sexta-feira, 7 de maio de 2010

UM GRANDE EXEMPLO













No meu aniversário de 1994 recebi de uma prima um livro intitulado OPÇÕES, de Shad Helmstetter, que afirmava entre outras coisas que aprender o que escolher e como fazê-lo podem ser a coisa mais importante das nossas vidas, pois escolher viver segundo as próprias opções é a maior liberdade possível a uma pessoa, mas que no entanto, muitas vão levando a vida sem realmente fazer a si mesma algumas perguntas cruciais (e pior ainda, sem respondê-las). Só que a cada dia, semana, mês e ano temos de fazer milhares delas, que influem de modo decisivo em nossas chances de sermos bem sucedidos ou não.

Poderia ter sido mais um presente inócuo a ser guardado na minha estante de livros, no entanto, pelo exemplo de vida de quem me deu é um tesouro que guardo com carinho e procuro relê-lo de vez em quando tentando assimilar um pouco suas lições, já que a minha prima tendo seguido a risca as suas instruções, hoje é uma mulher feliz e realizada.

Ainda jovem poderia ter se acomodado numa vida provinciana e medíocre em Santos, vivendo na casa de seus pais, mas optou por conseguir um emprego em São Paulo e mudou-se. Logo prestou concurso na Assembléia Legislativa do Estado e conseguiu ser aprovada e admitida. Ralou muito essa moça: Financiou um apartamento na Rua Augusta e com seu orçamento seriamente comprometido além de trabalhar no estado, fazia free-lance como avaliadora para dois juízes, um deles em Diadema, obrigando que fizesse deslocamentos incríveis, tomando todo o seu tempo, não lhe sobrando muito para lazer ou descanso.

Mesmo assim, debruçou-se nos estudos, se licenciando em história e depois fazendo pós graduação em Neurolinguistica. Sem falar nos finais de semana que perdia estudando para fazer concursos necessários para a sua promoção na Assembléia.

Para piorar um pouquinho, sofreu uma cirurgia cardíaca e implantou uma válvula no coração, mas não se deixou abater, jamais levando uma vida limitada por isso.

Foram anos de muito sacrifício, e no final quando já estava conseguindo finalmente alguma estabilidade financeira, começou a fazer free-lance como agente de viagens, já que adorava viajar e ainda poderia aproveitar muitas promoções como tal.

Hoje, já aposentada, com idade aproximada de muitas beldades como Vera Fischer, Suzana Vieira, Natalia do Vale, Nívea Maria e Regina Duarte, que continuam lindas e atuantes, como ela própria, poderia ficar acomodada em casa repousando e fazendo crochê, como muitas da sua idade o fariam, no entanto, continua fazendo dezenas de cursos no intuito de continuar crescendo como mulher e ser humano, além de permanecer ativa atuando ainda como free-lance de viagens, contando com todos os contatos e amigos que amealhou no decorrer da sua vida.

Tem um apartamento encantador em São Paulo e outro lindo e confortável em Santos, possibilitando-lhe conviver com a família e os amigos que lá deixou, antes de viver em Sampa, pois não abandona ou esquece o seu passado.

No pouco tempo que teria ocioso aproveita para viajar e hoje já conhece grande parte dos lugares do mundo que um dia sonhou visitar.

Segunda feira, dia 10 de maio, completa anos e para comemorar estará em Paris, onde pretende brindar com uma taça de champanhe o seu aniversário.

Parabéns Tane querida, muitas felicidades e saúde. Obrigado por ser meu exemplo de vida e por toda a amizade que compartilhamos com tanta reciprocidade.

Confira dois vídeos sobre a amizade de um leão e os seres humanos que o adotaram, estabelecendo laços eternos de carinho e amor, mesmo distantes.....











Um comentário: