quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CÁSSIA ELLER, saudades de você!

Hoje está fazendo 10 anos da morte da grande e inesquecível cantora do rock brasileiro CÁSSIA ELLER. Eu tive oportunidade de conhece-la e conversar rapidamente com ela durante a sua turnê do Acústico MTV no nordeste, três meses antes da sua inesperada morte, pois estava fazendo uma excursão pela região e coincidia a minha partida de cada capital com a da sua banda, além da estrela. Aliás, me causou excelente impressão, pois além de muita tímida, não tinha comportamento de celebridade alguma. Lamentei muito a sua perda poucos meses depois, mas curto muito e com saudade o seu ultimo DVD do mencionado show ao vivo.

Filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona-de-casa, seu nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.

Nascida no Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 1962, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém, no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante dois anos, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando. Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.

Um ano mais tarde, foi para Minas Gerais, onde trabalhou como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa também dos shows que fazia, não teria tempo para estudar.

Confira vídeo de CÁSSIA ELLER cantando “Todo amor que houver nessa vida”, de Cazuza, no Acústico MTV



Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas.

Confira video de CÁSSIA ELLER cantando “Por enquanto” no Acústico MTV



Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três das canções que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990 (LP com 60.000 cópias vendidas, sobretudo em razão do sucesso da faixa "Por enquanto" de Renato Russo); "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos), no segundo disco, O Marginal (1992).

Era homossexual assumida e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão). Ela teve seu filho com o baixista Tavinho Fialho. Ele faleceu em um acidente automobilístico meses antes do nascimento de Francisco. Maria ficou responsável pela criação do filho de Cássia após a morte de sua companheira, apesar do seu pai que nunca conhecera o neto e que renegava a cantora por sua orientação sexual, ter lutado pela sua guarda, interessado, claro, no espólio da filha.

Confira vídeo de CÁSSIA ELLER cantando “Relicário” com Nando Reis no Acústico MTV



2001, O ULTIMO DA SUA CARREIRA E APOGEU:

2001 foi um ano bastante produtivo para Cássia Eller. Em 13 de janeiro de 2001, apresentou-se no Rock in Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organograma de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller. 190 mil pessoas compareceram a esta apresentação.

Entre maio e dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. O que levou a cantora a gravar um DVD, nos moldes de sua preferência - ao vivo: o Acústico MTV, gravado entre 7 e 8 de março, em São Paulo, no qual Cássia contou com o um grupo de alto nível técnico e artístico: Nando Reis (direção musical/autoria, voz e violão em "Relicário" / voz em "De Esquina" de Xis), os músicos da banda Luiz Brasil (direção musical /cifras / violões e bandolim), Walter Villaça (violões e bandolim), Fernando Nunes (baixolão), Paulo Calasans (piano acústico Hammond e órgão Hammond), João Vianna (bateria, surdo, ganzá, ralador e lâmina), Lan Lan (percussão) e Thamyma Brasil (percussão), os músicos convidados Bernardo Bessler (violino), Iura (Cello), Alberto Continentino (contrabaixo acústico), Cristiano Alves (clarinete e clarone), Dirceu Leite (sax, flauta e clarineta), entre muitos outros. Este álbum foi composto por 17 faixas, acrescidas do Making Of, galeria de fotos, discografia e i.clip. O álbum vendeu até hoje mais de 900 mil cópias e se tornou o maior sucesso da carreira de Cássia, sendo que até então, apesar das boas vendagens e da experiência, ela não era considerada uma cantora extremamente popular.

No fim do ano, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro. Foi substituída por Luciana Mello. Em vários pontos do Rio de Janeiro, fez-se um minuto de silêncio durante a comemoração da passagem do ano em memória de Cássia Eller. Vários artistas também prestaram homenagem à cantora em seus shows, na virada do ano.

Confira vídeo de CÁSSIA ELLER cantando “Luz dos olhos” no Acústico MTV



MORTE:

Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que ela era usuária de cocaína. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após autópsia

Fonte: Wikipédia

Se você gostou dessa postagem, acesse também:

13/06/11 – ELIS REGINA, saudades de você!
10/01/11 – RENATO RUSSO, saudades de você!
14/11/10 – AYRTON SENNA, saudades de você!
10/11/10 – DZI CROQUETTES, saudades de vocês!
22/09/10 – GONZAGUINHA, saudades de você!
06/07/10 – DINA SFAT, saudades de você!

3 comentários:

  1. Olá Beto!
    Acho admirável você estar sempre postando homenagem a nossos artistas que nos deixarem com saudade, tanto como pessoas e como profissionais.
    Cássia Eller era um deles.Quanta falta nos faz vê-la em seus shows!!
    Um abraço.
    Odete.

    ResponderExcluir
  2. Assisti hj na MTV o show acústico. A homenagem da MTV com o nome de maratona Cássia Eller, foi grande, mas só consegui ver o show. Fiquei imaginando se estivesse viva, o sucesso que estaria fazendo. Amo Cássia Eller.Que esteja bem feliz, onde quer q esteja.

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES ETERNAS DEIXOU A NOSSA PRECUSORA DO ROCK EU SINTO UMA SAUDADE TÃO GRANDE DENTRO DE MIM PARECIA QUE EU A CONHECIA PERSOLMENTE ME SINTO PARTE DELA QUE SE FOI JUNTOS A TODOS OS MEUS IDOLOS.
    CASSIA TE AMO.

    ResponderExcluir