdades possui, limites de sua aplicação, conseqüências de sua ação, objetivos a atingir e responsabilidades que assume, tanto como indivíduo quanto como membro da coletividade.

Quem desejar a verdadeira felicidade há de trabalhar pela felicidade dos outros; quem procurar a consolação, para encontrá-la deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência.

Eis a lei que impera igualmente no campo mediúnico, sem cuja observação o colaborador da Nova Revelação não atravessa os pórticos das rudimentares noções de vida eterna.

O QUE É O CURSO DE MÉDIUNS:

É um curso de preparação teórico-prático de médiuns para os alunos da Escola de Aprendizes do Evangelho.

QUAIS SÃO AS SUAS FINALIDADES:

Seu objetivo é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade voltada para os trabalhos evangélicos tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

Confira vídeo Desenvolvimento da Mediunidade (Parte 2)




COMO SE ESTRUTURA:

Reuniões

As reuniões são semanais, com 90 minutos de duração. Sugestão para roteiro:

O roteiro de uma reunião da parte teórica é muito semelhante ao das aulas da Escola de Aprendizes do Evangelho:
a) Leitura de texto evangélico ou pertinente à Mediunidade, preparação com elevação gradativa e prece.
b) Avisos, leitura de temas, esclarecimentos em geral.
c) Exposição da aula: assunto específico segundo programação.
d) Encerramento, com vibrações e prece para agradecimento. Na parte prática, costuma-se trocar a ordem dos itens (b) e (c) e, além disso, em lugar da exposição da aula ocorrem os exercícios mediúnicos.

Direção

A direção é composta por um dirigente, um auxiliar e um secretário. O dirigente deve ser membro da Fraternidade dos Discípulos de Jesus.

Participantes

Podem ser inscritos no Curso de Médiuns todos os alunos que estiverem no grau de Servidor da Escola de Aprendizes do Evangelho.

Somente podem freqüentar o Curso de Médiuns aqueles alunos que se mantiverem na Escola de Aprendizes do Evangelho. O afastamento, por parte do aluno, da EAE, implicará seu automático desligamento do Curso de Médiuns.

Programação

O programa do Curso de Médiuns foi aprovado na primeira Assembléia de Grupos Integrados. 27/12/1973. Salientando a objetividade do Curso (onde a teoria é apresentada em apenas sete meses) e, principalmente, o dinamismo e a realidade da parte prática, ocasião em que o Curso de Médiuns se transforma num autêntico trabalho de auto-realização.

Este programa, que representa um avanço em matéria de desenvolvimento da mediunidade, pode ser colocado em prática por qualquer Centro Espírita bem dirigido e a Aliança estará sempre à disposição para esclarecimentos que se façam necessários.

RESUMO

Primeiro período (teoria) --- 29 aulas
Segundo período (prática) --42 aulas.
Revisão................................1 aula
Total:....................................72 aulas.

Confira vídeo Desenvolvimento da Mediunidade (Parte 3)



Fonte: http://www.comunidadeespirita.com.br/mediunidade/desenmed/curso%20de%20mediuns.htm

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

11/05/10 – O que é terapia de vidas passadas?
30/07/10 – Os animais no plano espiritual
10/08/10 – Reencarnação, o que você conhece?
15/09/10 – No Brasil cresce a cada dia a fé no espiritismo
11/12/10 – A Culpa, segundo a terapia das vidas passadas

Um comentário: