sábado, 18 de maio de 2013

DESORDEM COM PROGRESSO

           Indiscutivelmente, o Brasil é um país repleto de contrastes, inclusive sob o ponto de vista socioeconômico. Se, por um lado, é uma das economias mais pujantes do globo, sendo considerado “rico”, por outro, ainda é permeado por diversos problemas sociais, os quais qualificam-no como subdesenvolvido”.
   

          Historicamente, o Brasil sempre esteve relegado às margens da economia mundial, seja como colônia de exploração, seja como integrante do chamado “Terceiro Mundo”. Hoje, no entanto, a situação é bem diferente. O país possui o sexto maior PIB do mundo e é visto, por muitos economistas, como uma das economias mais dinâmicas e promissoras do século XXI. A participação brasileira nos principais fóruns econômicos e o aumento de sua relevância política corroboram tal visão. Apesar disso, mantém o status de subdesenvolvido pela enorme desigualdade socioeconômica aqui presente e por seu baixo IDH em comparação com o mundo desenvolvido. Parcela considerável da população vive em condições de pobreza ou miséria absoluta, não participando efetivamente dos frutos gerados pelo crescimento do país. Além disso, a situação infraestrutural das cidades e a qualidade dos sistemas de saúde, educação, moradia, transporte e segurança estão muito aquém do ideal. Por fim, a corrupção, a má administração do dinheiro público e a atuação ineficaz da maior parte dos governantes contribuem para a manutenção desse quadro de contrastes. O Brasil é uma nação rica. O grande problema é que essa riqueza não se traduz em conquistas sociais e em melhoria geral da qualidade de vida da população. Para que isso seja possível é necessária uma série de medidas com vistas a debelar os problemas diagnosticados. A primeira delas e, talvez a mais importante, seja o investimento maciço no setor educacional, objetivando um desenvolvimento à semelhança de países como o Japão. Somente assim, poderemos abandonar nosso título de “subdesenvolvido” e nos firmar, de uma vez por todas, como o lugar onde reinam a ordem e o progresso. Por enquanto, infelizmente, continuamos sendo um país de contrastes.  

 Por: Morison Greco Menezes Filho - Twitter: @morisonfilho

Assista ao vídeo sobre desigualdade social no Brasil:

 Se você gostou desta postagem, leia também:

- 11/07/11 - A corrupção continua assolando o país; 
- 09/06/10 - Brasil, o país com a maior diversidade, produz pouco; 
- 31/05/10 - Rolando Boldrin tem vergonha do Brasil

Um comentário:

  1. Concordo com todo o conteúdo informativo acima, excepto com a parte que atribui a culpa a a classe política ou a infraestrutura do Brasil.
    O problema do Brasil tem um nome, se chama "brasileiros".
    Raras excepções a parte, o Brasileiro é um povo que não pensa coletivamente, somos vigaristas, preguiçosos, e analfabetos em comparação com os povos dos países desenvolvidos. Enquanto não houver uma mudança profunda de mentalidades, o Brasil não será um país de 1º mundo.

    ResponderExcluir