SÃO PAULO, além de capital do estado de SP, é centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul, é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcAzNLA6_TPXO6v7W4VlllMEXrwTV3unswH2RiTehTipKJwOcv9VOkrkc8HVUuefBnPVHNqRkl0SMRK3MaafQ09QYzNZrb62_NUBLNqY-nVGn1bWFH2QW3Ob1vpSc4z39fbBN2uBmhug/s280/Sao_Paulo1.jpg)
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, económico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.
A cidade possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0AyMlz8307VVgwEfdRqHjJCKJH6JrcEsCxX75OEXSExnEVklr6-I-FVoLrl14mNt_yDSQ9MCIg2g7CkR-FrdvkHkegvksusXb-JtXIoD1Fk0IewYZEdGqfSLJyKxxcTwsq41_Nq7_uA/s280/Praca+Roosevelt%2521.jpg)
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo"
Confira vídeo MAPAS - Homenagem da Rede Globo pelos 457 anos de São Paulo
CULTURA
São Paulo é considerada pólo cultural no Brasil, tendo-se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Apesar de tradicionalmente rivalizar com o Rio de Janeiro o status de sede das principais instituições culturais do país, é em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura, tendo hoje se consolidado como uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina.
A cultura da cidade de São Paulo foi largamente influenciada pelos diversos grupos de imigrantes que aqui se estabeleceram, principalmente italianos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrMfffo5iQ9zPpXkOUWJ5Wg5npRYP8DBlaogruOmCwb-NZBSWrvgPIenAqR18TeHBYenyBfxP5R7yUeUm12UppZmtBfXLEqUBJ1rEwRW2v3uerORCExvbgOs5ahfIqLS5njPTw52y_qQ/s280/sao-paulo-cidade-rica-436.jpg)
São Paulo possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares e grandes eventos culturais como a Bienal de São Paulo e a Virada Cultural.
Instituições de ensino, museus e galerias de arte não raro empregam superlativos em suas descrições (sedia, por exemplo, a maior universidade pública do país - a Universidade de São Paulo - USP - a maior universidade privada - a Universidade Paulista - UNIP- e a maior casa de espetáculos do país, o Credicard Hall).
Confira vídeo POEMAS – Homenagem da Rede Globo pelos 457 anos de São Paulo
POPULAÇÃO
Segundo o censo de 2000 do IBGE, a população de São Paulo está composta por: brancos (68,0%), pardos (25,0%), pretos (5,1%), amarelos (2,0%) e indígenas (0,2%).
São Paulo é a cidade mais multicultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo. Desde 1870, aproximadamente 2,3 milhões de imigrantes chegaram ao estado, vindos de todas as partes do mundo. Atualmente, é a cidade com as maiores populações de origens étnicas italiana, portuguesa, japonesa, espanhola e libanesa fora de seus países respectivos, e com o maior contigente de nordestinos fora do Nordeste.
A comunidade italiana é uma das mais fortes, marcando presença em toda a cidade. Dos dez milhões de habitantes de São Paulo, 60% (seis milhões de pessoas) possuem alguma ascendência italiana. São Paulo tem mais descendentes de italianos que qualquer outra cidade italiana (a maior cidade da Itália é Roma, com 2,5 milhões de habitantes). Ainda hoje, os italianos agrupam-se em bairros como o Bixiga, Brás e Mooca para promover comemorações e festas. No início do século XX, o italiano e seus dialetos eram tão falados quanto o português na cidade, o que gerou na formação do dialeto paulistano da atualidade. São Paulo é a segunda maior cidade consumidora de pizza do mundo. São seis mil pizzarias produzindo cerca de um milhão de pizzas por dia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOMA1ZVVQsuJRcQOnaBrwv7Zs08gOGQEXoHCKWjhsld1RL6LoNPdqW-CJPv9XRwydjg0WZL1hjGk-RP1MYKIdowav97TTyohfwXkmNq_aoy1ypWA9f4cCU6IkPE2SfViWtt-oXoddQcQ/s280/sao+paulo2.jpg)
A comunidade portuguesa também é bastante numerosa, e estima-se que três milhões de paulistanos possuem alguma origem em Portugal. A colônia judaica representa mais de 60 mil pessoas em São Paulo e concentra-se principalmente em Higienópolis (presença maior) e no Bom Retiro (presença menor, atualmente). A partir do século XIX, e especialmente durante a primeira metade do século XX, São Paulo recebeu também imigrantes alemães (no atual bairro de Santo Amaro), espanhóis e lituanos (no bairro Vila Zelina). Podemos destacar também a importante comunidade armênia, com suas diversas instituições instaladas nas proximidades dos bairros Bom Retiro, próximo a Estação Armênia do Metrô, Imirim e Brás. Os armênios fizeram do comércio e da fabricação de calçados, suas principais atividades.
Confira vídeo CLIP – Homenagem da Rede Globo pelos 456 anos de São Paulo (ano passado)
POLUIÇÃO AMBIENTAL
A poluição do ar na cidade é intensa, devido principalmente à enorme quantidade de automóveis que circulam diariamente na cidade.
Além da poluição atmosférica a cidade sofre também com a poluição hídrica, concentrada em seus dois principais rios, o rio Tietê e o rio Pinheiros, que estão altamente poluídos. Atualmente o rio Tietê passa por um programa de despoluição que dura alguns anos. Como já ressaltado nos itens anteriores, o processo de expansão urbana nas últimas décadas aliou especulação imobiliária, esvaziamento das áreas centrais e precariedade nos novos loteamentos; desta forma, devido à dificuldade de aceder à terra urbana qualificada em áreas centrais, milhares de famílias viram-se obrigadas a ocuparem regiões ambientalmente frágeis - como as de mananciais. Com isto, também ocorre uma sobrevalorização do transporte individual sobre o transporte coletivo - levando à atual taxa de mais de um veículo para cada dois habitantes e agravando o problema da poluição ambiental.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA58rF7XPbfF1sbhuKeRvXTkIv5s-4NhSvQYsOJz-3-9_lHxgvFM_KfvEn9O9il_lVmwOuMQoFcLbXsKX-twtoZ79pDKt8WvoxV5TuRqlniLLShj19EcbcKt8W-4UMyJlDhalVroiFgA/s280/sao+paulo3.jpg)
O problema do abastecimento equilibrado de água para a cidade - e para a metrópole, de uma forma geral - também se configura como questão preocupante: São Paulo possui poucas fontes de água em seu próprio perímetro, tendo de buscá-la em bacias hidrográficas distantes. O problema da poluição da água também é agravado pela ocupação irregular das áreas de mananciais, ocasionada pela supracitada expansão urbana impulsionada pela dificuldade de acesso à terra e à moradia em áreas centrais por parte da população de baixa renda.
Fonte: Wikipédia
Se gostou dessa postagem, acesse também:
21/05/10 – A arborização em São Paulo
03/06/10 – Parada Gay, palanque ou carnaval ?
20/06/10 – São Paulo, a capital dos helicópteros
23/06/10 – Sampa, a melhor cidade do Brasil
Beto, parabéns por sua homenagem à cidade que tão bem lhe acolheu.Ela é realmente fascinante, apesar de todos os seus problemas, que, justamente, por acolher tão bem à todos, a superlotou com pessoas vindas de todos os cantos do mundo, em busca de oportunidades.Parabéns,aos moradores nativos e aos seus convidados. Odete
ResponderExcluir