quinta-feira, 30 de junho de 2011

BARBRA STREISAND, A GRANDE ESTRELA

Barbara Joana Streisand, (Brooklyn, Nova Iorque, 24 de abril de 1942), conhecida como BARBRA STREISAND, é uma cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana, Vencedora de 2 Oscar tendo sido indicada a mais três estatuetas. Ela divide com Cher a distinção de ter sido premiada com o Óscar de Melhor Atriz e também ter gravado um single número um no Hot 100 da Billboard.

Durante a minha adolescência essa cantora maravilhosa povoou a minha imaginação com os seus filmes inesquecíveis, tanto pelas suas canções inigualáveis, como pelas suas interpretações irreprensíveis. Ela sempre foi perfeccionista e muito exigente tanto com os seus trabalhos, como consigo mesma.

Até hoje não me canso de rever os seus filmes, que venho procurando colecionar a sua filmografia, além, dos seus shows gravados ao vivo. Ao lado da nossa ELIS REGINA, que considerava a maior cantora brasileira, Barbra é sem dúvida alguma a maior cantora internacional.


Confira video de Barbra Streisand: Evergreen (live)




Barbra Streisand iniciou sua carreira em 1965 com a peça da Broadway "I can get it for you wholesale". Seu primeiro disco, "The Barbra Streisand Album", foi lançado em 1963 e a premiou com dois Prêmios Grammy.

Barbra possui uma voz poderosa e imprime uma interpretação dramática às músicas que grava, especialmente nas baladas românticas. Ela fez duetos com artistas como Neil Diamond, Donna Summer, Frank Sinatra, Celine Dion, Bryan Adams, Burt Bacharach e Barry Gibb.

A estréia no cinema foi em 1968, com o musical "Funny Girl", e sua atuação no mesmo lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Foi indicada também pelo filme "Nosso Amor de Ontem", em 1973. Também ganhou o Oscar de melhor canção original pelo filme "Nasce uma Estrela" em 1976.

Confira video de Barbra Streisand: People (live)




Ela já vendeu 71 milhões de álbuns, tornando-se a segunda cantora que mais vendeu discos e cds nos EUA, ficando atrás apenas da cantora Madonna. Possui vários sucessos como People (1964), The Way We Were (1974), All In Love Is Fair (1974), Evergreen (1977, do filme Nasce Uma Estrela), Enough Is Enough [No More Tears] (1979, dueto com Donna Summer), Come In And Out Of Your Life (1982), entre outros. Além desses sucessos, um de seus álbuns mais marcantes, tanto na carreira de Streisand como no mundo da música, foi o disco produzido por Barry Gibb dos Bee Gees, em 1980, chamado Guilty, que estourou no mundo inteiro, trazendo os sucessos Guilty (dueto com Barry), What Kind Of Fool (dueto com Barry), Woman In Love e Promises. Em 2005, Barry a presentou novamente com um disco, desta vez intitulado Guilty Pleasures, em comemoração ao anterior, mas desta vez, sem muita repercussão.


Confira video de Barbra Streisand: Papa can you hear me ? (live)



Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prêmios em diversas áreas da arte - Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Ela foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme ("Yentl", de 1983).

Em 1964, casou-se com o ator Elliot Gouldy com quem teve seu único filho, Jason (homossexual assumido), mas o divórcio veio logo depois que conquistou o Oscar de melhor atriz. Depois de vários romances, a atriz e cantora se casou em 1998 com o ator e diretor James Brolin.

Confira video de Barbra Streisand: Memory



Atualmente não vem lançando novos álbuns, nem protagonizando filmes de muito sucesso, porém, continua indiscutivelmente como a maior cantora viva da atualidade, apesar de toda a concorrência.

É uma delicia assistir aos seus filmes antigos como: Nasce uma Estrela (que no ano do lançamento assisti cinco vezes no cinema), Nosso amor de ontem e Yentl, além, é claro, de ver os DVD´s dos seus fantásticos shows gravados ao vivo.

Infelizmente Barbra Streisand nunca veio ao Brasil fazer shows ou lançamentos dos seus filmes, então, fica uma lacuna imperdoável para os seus fãs brasileiros, que nunca puderam vê-la pessoalmente.


Confira video de Barbra Streisand: The way we were



FILMOGRAFIA:

• Funny Girl (1968)
• Hello, Dolly! (1969)
• On a Clear Day You Can See Forever (1970)
• The Owl and the Pussycat (1971)
• What's Up, Doc? (1972)
• Up the Sandbox (1972)
• The Way We Were (1973)
• For Pete's Sake (1974)
• Funny Lady (1975)
• A Star Is Born (1976) (também produtora executiva)
• The Main Event (1979)
• All Night Long (1981)
• Yentl (1983) (também produtora e roteirista)
• Nuts (1987) (também produtora)
• The Prince of Tides (1991) (também diretora e produtora)
• The Mirror Has Two Faces (1996) (também diretora e produtora)
• Meet the Fockers (2004)
• Little Fockers (2010)
• My Mother's Curse (2012)



Foto de Barbra atualmente

Fonte: Wikipédia

Se você gostou dessa postagem, veja também:

25/06/11 - Michael Jackson, dois anos da sua morte
13/06/11 - Elis Regina, saudades de você!
18/12/10 - Cyndi Lauper, o patinho feio do rock
08/12/10 - John Lennon, 30 anos da sua morte
15/08/10 - Madonna 5.2

5 comentários:

  1. Olá, Beto.´
    Ótima lembrança de homenagear nossa querida estrela!
    Excelente material sobre seu trabalho de atriz e cantora. Acompanhei também sua carreira e sinto saudade de vê-la novamente nas telonas. Os vídeos lembram as músicas que faziam sempre muito sucesso nas rádios, as quais eu tentava "cantar" junto.
    Você, sempre trazendo à luz, grandes personalidades!
    Parabéns!
    Odete.

    ResponderExcluir
  2. Barbra é uma grande diva!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou absolutamente fã e admiradora da pessoa da Barbra Streisand e de suas músicas desde a minha adolescência, quando a conheci através do filme "Nasce uma Estrela" ...Gostaria de conhecê-la pessoalmente e dizer com todas as letras: "És a melhor cantora do mundo"!!! Desejo neste próxima - 24 de Abril - muitas felicidades,saúde, parabéns pelos seus 70 anos e que Deus continue a abençoá-la mais e mais!!!

    Com muito carinho, Josie Ferreira (48 anos,casada e mãe de 02 filhos; Fernanda com 19 anos e Mateus, com 18 anos).

    ResponderExcluir
  4. Eternamente Barbara, fã, absoluta, Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Beto
    Barbra realmente é extraordinária, mas seu texto tem informações erradas, segundo a RIAA Barbra é a cantora que mais vendeu discos nos EUA, Madonna é a 2ª. Barbra começou sua carreira em 1960, em 1965 ela já estava fazendo Funny Girl.

    ResponderExcluir