![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_0vFwcnO5MxnzptGG5yKNW-h7bbTk-vh9uk7kvMVulMRW2Pcu5TfOCkw5hDbVRUsbUE4WhDxiOulnnIYVQ5AivBvmMIGWph3NyQTgD2SQq8UuSgtXJh6wOJHjct4kzOsZVZ1e1exkHw/s320/ferreira+Gullar.jpg)
O poeta brasileiro FERREIRA GULLAR, 79 anos, foi o vencedor da edição de 2010 do prêmio Camões, segundo anunciou nesta segunda-feira (31) a ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas.
O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio Vieira, que venceu o prêmio Camões em 2009.
Gullar tem uma obra extensa e já escreveu poesias, crônicas, ficção, memórias, biografias, ensaios e teatro, além de ter se dedicado também às traduções. Ele também é colunista do caderno Ilustrada, da Folha.
Na cerimônia de anúncio do vencedor do prêmio, a ministra portuguesa destacou a "atividade cívica e política" desenvolvida por Gullar contra a ditadura militar.
O prêmio Camões, instituído em 1989 pelos governos de Portugal e do Brasil, tem como objetivo principal destacar anualmente um escritor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural em português.
A premiação tem ainda como finalidade estreitar e desenvolver os laços culturais entre toda a comunidade lusófona.
O valor do prêmio é de 100 mil euros (cerca de R$ 222 mil). Ainda não foi marcada data para a entrega.
Fonte: Folha.com
Veja Ferreira Gullar lendo poema para Clarice Lispector
Prêmio mais do que merecido! Ferreira gullar é um dos grandes artistas brasileiros! Vamos deixar um pouco de lado a mediocridade de Paulo Coelho, e valorizar os escritores verdadeiramente talentosos. Isso vale para TODAS as outras artes.
ResponderExcluirMichel Scheir.